quarta-feira, 2 de março de 2016

Beatriz Lamas Oliveira fala da paixão
pela escrita e pela Natureza


A paixão pela leitura e pela escrita e o amor à Natureza e à vida selvagem estiveram no centro de uma interessante conversa que Beatriz Lamas Oliveira manteve com os alunos do 5.º ano da Escola Básica Diogo Bernardes.
Ao longo de duas sessões, a autora de “O Mocho Sábio” e “O Clube das Efes” partilhou com os discentes o seu fascínio pelo universo dos livros e do desenho/ pintura, segredando-lhes que para se gostar de escrever é preciso apanhar o gosto pela leitura.
Dr. Carlos Louro, Diretor do Agrupamento,
oferecendo uma lembrança à convidada
A escritora foi presenteada com um quadro pintado pela Professora Carmem Coelho:
as doninhas Faia, Flor e Freixo inspiraram o trabalho.
“Quando era miúda, descobri este mundo fantástico e comecei a ler tudo o que encontrava, lia, lia, lia, muitas vezes às escondidas, apesar de os adultos me dizerem que fazia mal aos olhos e cansava a cabeça. Foi o início da paixão pela escrita, porque ler estimula a imaginação” – explicou Beatriz Lamas Oliveira.
Convidada pela Biblioteca Escolar no âmbito do ciclo “À conversa com…”, a escritora falou em pormenor da sua mais recente obra – “O Clube das Efes” – e da aldeia no Entre Douro e Minho onde tudo acontece e onde não há o mínimo ruído que incomode os animais.
Com o apoio das ilustrações do livro – de que também é autora –, Beatriz Lamas Oliveira recontou a história a uma plateia de alunos sempre muito atenta e desperta para a importância da proteção da Natureza, bem personificada na figura do protagonista, o Filipe, e no seu interesse pela vida selvagem e pelas doninhas Faia, Flor e Freixo.
Beatriz Lamas Oliveira é médica e, desde a adolescência, desenha, pinta e escreve, atividades que considera essenciais para se sentir útil, viva e em estreita relação com a Natureza. Em 1999, esteou-se com o romance “O Inseto Imperfeito” e, recentemente, lançou uma coleção sobre vida selvagem, direcionada para crianças e adolescentes. Depois de “O Mocho Sábio” e “O Clube das Efes”, está para breve o terceiro título, “A Raposa Sebastiana”.  
Prof. Luís Arezes

Sem comentários:

Enviar um comentário