sexta-feira, 14 de junho de 2013

Poema-ladrão sobre a “SAUDADE”
No âmbito do projeto “Cantinho da Poesia”, coordenado pela professora Lúcia Ribeiro, da equipa da Biblioteca Escolar, alunos do 8.º C deram largas à sua criatividade, construindo um poema-ladrão, inspirado na temática da “saudade”.
A docente apresentou três poemas a que os alunos deveriam roubar dois versos, acrescentando-lhes versos da sua autoria (de preferência dois versos por cada verso roubado), de forma a conseguir um poema com o máximo possível de coerência e coesão.
Eis três dos trabalhos elaborados:
Trago a saudade,
Uma saudade sem fim,
A mim agarrada.

Perdida do mundo,
No andar apressado
Que corta toda a distância,
Neste mar feito distância,
Só penso no meu amado.

Revejo-me num passado
Recheado de paixão
Que o tempo roubou,
Que o tempo levou de mim…
Resta-me a solidão.
Inês Silva

Revejo-me num passado
Pleno de amor e paixão
E agarro-me ao presente,
Com a saudade no coração.

Neste mar feito distância,
A distância da saudade,
Lembro-me da minha infância,
Um tempo de liberdade.

Fugindo à tristeza
No andar apressado,
Não tenho a certeza
De fugir ao meu fado.
Jorge Valentim Azevedo

Trago a saudade
No lago dos olhos,
Sempre, sempre a transbordar,
Sempre, sempre, sem parar.

Enfrenta alterosas ondas,
Não há nada que a mate,
Saudade nunca vencida,
Um poço de ansiedade.

Olhos nos olhos do tempo,
Só vejo esta saudade
Que magoa de verdade.

Que se afaste devagar
É apenas o que peço,
Para nunca mais lembrar
Os dias de infelicidade.
                                                               Adriana Ventura 

Sem comentários:

Enviar um comentário