segunda-feira, 10 de maio de 2021

OPINIÕES DE SEGUNDA

 Violência no desporto

A paixão clubística leva a que, frequentemente, os exageros se manifestem sem qualquer controlo. E, então, surge a violência!

Trata-se de uma situação lamentável, pelo que – segundo Ivo Antunes – “o bom senso, o respeito e o civismo devem ser valores a preservar em qualquer evento desportivo, para que situações menos dignas não aconteçam”.

Para ler e (re)pensar!

"O bom senso, o respeito e o civismo devem ser valores a preservar...".

Neste texto, vou expressar a minha perspetiva em relação à violência, hoje em dia, no desporto.

Antes de mais, a violência é um instinto natural do ser humano que causa intencionalmente danos morais ou físicos noutro indivíduo. Atualmente, nem sempre o desporto é visto como um modo de entretenimento e promoção de uma vida saudável, sendo muitas vezes encarado como um modo excessivo de competição, em que o importante apenas é ganhar.

Na minha opinião, o bom senso, o respeito e o civismo devem ser valores a preservar em qualquer evento desportivo, para que situações menos dignas não aconteçam. Para as evitar, é, aliás, importante que as pessoas tomem consciência de que devem controlar as suas emoções, principalmente as de raiva/ ódio.

A verdade é que a violência no desporto acontece várias vezes. E, apesar de os principais causadores serem os adeptos em geral por causa da rivalidade que têm pelas outras equipas, estes ambientes de conflito são muitas vezes desencadeados pelos mais altos responsáveis, que têm comportamentos e usam um discurso “incendiário”. Por exemplo, no dia 15 de maio de 2018, o clube leonino viveu um dos dias mais negros da sua história, quando membros da claque, cerca de 40 pessoas, entraram na Academia, todos encapuzados, e agrediram elementos da equipa.

À guisa de conclusão, a violência desportiva é um crime que sempre existiu e que não é agora com a sociedade que temos que vai acalmar. No entanto, se todos os agentes praticassem o simples “fair play”, melhoraria imenso o estatuto e o prestígio do desporto e erradicar-se-ia, em boa medida, a violência, promovendo-se um ambiente de paz e de divertimento. E o desporto transformar-se-ia no que deve ser de verdade – uma Festa!

Ivo Antunes, 12.º ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário