segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares

Celebra-se hoje, 23 de outubro, o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares.


Nesta jornada, que assinala o importante papel que esta estrutura desempenha na vida das escolas, proporcionando a muitos alunos o primeiro contacto com o mundo dos livros, propomos um recurso didático, um Roteiro de exploração virtual das Bibliotecas Digitais.
Através deste breve roteiro, desejamos alimentar a curiosidade e a vontade de conhecer as várias Bibliotecas Digitais. E contribuir para enriquecer as aprendizagens e a educação…

1.    BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL
A Biblioteca Digital Mundial (https://www.wdl.org/pt/) disponibiliza, gratuitamente e em formato multilingue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo, refletindo o património cultural de todos os Estados-membros da UNESCO.

2.    BIBLIOTECA CAMÕES
A Biblioteca Digital Camões (http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/biblioteca-digital-camoes.html) afirma-se como um repositório da cultura em língua portuguesa, tendo como principal critério a publicação de obras integrais, para leitura gratuita, sem necessidade de registos ou subscrição.

3.    BIBLIOTECA NACIONAL DIGITAL
A Biblioteca Nacional Digital (http://purl.pt/index/geral/PT/index.html) é um serviço da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) e disponibiliza, em linha e de forma gratuita, cerca de 25 mil documentos, a que correspondem mais de um milhão e meio de imagens. Os conteúdos estão ainda disponíveis através de outros portais nacionais e internacionais:
·        portal Europeana (Biblioteca Digital Europeia);
·        serviço TEL (The European Library), que faculta acesso aos catálogos das bibliotecas nacionais e de várias bibliotecas universitárias europeias;
·        Registo Nacional de Objetos Digitais (RNOD).
·         
4.    BIBLIOTECA DE LIVROS DIGITAIS
A Biblioteca de Livros Digitais do Plano Nacional de Leitura (http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/bibliotecadigital/) é um espaço dinamizador de iniciativas relacionadas com a leitura e a escrita, que se assume como um conjunto de livros de autores consagrados e aprovados pelo Plano Nacional de Leitura e, em simultâneo, como um repositório de trabalhos realizados por pessoas interessadas em criar outros textos motivados pelo livro que acabaram de ler.
Biblioteca Escolar

Sem comentários:

Enviar um comentário