domingo, 8 de abril de 2018


Centenário da Batalha de La Lys (9 de abril)
EM MEMÓRIA DOS BARQUENSES
NAS TRINCHEIRAS DA 1.ª GRANDE GUERRA

A Comunidade Educativa está convidada a associar-se à homenagem que o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca presta à memória dos Barquenses que estiveram mobilizados na 1.ª Guerra Mundial, integrando o Corpo Expedicionário Português (CEP) que combateu nas trincheiras da Flandres.
A homenagem acontece, amanhã, 9 de abril, dia em que se assinala a passagem do centenário da Batalha de La Lys, uma das jornadas mais negras da nossa história, em que várias centenas de combatentes lusos perderam a vida – entre eles, três soldados do concelho de Ponte da Barca – e mais de sete mil foram feitos prisioneiros pelas tropas alemãs.
Logo no arranque das atividades do 3.º período, em cada turma vai ser lida, às 8.30 horas, uma mensagem alusiva à efeméride, seguida do visionamento de um vídeo.
 Pelas 10 horas, acontece o toque de alvorada, por alunos do Agrupamento com a colaboração da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca, e o hastear da bandeira nacional na entrada da Escola Secundária, com a apresentação do “Memorial aos Soldados Tombados” na frente europeia.
Segue-se, no átrio do Bloco C, a interpretação da “Canção da Brigada do Minho”, pelos alunos do 2.º ciclo do ensino básico, e a abertura da exposição “Em Memória dos Barquenses nas Trincheiras da 1.ª Grande Guerra” e sessão pública de apresentação.
A Comunidade Educativa está convidada a associar-se a este momento de homenagem e de afirmação da nossa história e identidade locais.
A Organização

Sem comentários:

Enviar um comentário