para um uso seguro da internet
Os alunos dos 4.º, 5.º e 6.º anos de escolaridade participaram num ciclo de sessões de sensibilização para uma utilização mais segura e crítica da internet por parte dos cidadãos.
As sessões, desenvolvidas pelos professores do Grupo de Informática, em articulação com a Biblioteca Escolar, aconteceram no âmbito do Dia Europeu da Internet Segura que, este ano, se celebrou no dia 7 de fevereiro, sob o lema “Aproximar Gerações”.
Abertos à participação dos pais e/ou encarregados de educação, os encontros chamaram a atenção dos alunos para os perigos associados a um mau uso da internet.
Do debate estabelecido, resultaram as seguintes recomendações:
· Nunca fazer amizades com pessoas conhecidas pela Internet;
· Nunca enviar fotografias pessoais a desconhecidos;
· Nunca divulgar informação pessoal;
· Nunca descarregar no computador imagens enviadas por desconhecidos;
· Nunca responder a mensagens agressivas ou obscenas;
· Nunca confiar no que um estranho diz quando comunica através da Internet.
Mais duas mensagens muito importantes: ninguém dá nada a ninguém, pelo que é fundamental ser muito cuidadoso na abordagem da publicidade enganosa, e é preciso pensar muito bem antes de publicar alguma coisa, porque, a partir desse momento, fica acessível a toda a gente, para sempre!
Numa segunda fase do encontro, os alunos participaram num jogo interativo de resposta múltipla, em que tiveram oportunidade de testar os seus conhecimentos sobre os princípios básicos de uso seguro da internet.
Ainda a propósito do Dia Europeu da Internet Segura, o Grupo de Informática dinamizou um concurso de criação de uma imagem relacionada com o tema “Aproximar Gerações”, seguindo o slogan "descobrir o mundo digital em conjunto… com segurança!”, e apresentou, nas salas da Biblioteca Escolar dos polos 1 e 2, um conjunto de trabalhos realizados pelos alunos.
Também o Grupo Disciplinar de Língua Portuguesa/Português se associou a esta efeméride, operacionalizando mais uma edição do concurso de expressão escrita “Geração Móvel: Desafios”.
Pode conhecer aqui três trabalhos de reconhecida qualidade...
Luís Arezes, professor bibliotecário
Sem comentários:
Enviar um comentário