quarta-feira, 22 de abril de 2020


Biblioteca Escolar está em linha
A BE continua a estar ao serviço da comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, passando agora a desenvolver o seu trabalho à distância (E@D).
O blogue desta estrutura (www.bibliobarca.blogspot.com) é a ferramenta privilegiada de comunicação, através da qual serão propostas atividades e conteúdos e indicado o caminho de acesso ao atendimento (síncrono e assíncrono), através da turma “Biblioteca Escolar” existente no “Google Classroom”.
A produção e edição do programa semanal de rádio “Leituras e Companhia” (“Barca FM | 99.6”), promovendo o desenvolvimento das várias literacias e estimulando a vivência de diferentes áreas do conhecimento, mantém-se uma realidade ainda mais desafiante no contexto dos múltiplos constrangimentos que a atual situação nos coloca.
O envolvimento e compromisso da comunidade escolar contribuirá certamente para a superação das dificuldades, pelo que se renova o convite a docentes, alunos e encarregados de educação para que participem, seja a título pessoal, seja em representação de determinada turma.
Eis algumas das rubricas da grelha de programação a que pode dar voz: “opiniões de segunda”, “filosoficamente – vale a pena refletir”, efemérides, hora da poesia, notícias.
Nestes tempos novos de confinamento, é fundamental mantermos laços identitários e alimentarmos o sentido de pertença a esta Comunidade do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, compartilhando nos canais habituais de comunicação o pulsar do nosso quotidiano (ainda que construído à distância), os nossos trabalhos, os nossos projetos, o conhecimento formal e emocional.
No âmbito desta cultura de trabalho colaborativo, propomo-nos também enriquecer a secção “Materiais de Apoio”, existente desde há anos no portal do Agrupamento e no blogue da BE.
Trata-se de um projeto que está aberto ao contributo de todos os docentes, através da partilha de recursos / materiais de apoio à construção do conhecimento, e que procura favorecer a autonomia e a responsabilidade dos alunos e, em última instância, a melhoria da qualidade das suas aprendizagens.
A divulgação de livros digitais gratuitos, áudio livros (hora do conto), publicações periódicas em linha e outros textos adequados à faixa etária / interesse dos alunos, eventualmente com propostas lúdico-educativas, constitui outra aposta da BE.
A equipa da BE vai ainda continuar e, se possível, reforçar o apoio a alunos do 1.º Ciclo sinalizados com mais dificuldades, esclarecendo dúvidas e orientando-os nos domínios relevantes para o desenvolvimento do currículo, de modo síncrono e assíncrono.
Biblioteca Escolar

Sem comentários:

Enviar um comentário