segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

 “Opiniões de Segunda” – Valorizar todos os momentos

O processo do crescimento e da maturidade coloca inúmeros desafios aos adolescentes e aos jovens.

Trata-se de uma aprendizagem permanente, em que, nas palavras da Matilde Baptista Machado, importa “aprender com os erros, fazer aquilo de que gostamos, enfrentar os nossos medos, expandir as nossas barreiras e sentirmo-nos livres de agarrar a nossa personalidade.”

"... Sentirmo-nos livres de agarrar a nossa personalidade." 

Crescer… – Pois é. Já pararam para pensar em como nós, adolescentes, nos tornámos pessoas completamente diferentes do que éramos há dois ou três anos? O quão crescemos física e psicologicamente, a forma como vemos as pessoas e coisas ou como olhamos para uma foto/ vídeo nosso antigo e pensamos “Onde é que eu tinha a cabeça para me vestir e agir assim?”.

Tudo isto faz parte do crescer e sabemos que não é fácil porque temos muitas preocupações, como a obtenção de bons resultados escolares ou a fácil integração nos grupos de amigos. Para além disso, somo nós quem tem de escolher aquele que é o caminho certo, mesmo com toda a pressão que nos é imposta pela sociedade e, muitas vezes, pelos nossos familiares.

No nosso dia a dia, as coisas que dizemos ou fazemos vão certamente influenciar o nosso futuro “EU”. Mas nem tudo isto deve ser tomado como uma desvantagem, pois, enquanto crescemos, conquistamos mais liberdade dos nossos pais, que nos permitem saídas mais frequentes com amigos, experimentar e descobrir e partilhar coisas novas. Isto também mostra que estamos mais maturos e mais próximos do mundo adulto e, por isso, temos que viver estes tempos da melhor forma possível, valorizando todos os momentos.

Crescer não se resume a stressar sobre um teste de Matemática, preocuparmo-nos com a nossa imagem, ter medo de não ser aceite pelos outros, mas, sim, em aprender com os erros, fazer aquilo de que gostamos, enfrentar os nossos medos, expandir as nossas barreiras e sentirmo-nos livres de agarrar a nossa personalidade.

Matilde Baptista Machado, 10.º ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário