quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Mais 52 estudantes 
no Ensino Superior público
52 jovens que, recentemente, concluíram o seu percurso na Escola Secundária de Ponte da Barca, acabam de ver concretizado um dos seus grandes objetivos: o ingresso no Ensino Superior público.
A estes 52 novos caloiros, importa acrescentar ainda dois estudantes que optaram por instituições universitárias estrangeiras, nomeadamente uma aluna que já está a frequentar Engenharia Aeronáutica na Clarkson University, em Potsdam, Nova Iorque (Estados Unidos), e um outro que está a ultimar o ingresso numa universidade na Inglaterra.
Festa de Finalistas do 12.º ano 2015/2016
De acordo com os resultados da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso, a maior parte destes estudantes tem ainda um motivo acrescido para festejar, na medida em foram colocados na primeira escolha, iniciando, assim, uma nova etapa da sua formação na área que corresponde aos seus centros de interesse prioritários.
Por falar em centros de interesse, o Curso de Gestão é o que lidera a lista de colocações, com cinco ingressos, seguindo-se Engenharia Informática, que regista quatro caloiros, e Contabilidade, Psicologia, Ciências do Desporto e Ciências da Comunicação, todos com três.
Com duas colocações surgem os cursos de Design de Moda, Marketing e Comunicação Empresarial, Marketing, Direito e Educação Básica.
Os restantes 21 novos estudantes universitários acederam a outros tantos cursos distintos, a saber: Turismo, Comunicação e Relações Públicas, Design Gráfico e Multimédia, Design do Produto, Gestão de Empresas, Contabilidade e Fiscalidade, Contabilidade e Administração, Filosofia, Sociologia, História, Geografia, Medicina, Enfermagem, Ciências do Ambiente, Ciências da Computação, Ciência de Computadores, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Mecânica, Tecnologia da Comunicação Audiovisual, Teatro e Artes Performativas, e Fotografia.

Parabéns e bom (per)curso!
No que diz respeito ao mapa das colocações, o critério da proximidade geográfica parece ter desempenhado um papel determinante. Com efeito, cerca de metade dos novos caloiros foi colocada nas vizinhas cidades de Braga (Universidade do Minho – 15 ingressos) e Viana do Castelo (Instituto Politécnico – 10).
Para o Porto vão estudar 12 jovens (sete para a Universidade do Porto e cinco para o Instituto Politécnico), enquanto cinco foram colocados na Covilhã (Universidade da Beira Interior), dois em Vila Real (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) e dois na Universidade de Lisboa.
Por fim, a Universidade de Coimbra e os Institutos Politécnicos de Bragança, Viseu, Guarda, Leiria e Tomar recebem um caloiro cada.
Parabéns aos estudantes, às respetivas famílias e à Escola Secundária e Agrupamento em geral! A todos os 54 jovens que agora estão a iniciar uma nova fase da sua caminhada, desejamos as maiores felicidades e sucesso pessoal e académico, sempre na certeza de que “o céu é o limite!”.
Quanto ao (per)curso para esta utopia que desafia cada um a voar “por mares nunca dantes navegados”, já o conhecem, porque no 12.º ano estudaram Ricardo Reis:
“Para ser grande, sê inteiro: nada
        Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
        No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
        Brilha, porque alta vive.”
Prof. Luís Arezes

Sem comentários:

Enviar um comentário