quinta-feira, 12 de setembro de 2019


Ponte da Barca tem 53 novos estudantes
no Ensino Superior Público

Cinquenta e três estudantes que, no ano letivo 2018/2019, concluíram o 12.º ano na Escola Secundária de Ponte da Barca acabam de ver concretizado um sonho, com o ingresso no Ensino Superior Público.
De acordo com os resultados do concurso nacional de acesso de 2019, os estudantes conseguiram colocação em 33 cursos diferentes, 75% dos quais na primeira ou segunda opção.
Economia, Gestão e Engenharia Mecânica foram os cursos com mais colocações – quatro em cada –, seguindo-se Arquitetura, Engenharia e Gestão Industrial e Enfermagem, com três ingressos.
Por sua vez, para os cursos de Educação Básica, Solicitadoria, Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas, Engenharia Informática e Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação entraram dois estudantes.
Os restantes 22 caloiros vão frequentar outros tantos cursos, a saber: Línguas Aplicadas, Educação, Serviço Social, Educação Social Gerontológica, Contabilidade e Finanças, Fiscalidade, Ciências da Comunicação, Novas Tecnologias da Comunicação, Medicina, Medicina Dentária, Ciências Farmacêuticas, Reabilitação Psicomotora, Psicologia, Gestão de Recursos Humanos, Design de Produto, Design de Produto e Tecnologia, Design Multimédia, Artes Visuais e Tecnologias Artísticas, Engenharia Física, Engenharia Biológica, Engenharia Biomédica e Ciências do Desporto.

Proximidade geográfica
Em termos geográficos, o critério da proximidade acabou, mais uma vez, por ditar leis, com a Universidade do Minho a receber praticamente 30% dos novos caloiros, isto é, 15 dos 53 candidatos.
Na segunda posição, aparece o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, com nove ingressos, seguindo-se a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro com oito e Universidade de Coimbra com quatro.
As Universidades de Aveiro e da Beira Interior e o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave registaram três colocações, enquanto a Universidade Nova de Lisboa e o Instituto Politécnico de Leiria apresentam dois ingressos 
Os restantes quatro estudantes foram colocados na Universidade do Porto, no Instituto Politécnico do Porto, no Instituto Politécnico da Guarda e na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.
Parabéns a todos os 53 estudantes e respetivas famílias pela conclusão do percurso da escolaridade obrigatória e pelo ingresso no Ensino Superior.
Para esta nova etapa das suas vidas, desejamos as maiores felicidades e os melhores sucessos académicos e pessoais. E que se mantenham sempre em sintonia com a terra onde têm raízes e com a Escola onde aprenderam a fazer-se ao largo, alimentando sonhos e projetando carreiras…
Prof. Luís Arezes  

Sem comentários:

Enviar um comentário