sexta-feira, 26 de junho de 2020


Nem tudo foi perfeito, mas todos deram o seu melhor!
Carta aberta às Famílias, 
à Escola, aos Alunos!
                                                   
Meus Caros!
Terminam hoje as atividades letivas do ano mais estranho e surpreendente das nossas vidas.
Sem que ninguém o pudesse imaginar, março trouxe-nos uma situação nunca vista e a declaração da pandemia remeteu-nos para o confinamento das nossas casas, num isolamento social que só conhecíamos no mundo da ficção literária e cinematográfica.
Foi – está a ser – um desafio duro, uma vivência marcante, que ficará guardada no livro íntimo das nossas memórias mais impressivas.
É justo uma aplauso a vós, Famílias, pelo notável trabalho levado a cabo. Foram vocês que, no recato dos lares, souberam ser o apoio omnipresente e incansável dos mais novos. Trabalhando com eles, explorando plataformas digitais com eles, aprendendo, sentindo, crescendo com eles.
Nestes tempos de pandemia, estou em crer que reforçaram laços, partilharam emoções dia e noite, fizeram escola na plenitude da riqueza etimológica do termo grego, isto é, descansaram, exploraram o poder criador do tempo livre e do ócio, estudaram e aprenderam, cresceram, descobriram novas dimensões da vida que também são importantes, porventura as mais importantes.
É justo também um aplauso às crianças, adolescentes e jovens estudantes. Para sempre, ficará esta memória marcante que vos acompanhará ao longo dos anos. Porque foi – está a ser – a lição das vossas vidas! Uma lição que, certamente, vos ensinou a perceber a centralidade dos afetos, a importância dos laços e das relações, a fragilidade da existência, a necessidade de colocar em primeiro lugar apenas aquilo que é primordial.
É justo também um aplauso à Escola – professores e assistentes operacionais. Reinventaram-se de um dia para o outro, descobriram novos caminhos, desbravaram veredas desconhecidas, tudo fizeram para esbater desigualdades, não deixando ninguém para trás. Numa palavra, encurtaram distâncias…
Por último, um aplauso às autarquias e à comunidade em geral. Porque se envolveram, deram as mãos, ajudaram a encontrar soluções.
No final desta etapa memorável das nossas vidas, presto aqui uma especial homenagem às Famílias, aos Alunos, aos Professores e à Escola, porque se trata do triângulo insubstituível que alimenta a qualidade do futuro que desejamos, sempre mais sustentável, sempre mais solidário, sempre mais humanista.
Neste tempo de pandemia, o triângulo empenhou-se na perfeição, manteve-se em sintonia, focou-se no essencial, aprendeu a lição…
Um Bem-hajam!
Rosa Maria Arezes, Professora de Português

Sem comentários:

Enviar um comentário