A
concluir este ano letivo e esta série do “Opiniões de Segunda”, a Maria Clara
Marques partilha a sua mensagem final.
É a
voz da Presidente da Associação de Estudantes (e da aluna)…
Ferramenta de divulgação interativa das atividades da BE e de promoção das literacias...
A
concluir este ano letivo e esta série do “Opiniões de Segunda”, a Maria Clara
Marques partilha a sua mensagem final.
É a
voz da Presidente da Associação de Estudantes (e da aluna)…
Alunos do 2.º ano realizam
Diagnóstico da Fluência Leitora
Os alunos do
2.º ano do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca realizaram, entre os dias
11 e 18 de junho, o Diagnóstico da Fluência Leitora (DFL).
A
aplicação decorreu em cada uma das três escolas com 1.º Ciclo (EB de Entre
Ambos-os-Rios, Crasto e Diogo Bernardes), sob orientação dos respetivos professores
titulares de turma e da equipa da Biblioteca Escolar.
De
forma individual, num ambiente tranquilo e familiar, cada aluno foi convidada a
ler em voz alta um texto padronizado, durante um minuto, cabendo ao professor assinalar
o número total de palavras lidas e o número de palavras lidas incorretamente,
assim como o registo destes dados numa plataforma do EduQA.
Enquanto
decorria o diagnóstico, a equipa da Biblioteca Escolar dinamizou, com os restantes
alunos da turma, atividades de promoção do prazer da leitura.
Recorde-se que
o DFL – que este ano vai na segunda edição – é uma iniciativa do Ministério da
Educação, Ciência e Inovação, em articulação com a Rede de Bibliotecas
Escolares, que, enquanto ferramenta de apoio à prática pedagógica, pretende
medir, sem caráter classificativo, a capacidade de leitura, nomeadamente, a
velocidade e a precisão, e identificar atempadamente possíveis dificuldades,
para
implementação de estratégias de apoio.
Biblioteca Escolar
Amigos do Livro dão as mãos
para
salvar o Planeta
O Clube de Leitura Amigos
do Livro realizou a última sessão deste ano letivo, com uma animada conversa a
partir do livro Pequenos Corações Verdes, da autoria de João Manuel
Ribeiro, com ilustrações de Susana Lima.
Num registo vivo e dinâmico, cerca de três dezenas
de alunos do 1.º Ciclo da Escola Básica Diogo Bernardes partilharam a sua
experiência de leitura e defenderam a sua posição quanto à importância da
preservação do meio ambiente.
Em nome da sustentabilidade, entraram na viagem
fascinante das personagens Marta, Valéria e Helena e, tal como elas, assumiram
atitudes concretas em harmonia com a Natureza. “Salvemos a Natureza” foi,
aliás, o lema escolhido para o movimento que todos quiseram abraçar,
trabalhando para que o mundo seja mesmo a casa de todos.
E, para que ninguém, por ignorância, maldade, ou
indiferença, possa desculpar-se e não fazer o que deve para salvar a vida,
subscreveram a carta que Marta, Valéria e Helena decidiram escrever “aos
meninos e meninas de todos os cantos e recantos do mundo”, pedindo-lhes
compromisso e acção, porque “é preciso salvar a vida”.
Sob orientação da Biblioteca Escolar, o Clube “Amigos
do Livro” trata de promover o a partilha de ideias e a socialização da leitura,
num exercício pleno de autoestima, autonomia, desenvolvimento do espírito
crítico, fazendo leitores a partir dos livros.
As sessões desenvolvidas ao longo do ano aconteceram
no âmbito da dinâmica resultante da candidatura apresentada pela BE ao programa
“Clubes de Leitura” do PNL2027.
Biblioteca Escolar
Na
hora da despedida, a finalista Lurdes Silva faz o balanço de tantos anos no
Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca. E, entre “memórias inesquecíveis” e
nostalgia, recorda “marcas que vão ficar para sempre.”
No “Opiniões de Segunda”
desta semana, o Gabriel Lopes chama a atenção para alguns dos preconceitos que
temos em relação a determinadas manifestações culturais. E insiste na
necessidade de inovar, de nos adaptarmos aos tempos de hoje.
Viver
em sociedade significa estar integrado em grupos. Mas isto não pode significar a
perda do nosso pensamento crítico.
Para a Teresa Calheiros, importa resistir à pressão do grupo e ao conformismo e exigir “que a cooperação se construa através da comunicação e através do respeito mútuo.”
Grupo Teatro Dágua apresenta aos
colegas
Leandro, Rei da Helíria
Alunos
dos 7.º e 8.º anos assistiram à representação de Leandro, Rei da Helíria, de
Alice Vieira, uma produção do Teatro Dágua – Grupo de Teatro dos Bombeiros
Voluntários de Ponte da Barca.
O
espetáculo, que aconteceu no Auditório Municipal, conduziu os discentes por um
enredo onde a emoção, o humor e a reflexão se cruzaram de forma intensa,
abordando temas intemporais como o amor, a família, a verdade, a ingratidão, o
perdão.
Com
encenação, cenografia e figurinos de Ana Maria Costa, o espetáculo destacou-se
pela dedicação e talento de todo o elenco, na sua grande maioria constituído
por colegas dos alunos que enchiam a plateia e que, no final, aplaudiram com
entusiasmo a qualidade do desempenho.
Foi
uma sessão com um impacto muito relevante, na medida em que evidenciou a
riqueza do teatro enquanto expressão artística que recorre a múltiplos códigos
e ainda o notável trabalho desenvolvido por atores amadores que partilham o dia
a dia na escola.
Recorde-se
que esta peça de teatro, com um enredo em muitos aspetos semelhante ao de Rei Lear, de Shakespeare, integra o Plano Nacional de Leitura (PNL)
e é trabalhada no âmbito da disciplina de Português.
Um
pai decide repartir o reino pelas filhas e põe-nas à prova, acabando por
deserdar a mais nova. Vítima do próprio orgulho e castigado pela sua cegueira,
o rei expia as culpas, mergulhando na miséria, até ser finalmente perdoado e salvo
pela filha mais nova, entretanto reencontrada. Afinal, era a única merecedora
da sua generosidade…
Biblioteca
Escolar
Na crónica desta
semana, o Afonso Mota apresenta um grito em defesa dos animais. Porque estes
seres vivos «não nos fazem mal, nem estão aqui “só porque sim”, mas porque são
a alegria e a salvação de muitas situações deste pequeno mundo de dois dias.»
Sarau
de Poesia do Agrupamento de Escolas
celebra
a Palavra na Feira do Livro
A Festa
da Palavra bem dita e cantada encheu de vida a Feira do Livro do Município, em
plena Praça da República.
Foi
na noite de vinte e um de maio que alunos (do 1.º Ciclo ao 12.º ano),
encarregados de educação e outros familiares e também professores deram voz a
um conjunto alargado de poemas de diversos autores, numa celebração intensa de
emoções transmitidas através da Palavra feita Poesia.
Perante
um recinto lotado, os cerca de meia centena de leitores como que se inspiraram
na máxima segundo a qual “A poesia deve ser feita por todos, em todos os
lugares…”, e, a partir deste lema, empenharam-se em celebrar a Palavra bem dita
e cantada, expoente máximo da Arte que nos transporta para o mundo do Sublime e
da Plenitude.
Na
saudação de abertura, usaram da palavra o diretor do Agrupamento de Escolas,
António Galvão, e a vereadora da Educação e Cultura, Rosa Maria Arezes. Ambos sublinharam
a importância da leitura, nomeadamente em suporte de papel, e felicitaram os
leitores e os promotores da iniciativa.
Recorde-se
que o Sarau de Poesia é uma atividade promovida há já vários anos pela
Biblioteca Escolar, em articulação com os Departamentos do 1.º Ciclo e de
Línguas, e em parceria com os pelouros da Educação e Cultura do Município.
Com
esta dinâmica, pretende-se contribuir para a promoção do gosto da leitura e da
fruição da Poesia, exercitando o domínio da oralidade através da leitura em voz
alta. O aprofundamento da sensibilidade artística, a promoção da autoconfiança,
da autonomia e dos valores humanistas, a valorização da cidadania e a abertura/
interação da Escola à Comunidade são outros objetivos da atividade.
A Organização
Entrega dos prémios
do Concurso de
Leitura
A Feira
do Livro do Município de Ponte da Barca foi o ambiente em que decorreu a sessão
de entrega dos prémios do Concurso de Leitura do Agrupamento de Escolas.
Na EPE, foi
trabalhado o livro “Dá dois pulos de contente”, poemas de Fernando Pessoa com
ilustração de Lisveth Ponce de León, e a apreciação final ditou o seguinte
resultado: EPE da EB Diogo Bernardes (1.º lugar), EPE da EB de Crasto (2.º
lugar) e EPE da EB de Entre Ambos-os-Rios (3.º lugar).
Por sua vez, no 2.º
Ciclo, os alunos foram desafiados a fazer uma leitura atenta de “Ali Babá e os
quarenta ladrões”, tendo a qualidade do desempenho global justificado o
primeiro lugar para Lara Cerqueira (6.º D), o segundo para Ana Valentina Gomes
(6.º B) e a terceira posição para Matilde Simão (6.º D).
Os três participantes
que apresentaram melhores resultados no 3.º Ciclo foram
Leonor Rocha (8.º B), António Cerqueira (8.º C) e Núria Gonçalves (8.º B).
“O rapaz ao fundo da Sala”, de Onjali Q. Raúf, foi a obra apresentada a
concurso neste escalão.
Já no
Ensino Secundário, foi trabalhado “Olha para os dois lados”, de Jasom Reynolds,
e os melhores desempenhos foram conseguidos, respetivamente, por Sara Cunha
Velho (12.º A), Diana Cerqueira (10.º A) e Leonor Lemos (11.º A).
Recorde-se
que os prémios foram, mais uma fez, patrocinados pela Câmara Municipal, tendo a
edição deste ano mobilizado perto de quatro centenas de leitores.
Com esta
iniciativa, que é uma organização conjunta dos Departamentos da Educação
Pré-escolar (EPE), do 1.º Ciclo e de Línguas, em articulação com a Biblioteca
Escolar e com o apoio da Câmara Municipal, celebra-se o livro e a leitura,
através do desafio de uma viagem pelo mundo fantástico da ficção.
Parabéns
a todos os participantes e continuação de boas leituras!
A Organização
No “Opiniões de Segunda” desta semana, a Carolina
Cerqueira põe o dedo na ferida, ao chamar a atenção para os desafios que os
jovens enfrentam, em contraste com os de outrora, do tempo dos seus pais.
Para ler e reler…
“Amigos do Livro” defendem
valores da sustentabilidade
O clube
de leitura “Amigos do Livro” realizou mais uma sessão, desta vez centrada na
obra Felismina, a aranha heroína, de Filipe Monteiro, com ilustração de Tânia
Clímaco.
Numa
animada conversa, quase três dezenas de miúdos do 1.º Ciclo da Escola Básica Diogo
Bernardes partilharam as suas experiências de leitura e descobriram a
importância das aranhas no nosso ecossistema, na medida em que contribuem para
o controlo de pragas de muitos insetos, com a consequente disseminação de
doenças que poderiam vir a tornar-se devastadoras.
Partindo
de uma obra que alia ciência e arte, todos aplaudiram as vantagens da resiliência
e assumiram um compromisso muito forte na defesa da biodiversidade e na
promoção da sustentabilidade.
Sob
orientação da Biblioteca Escolar, a próxima sessão do clube “Amigos do Livro” está
prevista para 9 de junho, com outra obra a servir de mote para a partilha de
ideias e a socialização da leitura, num exercício pleno de autoestima,
autonomia, desenvolvimento do espírito crítico, fazendo leitores a partir dos
livros.
Estas
atividades acontecem no âmbito da dinâmica resultante da candidatura
apresentada pela BE ao programa “Clubes de Leitura” do PNL2027.
Biblioteca Escolar
Nesta edição do “Opiniões de Segunda”, a Íris Pereira reflete sobre a
adolescência e os desafios desta etapa da vida. E chama a atenção para a
importância de cada um de nós “aprender a viver todos os dias com perguntas e
incertezas.”
Nesta semana,
a Beatriz Calheiros analisa alguns riscos do uso excessivo dos ambientes
digitais e sublinha os benefícios da leitura de um livro.
É caso para
perguntar: – Que andas a ler?
Terceira edição do jornal “100 Fronteiras”
Prometemos
e estamos a cumprir! No início, em dezembro, prometemos que voltaríamos ao
vosso convívio, de dois em dois meses, e aqui estamos, com a terceira edição do
jornal…
Neste número, divulgamos as mais recentes
atividades da Associação de Estudantes, as “Opiniões de Segunda” publicadas em
março e abril e ainda um texto sobre a interculturalidade, da autoria do 8.º D.
Com mais este “100 Fronteiras”, continuamos a alimentar um projeto que tem em
vista a oferta de canais de comunicação, partilha, participação ativa dentro da
nossa Escola.
Contamos contigo – com as tuas sugestões,
críticas, textos, fotografias, criatividade. Juntos, podemos construir uma
Escola ainda mais viva, mais consciente, mais responsável, mais nossa.
Boa leitura, aqui… e até à próxima edição, lá para o
final das atividades letivas!
O Núcleo da Rádio e do Jornal da Associação de Estudantes
"É urgente reaprender a valorizar o silêncio
como necessidade e não como ausência”: eis a mensagem central da reflexão do
Leopoldo Fernandes.
Uma crónica para ler e pensar, em nome do silêncio!
Centenas de participantes
celebram a magia do livro
Perto de
quatro centenas de alunos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca
participaram na edição deste ano do Concurso de Leitura.
Com esta
iniciativa, que é uma organização conjunta dos Departamentos da Educação
Pré-escolar (EPE), do 1.º Ciclo e de Línguas, em articulação com a Biblioteca
Escolar e com o apoio da Câmara Municipal, celebra-se o livro e a leitura, através
do desafio de uma viagem pelo mundo fantástico da ficção.
Na EPE, “Dá
dois pulos de contente”, poemas de Fernando Pessoa com ilustração de Lisveth
Ponce de León, foi a obra trabalhada, com leitura encenada, encontro com
animadora e construção de materiais, conforme ilustram as fotografias. Entre
rimas que saltam como crianças no recreio, versos que fazem cócegas e imagens
que enchem os olhos de cor, o livro constituiu um convite à descoberta de que a
poesia também pode ser jogo, música e espanto. A apreciação do trabalho
desenvolvido ditou o seguinte resultado: EPE da Escola Básica Diogo Bernardes
(1.º lugar), EPE da Escola Básica de Crasto (2.º lugar) e EPE da Escola Básica
de Entre Ambos-os-Rios (3.º lugar).
Por sua vez, no 2.º
Ciclo do Ensino Básico, os alunos foram desafiados a fazer uma leitura atenta de
“Ali Babá e os quarenta ladrões”, tendo a qualidade do desempenho global
justificado o primeiro lugar para Lara Lopes Cerqueira (6.º D), o segundo para
Ana Valentina Araújo Gomes (6.º B) e a terceira posição para Matilde da Rocha
Simão (6.º D).
“O rapaz ao fundo da
Sala”, de Onjali Q. Raúf, foi a obra apresentada a concurso no 3.º Ciclo.
Trata-se de um livro que salienta a importância da amizade, da empatia e da
bondade num mundo tantas vezes intolerante e sem
sentido, nomeadamente em relação aos refugiados. Os três alunos que
apresentaram melhores resultados foram Leonor Abreu Gonçalves Rocha (8.º B),
António Pires de Oliveira Parente Cerqueira (8.º C) e Núria Monteiro Gonçalves
(8.º B).
Já no Ensino
Secundário, foi trabalhado “Olha para os dois lados”, de Jasom Reynolds, um
livro que retrata o percurso a pé de dez adolescentes entre a escola e casa,
narrando as suas vidas, medos e alegrias, com a exploração de temas como bullying, racismo, amizade e dramas
familiares. Os melhores desempenhos foram conseguidos, respetivamente, por Sara
Sousa Gomes Cunha Velho (12.º A), Diana Leonor Brito Cerqueira (10.º A) e
Leonor Imperadeiro Lemos (11.º A).
Os
prémios, patrocinados pela Câmara Municipal de Ponte da Barca, vão ser
entregues no decorrer da Feira do Livro do Município, agendada para os dias 20
a 24 de maio próximo, na Praça da República.
Parabéns
a todos os participantes e continuação de boas leituras!
A Organização
No “Opiniões de Segunda” desta semana, a Rose Cortez sublinha a
urgência da promoção de um ambiente escolar atento, acolhedor, equilibrado, em
que a saúde mental e o bem-estar sejam tão prioritários quanto o sucesso académico…
50 anos da Constituição
da República Portuguesa
O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca está a
assinalar a passagem dos 50 anos da Constituição da República Portuguesa com
uma exposição aberta ao público, até ao dia 25 de abril, no átrio do bloco C da
Escola Secundária.
A mostra recorda ainda todo o processo das
eleições para a Assembleia Constituinte, divulgando os resultados a nível
nacional e no Círculo Eleitoral de Viana do Castelo: três mandatos para o PPD
(Abel Augusto Carneiro, António Joaquim da Silva Amado Leite de Castro e
António Roleira Marinho); dois para o PS (Alberto Marques de Oliveira e Silva e
Manuel Alfredo Tito de Morais, que chegou a ser substituído por Manuel Amadeu
Pinto de Araújo Pimenta); e um para o CDS (António Pereira de Castro Norton de
Matos).
Lembra ainda que a missão dos 250 deputados sufragados,
no dia 25 de abril de 1975, nas primeiras eleições livres com sufrágio
universal após a Revolução dos Cravos, era, precisamente, redigir uma nova
Constituição para substituir a do regime do Estado Novo.
Esta tarefa foi dada como terminada a 02 de abril
de 1976 – já lá vão 50 anos –, com a aprovação da Lei Fundamental, que consagra
uma democracia parlamentar de tipo ocidental e, entre outros aspetos, define os
direitos, liberdades e deveres dos cidadãos.
No período de funcionamento das atividades
letivas, a exposição pode ser visitada pelas Comunidades Escolar e Educativa e
pelo público em geral, num exercício de maturidade cívica e de cidadania proativa.
Na crónica desta
semana, a Letícia Pousada fala dos desafios da adolescência. E sublinha como é
importante saber enfrentá-los: “Basta a inspiração ser diferente, que tudo se
torna mais fácil e bonito.”
Sarau de Poesia celebra
a Palavra bem dita e cantada
Cerca
de meia centena de alunos, familiares e amigos deram vida ao Sarau de Poesia,
que assinalou o Dia do Pai, o Dia Mundial da Poesia e a chegada da primavera.
O
Sarau, que se realizou à noite, no Auditório Municipal lotado, afirmou-se como
um momento alto de celebração do processo educativo, fazendo apelo à apetência
pela Poesia bem dita e cantada e à sensibilidade artística e cultural em geral.
Pelo
palco passaram leitores da Educação Pré-escolar ao 12.º ano e também familiares,
assinalando-se ainda a participação especial de Zezé Fernandes.
Num
ambiente de partilha profundamente envolvente, pela emoção transmitida e pela
qualidade das apresentações, todos deram voz, pela leitura e pelo canto, a textos
de consagrados autores portugueses, com destaque para criações de poetas locais,
como Manuel Parada e Jaime Ferreri.
Este
evento, que já se tornou uma tradição, foi promovido pela Biblioteca Escolar,
em articulação com o Grupo de Português (300) e em parceria com os Pelouros da
Educação e Cultura da Câmara Municipal, tendo em vista o reforço do compromisso
conjunto com a promoção da leitura, da cultura e da arte.
Viva
a poesia!
Biblioteca Escolar
Vivemos
dependentes da internet e do telemóvel. Mas, na crónica desta semana, a Joana
Rocha sublinha a importância de um outro meio de comunicação – a Rádio. E, a
demonstrá-lo, recorda duas situações vividas recentemente...