sexta-feira, 7 de outubro de 2011

O CANTINHO DA POESIA

Trova

Inicialmente, a trova era qualquer poema ou canção, chamando-se trovador ao poeta – ou vate – que declamava a trova.
Depois, passou a chamar-se trova à forma fixa que hoje é empregada, isto é, o poema autónomo de quatro versos em redondilha maior.

DEFINIÇÕES DA TROVA
A trova é uma composição poética, ou seja, uma poesia (monostrófica) que deve obedecer às seguintes caraterísticas:
1- Ser uma quadra (ter quatro versos; em poesia, cada linha é denominada verso);
2- Cada verso deve ter sete sílabas poéticas (chama-se heptassílabo, o que dá origem a uma trova em redondilha maior);
3- Deve ter sentido completo e independente. O autor da trova deve colocar nos quatro versos toda a sua ideia. A trova difere dos versos da Literatura de Cordel, onde em quadra ou em sextilhas o autor conta uma história que no final pode somar mais de cem versos;
4- Tem que ter rima. A rima poderá ser do primeiro verso com o terceiro e do segundo com o quarto, no esquema ABAB, ou ainda, somente, do segundo com o quarto, no esquema ABCB. Existem trovas também com os esquemas de rimas ABBA e AABB.

Citando o escritor Jorge Amado:
"Não pode haver criação literária mais popular e que mais fale diretamente ao coração do povo do que a trova. É através dela que o povo toma contato com a poesia e por isto mesmo a trova e o trovador são imortais.
Todo o trovador é poeta, mas nem todo o poeta é trovador. Nem todos os poetas sabem metrificar, fazer o verso medido.
Poeta para ser poeta precisa de saber metrificação, saber contar o verso. Se não souber o que é escansão, ou seja, medir o verso, não é poeta.”

Para finalizar, as trovas classificam-se em três grupos principais:
filosóficas, líricas e humorísticas.

Exemplos de trova filosófica:
Sei que pareço um ladrão...
Mas há muitos que eu conheço
Que, sem parecer o que são,
São aquilo que eu pareço.
                                             António Aleixo

Cansada, a democracia…
Vai virando do avesso:
É o rosto da cobardia;
O mais perfeito abcesso.
                                      Lúcia Ribeiro

Exemplos de trova lírica:
Se eu te pudesse dizer
O que nunca te direi,
Tu terias que entender
Aquilo que nem eu sei.
                                                       Fernando Pessoa

Neste monte a montear,
Achei-me tão enleado,
Que donde cuidei caçar,
Eu mesmo fiquei caçado.
                                Camões

Nesta tarde leda e calma,
Brinco com teus caracóis
Dos meus desejos, anzóis
Sedas com que visto a alma.
                                                   Lúcia Ribeiro

Exemplos de trova humorística:

Minha sogra não reclama
Pelo trato que lhe dou.
Até de filho me chama...
Só não diz que filho eu sou!
                                         Elton Carvalho

Calço sempre trinta e sete,
Às vezes quarenta e quatro,
Quando no escuro da noite
Contigo esbarro no quarto.
                                            Lúcia Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário