quinta-feira, 5 de março de 2020


Escola Secundária de Ponte da Barca participa
no Parlamento dos Jovens


A Escola Secundária de Ponte da Barca continua a marcar presença no Parlamento dos Jovens e, mais uma vez, as equipas representantes dos ensinos básico e secundário participaram na fase distrital que teve lugar no Castelo de Santiago da Barra, em Viana do Castelo, no auditório da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, nos dias 2 e 3 de março.
A equipa participante no escalão do secundário foi constituída pelas alunas Vanessa Prado, Érica Coutinho Duque e Carolina Silva, da turma do 10.º C.
As três propostas da comitiva barquense, subordinadas ao tema "Violência Doméstica e no Namoro - como garantir o respeito e a igualdade?” foram as seguintes: aumentar a pena de prisão e implementar um programa de melhoria comportamental para os agressores; expandir os grupos de apoio às vítimas e criar em cada esquadra um gabinete de atendimento específico; sensibilizar a comunidade escolar e familiar com atividades didáticas e culturais.
Em relação ao 3.º ciclo do ensino básico, a representação da Escola Secundária de Ponte da Barca esteve a cargo dos alunos do 9.° E, Afonso Dias, Letícia Rodrigues, Simão Calheiros e, como suplente, Daniela Cerqueira. A reportagem foi garantida pela aluna Juliana Barreto. Destaque para a eleição da aluna Francisca Garcia para presidente da mesa, particularmente por ter conduzido os trabalhos de forma tão exemplar.
O tema debatido foi "Violência Doméstica e no Namoro – da sensibilização à ação”. A proposta de recomendação que apresentaram defende três medidas: aumentar as penas; proibir o porte de arma permanente para o agressor; simplificar para 3 dígitos o número de telefone de apoio à vítima.
Esta foi mais uma experiência muito gratificante, que contribuiu para o aprofundamento do espírito crítico e do exercício da cidadania.
A Organização

Sem comentários:

Enviar um comentário