sexta-feira, 5 de abril de 2019


Semana da Leitura 
mobiliza Agrupamento
Encenações de histórias, leitura expressiva de prosa e de poesia e interpretação de poemas musicados deram vida à Semana da Leitura que o Agrupamento de Escolas dinamizou nos últimos dias do segundo período letivo.
Na segunda-feira, pelas 10:20 horas, as turmas dos 7.º e 8.º anos leram um excerto de “A Terra de Ana”, de Jostein Gaarder, enquanto as turmas dos restantes anos da Escola Secundária leram um excerto de “Long Walk to Freedom”, de Nelson Mandela.
Na terça-feira, também às 10:20 horas, alunas do 3.º ciclo animaram o bloco B com poemas cantados / musicados. Houve ainda um momento de dança protagonizado por um grupo de alunas do Ensino Secundário.
Na quarta, às 10:20 horas, no bloco C, e às 12:00 horas, no bloco B, a leitura foi celebrada através da declamação de textos poéticos de autores portugueses por dois grupos de alunos – um do 9.º ano e outro do 12.º ano. Estes momentos contaram, ainda, com a animação do grupo de bombos do Agrupamento de Escolas.

A magia da leitura para os mais novos
Ao longo desta semana, também os mais novos sentiram, de uma forma especialmente intensa, a força e a magia da leitura, com a dinamização de várias atividades, na Biblioteca Escolar.
Na Escola Básica Diogo Bernardes, a turma A da Educação Pré-escolar (Educadora Arminda Dias), constituída pelos alunos mais velhos, encenou a história em verso "Carochinha e o João Ratão", da escritora Luísa Ducla Soares, para as restantes turmas da Educação Pré-escolar (EPE) e ainda para as turmas do 3º ano.
Por sua vez, a turma B (Educadora Alberta Centeno) apresentou às turmas da EPE e do 2º ano um teatro de fantoches intitulado "O Casamento da Quadradinha".
Alguns alunos do 4º C, depois de terem trabalhado com o professor Renato Ferreira a história "O Feitiço da Birra", fizeram a sua apresentação em PowerPoint a todos os alunos da EPE. 
A educadora Fabíola Marinho, da equipa da Biblioteca Escolar, deslocou-se ainda à Escola Básica de Crasto, para apresentar aos alunos da EPE e à turma do 1º ano a história "O Gato Comilão", uma adaptação de Patacrua a partir de um conto popular dinamarquês.
Com estas atividades, promovidas em articulação entre o Departamento da EPE, o Grupo de Português e a Biblioteca Escolar, procurou-se promover o livro e a leitura e proporcionar momentos de fruição artística da palavra lida e cantada.
A Organização

Sem comentários:

Enviar um comentário