quinta-feira, 30 de maio de 2019


Alunos viajam em Contramão
Alunos dos 9.º e 12.º anos da Escola Secundária viajaram, hoje, "Em Contramão", até à Índia de Vasco da Gama, à Índia cantada por Camões em “Os Lusíadas”, até à Índia dos nossos dias...
Conduzidos por Leonor Soares Matos, os alunos viveram intensamente o relato entusiasmante da jovem convidada que, durante quatro meses, teve uma experiência inesquecível pelo sudoeste asiático.
Num registo muito informal, partilhou com os alunos os milhares de quilómetros percorridos por terras do Oriente, o encontro de culturas, as gentes e os espaços que fazem parte da História dos Descobrimentos e da presença portuguesa nesta Índia longínqua.
Subordinada ao título “Viagem à Índia: passado e presente”, a conversa teve como referência a epopeia “Os Lusíadas”, de Luís de Camões, obra que é estudada no 9.º ano de escolaridade, e serviu também para desfazer algumas ideias erradas que ainda subsistem, em relação à Índia da atualidade, um país emergente com um potencial enorme.
Foi também um momento magnífico de cidadania global, em que se sentiu, na primeira pessoa, a importância de viajar e de alargar horizontes, numa época em que o mundo se tornou uma “aldeia global”.
O diálogo estabelecido entre os alunos e Leonor Soares Matos viajou ainda, por exemplo, até questões relacionadas com o mercado de trabalho, o trabalho infantil, o turismo, a situação política na Índia e em Myanmar ou Birmânia.
Professora Rosa Maria Arezes

Sem comentários:

Enviar um comentário