quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Apresentação de SENSUALidade 2

“SENSUALidade 2” é o título da mais recente obra de poesia da professora Lúcia Ribeiro, que mereceu uma sessão de lançamento, no auditório da Escola Secundária de Ponte da Barca.
A apresentação esteve a cargo de António Rocha, ex-Professor e Coordenador do Departamento de Línguas do Agrupamento de Escolas, que também assina o prefácio.
Carlos Louro, Diretor do Agrupamento, abriu a sessão, após o que António Rocha tomou a palavra, começando por recordar o percurso literário da autora, para depois se centrar nas marcas poéticas do seu trabalho, nomeadamente, do título que acaba de vir a público.
Trata-se de uma poesia substantiva, centrada no essencial e marcada pela sensualidade e pela sensorialidade, que, de alguma maneira, é expressão das emoções, energias e pulsões mais íntimas do ser humano.
Recuperando a teoria cosmogénica dos quatro elementos primordiais postulados por Empédocles, os poemas de “SENSUALidade 2” desenvolvem a riqueza simbólica e imagética da “Água”, “Terra”, “Ar” e “Fogo”, ao mesmo tempo que exploram linhas temáticas como o egotismo e intimismo, a alteridade e relação Eu / Tu, e ainda a fugacidade / erosão do tempo.
Nesta expressão poética do erotismo, mediante a exaltação dos sentidos em geral, não estamos em presença de um desejo narcísico e solitário, mas – sublinhou António Rocha – somos conduzidos ao amor que acena e ao “apelo da alteridade, do encontro com o outro, da completude no outro”.

A terminar, Lúcia Ribeiro agradeceu a presença de todos os colegas e amigos e, depois de explicitar as circunstâncias que rodearam a produção do livro, terminou com a leitura de um poema que dedicou ao marido, assinalando, assim, da melhor forma, a passagem de mais um aniversário do seu casamento.
Biblioteca Escolar

Sem comentários:

Enviar um comentário