terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Feira do Livro mobiliza 
Comunidade Educativa

A exemplo de anos anteriores, decorreu, na última semana de novembro, mais uma edição da Feira do Livro do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
A mostra esteve aberta à comunidade no auditório da Escola Básica Diogo Bernardes, registando uma elevada adesão de alunos e também de muitos encarregados de educação.

Do programa da Feira constou uma visita organizada de todas as turmas das Escolas Básicas de Entre Ambos-os-Rios e de Crasto e ainda da Escola Secundária e da Escola Básica Diogo Bernardes (Educação Pré-escolar, 1.º e 2.º Ciclos), a quem foi proporcionada animação, com pintura facial e outras surpresas, da responsabilidade das turmas do 8.º F e do 10.º D (Ensino Vocacional).
A “Hora do Conto” foi outro interessante momento de que os mais novos puderam desfrutar, graças à colaboração da equipa da Biblioteca Escolar e também da Biblioteca Municipal que, este ano, marcou presença com a instalação de um quiosque multimédia e a leitura teatralizada de estórias infanto-juvenis.
Quem também colaborou intensamente foram as turmas do 7.º B e do 7.º D que, na disciplina de Educação Tecnológica, elaboraram sacos de papel e marcadores, assim como o Clube dos Amigos Solidários (CAS) que confecionou sacos e marcadores para oferecer a quem adquiriu livros. O sucesso da feira e desta iniciativa foi de tal ordem que os materiais produzidos esgotaram rapidamente, obrigando o Clube a trabalho extra para “reposição de stocks”.

Os sacos, em papel, foram reciclados e decorados por alunos, funcionários e professores e os marcadores foram produzidos propositadamente para o evento. Com esta iniciativa, o CAS deu um forte contributo para fortalecer os seus laços com o ambiente, promovendo a reciclagem e a reutilização de materiais.
De uma forma transversal e multidisciplinar, a Feira mobilizou a comunidade educativa, envolvendo todos os alunos do Agrupamento, da Educação Pré-escolar ao 12.º ano, numa intervenção em que o livro e a leitura enquanto ferramentas básicas do Conhecimento foram reis e senhores.
A avaliar pelo número de vendas e também pelo entusiasmo com que os visitantes aderiram às atividades, o balanço é francamente positivo.
O Departamento de Línguas e a Biblioteca Escolar, estruturas organizadoras da ação, agradecem a todos quantos contribuíram para o sucesso de mais uma edição da Feira do Livro.
Coordenadores do Departamento de Línguas e da Biblioteca Escolar

Sem comentários:

Enviar um comentário