terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Ler é Saber +

Alunos dos 7.º e 8.º anos aceitaram o desafio de escrever e de partilhar as suas experiências de leitura.
Sob a orientação da Professora de Português, Rosa Maria Arezes, os discentes falam de livros que marcaram positivamente o seu gosto pela leitura e concluem, quase sempre, com um conselho muito direto.
Parabéns pelos contributos!
E a confirmação de uma certeza: “Ler é Saber +”…

“As Gémeas”, de Enid Blyton
Escolher um livro sobre o qual escrever é uma tarefa muito complicada porque todos os livros me fascinam e me ensinam coisas novas.
Resolvi escrever acerca do livro que me abriu a porta da leitura, o livro que fez com que eu nunca mais quisesse parar de ler. O seu título é “As Gémeas”. Lembro-me perfeitamente de o comprar com a minha mãe na feira do livro, tinha eu oito anos.
O livro fala de duas gémeas que estão num colégio interno e que são muito malandras, fazem ceias às escondidas das professoras, zangam-se umas com as outras por tudo e por nada.
A obra fala de muitas mais aventuras, todas elas inovadoras e diferentes. Gostei tanto que li a coleção toda.
Aconselho este livro às crianças que ainda não se deixaram despertar pelo mundo da leitura.
Maria João, 7.º E




“Fora de Serviço”, de António Mota
O livro “Fora de Serviço”, de António Mota, motivou-me a começar a ler mais. É uma obra muito interessante que fala de uma família em que a mãe é que faz tudo. Um dia, ela cansa-se de não ter ajuda de nenhum dos filhos nem do marido e sai de casa por umas semanas.
Recomendo-a a quem quiser ler um livro divertido, com uma boa moral e de leitura acessível.
Inês Amorim Rêgo, 7.º E





“A Culpa é das Estrelas”, de John Green
Trata-se de um livro centrado em dois adolescentes, Hazel, uma rapariga que tem um problema de respiração, e um rapaz chamado Gus que, mais tarde, terá uma complicação num joelho e vai deixar de poder andar.
Hazel, sendo muito amiga de Gus, passa a cuidar dele e fica sua namorada.
O livro está traduzido em várias línguas e, em 2014, a história foi adaptada para o cinema.
João Lima, 7.º E





“Os Desastres de Sofia”, de Condessa de Ségur
“Os Desastres de Sofia” foi o livro cuja leitura mais me cativou. Achei-o tão divertido que me deu vontade de continuar a ler a coleção toda. Incentivou-me a ler outros livros mais ou menos deste género, como “Diário de uma Totó”, “Diário de Ana Joana”, etc..
O livro fala de uma menina com apenas cinco anos, que queria dar nas vistas e, por isso, só fazia desastres.
Joana Fernandes, 7.º E




“Romance da Raposa”, de Aquilino Ribeiro
Pelo que conheço da obra “Romance da Raposa”, considero-a bastante interessante, com a linguagem rica e diversificada e, ao mesmo tempo, conotativa que é tão característica do escritor Aquilino Ribeiro.
Envolvendo-se no contexto que criou para este conto, transporta a história, composta por vários capítulos, para um outro nível.
Este conto fala-nos da salta-pocinhas, uma raposa que com dezoito meses foi obrigada a deixar a casa dos pais.
É uma obra que eu aconselho a pessoas de qualquer faixa etária.
Rita Ribeiro, 7.º E


“A minha vida é um filme”, de Paula Pimenta
O meu livro favorito até hoje é “A Minha Vida é um Filme”, escrito por Paula Pimenta.
Antes de começar a ler este livro, não tinha interesse na leitura, mas a verdade é que já li a coleção toda. A forma como a autora interage com os leitores através de um livro faz querer continuar a ler mais e mais.
A obra fala de uma adolescente que decide sair do país para fazer intercâmbio, deixando o amor da sua vida na outra ponta do mundo. A personagem principal vai fazer novos amigos, conhecer outros rapazes, viver novas aventuras, aprender muito mais da vida, daquilo que pensa saber.
Sem dúvida, é um livro fantástico que aconselho a todos os leitores.
Juliana Couto Freitas, 8.º C


“O Diário de Anne Frank”, de Anne Frank
“O Diário de Anne Frank” foi o livro que mais me despertou curiosidade porque é a própria Anne Frank que nos conta como era difícil ser tratada de forma diferente só por ser judia.
Esta adolescente diz-nos como era doloroso ser perseguida, como era difícil viver num esconderijo, sem ter contacto com quase ninguém.
Acho um livro muito interessante, porque nos conta como foi o tempo em que os judeus foram perseguidos pelo regime nazi, liderado por Hitler, durante a 2.ª Guerra Mundial (1939-1945).
Bruna Abreu Vilarinho, 8.º C

Sem comentários:

Enviar um comentário