Metodologias de Estudo
A Biblioteca Escolar acaba de desenvolver sessões
sobre metodologias de estudo
sobre metodologias de estudo
com cada uma das seis turmas
do 9.º ano de escolaridade (percurso regular).
do 9.º ano de escolaridade (percurso regular).
O trabalho, promovido em articulação com as
docentes de Português, teve como objetivo “educar para a autonomia e para o
espírito crítico, suscitando nos alunos a apropriação de metodologias e
técnicas de trabalho” (Projeto Educativo),
e apoiar os utilizadores no estudo autónomo, acompanhando-os na consolidação de
competências e de hábitos de trabalho, baseados na consulta, tratamento e
produção da informação.
Foi uma oportunidade para analisar/refletir
sobre uma série de situações a evitar e sobre opções a tomar quanto antes, no
sentido de tornar o trabalho mais rentável, potenciando a autonomia.
A importância de uma alimentação adequada, de
descanso e de momentos de lazer, e a necessidade de criar rotinas de estudo,
com um horário mais ou menos exigente, foram outros aspetos explorados, assim
como um conjunto de princípios/recomendações práticos para tornar o estudo mais
produtivo e como consultar um dicionário e uma enciclopédia, como explorar um
índice remissivo e como elaborar um trabalho.
No final, foi distribuída a cada participante
uma brochura intitulada “Metodologia de Estudo”, da autoria do Prof. Luís
Arezes, que apresenta seis etapas para um método de estudo e elenca 26 normas
para o trabalho individual.
As sessões revelaram-se muito produtivas,
despertando nos alunos grande interesse e um sentido de compromisso, tendo em vista
uma maior responsabilização quanto às tarefas escolares.
Divulga-se aqui o tutorial utilizado na
dinamização da atividade, um documento de apoio aos estudantes e respetivos
encarregados de educação que se vem juntar a outros já anteriormente disponibilizados
na página web do Agrupamento
(“Documentos”) e no blogue da Biblioteca Escolar (página “Materiais de Apoio”).
Biblioteca Escolar
Sem comentários:
Enviar um comentário