Alunos do 9.º ano debatem Métodos de Estudo
Em
articulação com a Direção de Turma e os docentes de OFC, CD e PORT, o professor
bibliotecário desenvolveu com cada uma das cinco turmas do 9.º ano de
escolaridade uma sessão sobre metodologias de estudo.
O trabalho
teve como objetivo educar para a autonomia e para o espírito crítico,
suscitando nos alunos a apropriação de metodologias e técnicas de trabalho, e
apoiar os utilizadores na apropriação de métodos de trabalho e de estudo
autónomo, acompanhando-os na consolidação de competências e de hábitos de
trabalho, baseados na consulta, tratamento e produção da informação.
Foi
uma oportunidade para analisar/ refletir sobre uma série de situações a evitar
e sobre opções a tomar quanto antes, no sentido de tornar o trabalho mais
rentável, favorecendo a autonomia dos alunos.
A
importância de uma alimentação adequada, de descanso e de momentos de lazer, e
a necessidade de criar rotinas de estudo diário, com um horário fixo, foram
outros aspetos explorados, assim como um conjunto de recomendações práticas
para tornar o estudo mais produtivo.
No
final, foi distribuída a cada participante uma brochura intitulada “Metodologia
de Estudo”, da autoria do Prof. Luís Arezes, que apresenta seis etapas para um
método de estudo e elenca 26 normas para o trabalho individual.
Na
página web do Agrupamento (“Alunos”, “Materiais de Apoio”) e no blogue da
Biblioteca Escolar (página “Materiais de Apoio”) continua disponível o tutorial
utilizado na dinamização da atividade, um documento de apoio aos estudantes e
respetivos encarregados de educação, que se vem juntar a outros já
anteriormente disponibilizados.
O
trabalho revelou-se muito produtivo, despertando nos alunos grande interesse e
um sentido de compromisso, tendo em vista a alteração de comportamentos e de
atitudes e uma maior responsabilização quanto às tarefas escolares.
Biblioteca
Escolar
Sem comentários:
Enviar um comentário