terça-feira, 2 de outubro de 2018


Raquel Ramos na apresentação do Diário de Ana Joana:
A leitura é um prazer que é preciso treinar


A iniciação à leitura exige esforço, tal como o exige aprender a andar de bicicleta ou a nadar, mas, uma vez apanhado o gosto, trata-se de uma experiência que nos proporciona uma enorme satisfação e um enriquecimento sem limites.
A mensagem foi deixada por Raquel Ramos a um grupo de alunos do 3.º ciclo da Escola Secundária de Ponte da Barca que participaram na sessão de lançamento da sua mais recente obra, “Diário de Ana Joana – 13 anos e 30 moinhos de vento”.

Num ambiente informal, mas de grande envolvimento dos participantes, a sessão ficou assinalada pelo contributo assertivo e mobilizador de um grupo de alunos do 9.º ano.
A Maria Miguel de Gusmão começou por apresentar a autora, seguindo-se um momento muito interessante em que a Maria João Cerqueira, a Luana Silva, a Rita Ribeiro e a Silvana Silva partilharam com o público a sua experiência da leitura do livro.
Dos diferentes testemunhos resultou a certeza de que uma obra pode proporcionar diferentes viagens interiores e múltiplas reflexões, consoante a sensibilidade de cada leitor, mas todas foram unânimes em sublinhar a forte personalidade e o carácter determinado de Ana Joana, a protagonista do diário.
Esta ideia foi aprofundada no período de perguntas e respostas. Confrontada com um conjunto de questões colocadas pelos alunos, Raquel Ramos explorou o lema de vida de Ana Joana – “Eu consigo!” – para sublinhar quanto é importante acreditarmos nas nossas capacidades e perseguirmos os nossos sonhos.
A autora falou ainda dos livros que marcaram a sua vida e da importância da leitura, porque um bom leitor é sempre alguém que está em vantagem, na medida em que vê mais longe.
Para além de alunos, professores, encarregados de educação e outros membros da comunidade educativa, a sessão contou ainda com a presença de um representante da editora Coolbooks (marca da Porto Editora), da Vereadora da Educação e Cultura e do Diretor do Agrupamento.
Nas suas intervenções, todos felicitaram a iniciativa e sublinharam também a importância da leitura, enquanto ferramenta que nos ajuda a crescer como pessoas e como cidadãos.
A encerrar, Raquel Ramos presenteou os seus leitores com uma sessão de autógrafos.
Biblioteca Escolar

Sem comentários:

Enviar um comentário