quarta-feira, 15 de março de 2017

O fascínio da leitura 
ao serviço do amor à Natureza


Os alunos do 5.º ano da Escola Básica Diogo Bernardes participaram num encontro com Beatriz Lamas Oliveira, autora de uma colecção sobre vida selvagem que já inclui os títulos “O Mocho Sábio”, “O Clube das Efes” e “A raposa Sebastiana”.

Ao longo de duas sessões, a escritora partilhou com os discentes a sua paixão pela leitura e pela escrita e também o amor à terra, ao ambiente e aos animais.
Tendo como referência a sua mais recente publicação, Beatriz Lamas Oliveira falou do silêncio que caracteriza a sua aldeia e da harmonia que existe entre os moradores e a vida selvagem.

Com o apoio das ilustrações de “A raposa Sebastiana” – de que também é autora –, recontou a história a uma plateia de alunos sempre muito atenta e desperta para a importância da proteção da Natureza, bem personificada na figura da raposa e no seu desenvolvimento, ao longo das quatro estações do ano.
Tratou-se de um encontro muito enriquecedor sob o ponto de vista da educação ambiental e da promoção do livro e da leitura, em boa medida enriquecido pela decoração do espaço, da responsabilidade das professoras Cândida Gama e Carmem Coelho que, inspirando-se nas quatro estações ao longo das quais se desenvolve a narrativa, produziu outras tantas belas pinturas.
Convidada pela Biblioteca Escolar no âmbito do ciclo “À conversa com…”, Beatriz Lamas Oliveira é médica e, desde a adolescência, desenha, pinta e escreve, atividades que considera essenciais para se sentir útil, viva e em estreita relação com a Natureza.
Biblioteca Escolar

Sem comentários:

Enviar um comentário