terça-feira, 22 de outubro de 2013

Documentário “Terra da Nóbrega: Uma Viagem no Tempo…”
e gravura “500 anos do Foral da Terra da Nóbrega


Foram hoje apresentados o documentário “Terra da Nóbrega: Uma Viagem no Tempo…”, de Pedro Cerqueira e Luís Arezes, assim como a gravura “500 anos do Foral da Terra da Nóbrega”, da autoria de Emanuel Cruz.
A sessão de apresentação aconteceu no âmbito do programa das comemorações promovidas pelo Agrupamento, registando a presença, entre outras individualidades, do Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca e ainda da atual e do anterior Vereadores da Cultura.
Os autores das duas obras aproveitaram para fazer um enquadramento do trabalho desenvolvido, tendo em vista a valorização da identidade e da memória coletivas de Ponte da Barca, através do recurso aos mais diversos suportes e linguagens.
Na parte final, foram oferecidas ao Presidente da Autarquia uma gravura única (HC) para o Município e 11 gravuras devidamente numeradas, exemplares duma série exclusiva para os membros do atual e do anterior Executivos camarários.
Nas suas intervenções, tanto o Diretor do Agrupamento, Carlos Louro, como o Presidente da Câmara Municipal, Vassalo Abreu, congratularam-se com aquilo que consideraram ser a “excelente qualidade dos trabalhos apresentados, fruto da parceria estabelecida entre as duas instituições”.
O documentário “Terra da Nóbrega: Uma Viagem no Tempo…” vai ser reposto na sessão solene do Dia do Município que, na próxima quinta-feira, assinala a passagem dos cinco séculos da outorga do Foral. A partir daí, será disponibilizado na web, para que o grande público possa contactar com este documento de História local.

Colóquio “500 anos do Foral da Terra da Nóbrega
uma viagem no tempo…”
Recorde-se que, até ao fim desta semana, está patente ao público, no átrio do Bloco C da Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca, a exposição “500 anos do Foral da Terra da Nóbrega: uma viagem no tempo…”, da autoria da Biblioteca Escolar em articulação com o Grupo de Artes Visuais.
Para amanhã, às 10,30 horas, no auditório do Polo 1, está agendado um colóquio com o Doutor António Matos Reis, que vai desenvolver o tema “Ponte da Barca à época do Foral Novo”.
A semana encerra com a realização de uma sessão intitulada “500 anos do Foral da Terra da Nóbrega: uma viagem no tempo…”, agendada para as 10,30 horas de sexta-feira, no auditório do Polo 2.
A Direção do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca convida a comunidade barquense a associar-se a estas celebrações, participando nas diversas atividades, que contam com o patrocínio da Câmara Municipal.

A Organização

Sem comentários:

Enviar um comentário