segunda-feira, 22 de junho de 2026

OPINIÕES DE SEGUNDA

A concluir este ano letivo e esta série do “Opiniões de Segunda”, a Maria Clara Marques partilha a sua mensagem final.

É a voz da Presidente da Associação de Estudantes (e da aluna)…

sábado, 20 de junho de 2026

Alunos do 2.º ano realizam 

Diagnóstico da Fluência Leitora

Os alunos do 2.º ano do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca realizaram, entre os dias 11 e 18 de junho, o Diagnóstico da Fluência Leitora (DFL).

A aplicação decorreu em cada uma das três escolas com 1.º Ciclo (EB de Entre Ambos-os-Rios, Crasto e Diogo Bernardes), sob orientação dos respetivos professores titulares de turma e da equipa da Biblioteca Escolar.

De forma individual, num ambiente tranquilo e familiar, cada aluno foi convidada a ler em voz alta um texto padronizado, durante um minuto, cabendo ao professor assinalar o número total de palavras lidas e o número de palavras lidas incorretamente, assim como o registo destes dados numa plataforma do EduQA.

Enquanto decorria o diagnóstico, a equipa da Biblioteca Escolar dinamizou, com os restantes alunos da turma, atividades de promoção do prazer da leitura.

Recorde-se que o DFL – que este ano vai na segunda edição – é uma iniciativa do Ministério da Educação, Ciência e Inovação, em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares, que, enquanto ferramenta de apoio à prática pedagógica, pretende medir, sem caráter classificativo, a capacidade de leitura, nomeadamente, a velocidade e a precisão, e identificar atempadamente possíveis dificuldades, para implementação de estratégias de apoio.

Biblioteca Escolar

quarta-feira, 17 de junho de 2026

PNL2027

Amigos do Livro dão as mãos 

para salvar o Planeta

O Clube de Leitura Amigos do Livro realizou a última sessão deste ano letivo, com uma animada conversa a partir do livro Pequenos Corações Verdes, da autoria de João Manuel Ribeiro, com ilustrações de Susana Lima.


Num registo vivo e dinâmico, cerca de três dezenas de alunos do 1.º Ciclo da Escola Básica Diogo Bernardes partilharam a sua experiência de leitura e defenderam a sua posição quanto à importância da preservação do meio ambiente.

Em nome da sustentabilidade, entraram na viagem fascinante das personagens Marta, Valéria e Helena e, tal como elas, assumiram atitudes concretas em harmonia com a Natureza. “Salvemos a Natureza” foi, aliás, o lema escolhido para o movimento que todos quiseram abraçar, trabalhando para que o mundo seja mesmo a casa de todos.

E, para que ninguém, por ignorância, maldade, ou indiferença, possa desculpar-se e não fazer o que deve para salvar a vida, subscreveram a carta que Marta, Valéria e Helena decidiram escrever “aos meninos e meninas de todos os cantos e recantos do mundo”, pedindo-lhes compromisso e acção, porque “é preciso salvar a vida”.


Sob orientação da Biblioteca Escolar, o Clube “Amigos do Livro” trata de promover o a partilha de ideias e a socialização da leitura, num exercício pleno de autoestima, autonomia, desenvolvimento do espírito crítico, fazendo leitores a partir dos livros.

As sessões desenvolvidas ao longo do ano aconteceram no âmbito da dinâmica resultante da candidatura apresentada pela BE ao programa “Clubes de Leitura” do PNL2027.

Biblioteca Escolar

segunda-feira, 15 de junho de 2026

OPINIÕES DE SEGUNDA

Na hora da despedida, a finalista Lurdes Silva faz o balanço de tantos anos no Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca. E, entre “memórias inesquecíveis” e nostalgia, recorda “marcas que vão ficar para sempre.”

segunda-feira, 8 de junho de 2026

OPINIÕES DE SEGUNDA

No “Opiniões de Segunda” desta semana, o Gabriel Lopes chama a atenção para alguns dos preconceitos que temos em relação a determinadas manifestações culturais. E insiste na necessidade de inovar, de nos adaptarmos aos tempos de hoje.

segunda-feira, 1 de junho de 2026

OPINIÕES DE SEGUNDA

Viver em sociedade significa estar integrado em grupos. Mas isto não pode significar a perda do nosso pensamento crítico.

Para a Teresa Calheiros, importa resistir à pressão do grupo e ao conformismo e exigir “que a cooperação se construa através da comunicação e através do respeito mútuo.”

Grupo Teatro Dágua apresenta aos colegas

Leandro, Rei da Helíria

Alunos dos 7.º e 8.º anos assistiram à representação de Leandro, Rei da Helíria, de Alice Vieira, uma produção do Teatro Dágua – Grupo de Teatro dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca.


O espetáculo, que aconteceu no Auditório Municipal, conduziu os discentes por um enredo onde a emoção, o humor e a reflexão se cruzaram de forma intensa, abordando temas intemporais como o amor, a família, a verdade, a ingratidão, o perdão.

Com encenação, cenografia e figurinos de Ana Maria Costa, o espetáculo destacou-se pela dedicação e talento de todo o elenco, na sua grande maioria constituído por colegas dos alunos que enchiam a plateia e que, no final, aplaudiram com entusiasmo a qualidade do desempenho.


Foi uma sessão com um impacto muito relevante, na medida em que evidenciou a riqueza do teatro enquanto expressão artística que recorre a múltiplos códigos e ainda o notável trabalho desenvolvido por atores amadores que partilham o dia a dia na escola.

Recorde-se que esta peça de teatro, com um enredo em muitos aspetos semelhante ao de Rei Lear, de Shakespeare, integra o Plano Nacional de Leitura (PNL) e é trabalhada no âmbito da disciplina de Português.

Um pai decide repartir o reino pelas filhas e põe-nas à prova, acabando por deserdar a mais nova. Vítima do próprio orgulho e castigado pela sua cegueira, o rei expia as culpas, mergulhando na miséria, até ser finalmente perdoado e salvo pela filha mais nova, entretanto reencontrada. Afinal, era a única merecedora da sua generosidade…

Biblioteca Escolar

terça-feira, 26 de maio de 2026

OPINIÕES DE SEGUNDA

Na crónica desta semana, o Afonso Mota apresenta um grito em defesa dos animais. Porque estes seres vivos «não nos fazem mal, nem estão aqui “só porque sim”, mas porque são a alegria e a salvação de muitas situações deste pequeno mundo de dois dias.»

domingo, 24 de maio de 2026

Sarau de Poesia do Agrupamento de Escolas

celebra a Palavra na Feira do Livro

A Festa da Palavra bem dita e cantada encheu de vida a Feira do Livro do Município, em plena Praça da República.

Foi na noite de vinte e um de maio que alunos (do 1.º Ciclo ao 12.º ano), encarregados de educação e outros familiares e também professores deram voz a um conjunto alargado de poemas de diversos autores, numa celebração intensa de emoções transmitidas através da Palavra feita Poesia.

Perante um recinto lotado, os cerca de meia centena de leitores como que se inspiraram na máxima segundo a qual “A poesia deve ser feita por todos, em todos os lugares…”, e, a partir deste lema, empenharam-se em celebrar a Palavra bem dita e cantada, expoente máximo da Arte que nos transporta para o mundo do Sublime e da Plenitude.

Na saudação de abertura, usaram da palavra o diretor do Agrupamento de Escolas, António Galvão, e a vereadora da Educação e Cultura, Rosa Maria Arezes. Ambos sublinharam a importância da leitura, nomeadamente em suporte de papel, e felicitaram os leitores e os promotores da iniciativa.

Recorde-se que o Sarau de Poesia é uma atividade promovida há já vários anos pela Biblioteca Escolar, em articulação com os Departamentos do 1.º Ciclo e de Línguas, e em parceria com os pelouros da Educação e Cultura do Município.

Com esta dinâmica, pretende-se contribuir para a promoção do gosto da leitura e da fruição da Poesia, exercitando o domínio da oralidade através da leitura em voz alta. O aprofundamento da sensibilidade artística, a promoção da autoconfiança, da autonomia e dos valores humanistas, a valorização da cidadania e a abertura/ interação da Escola à Comunidade são outros objetivos da atividade.

A Organização

sexta-feira, 22 de maio de 2026

Entrega dos prémios 

do Concurso de Leitura

A Feira do Livro do Município de Ponte da Barca foi o ambiente em que decorreu a sessão de entrega dos prémios do Concurso de Leitura do Agrupamento de Escolas.

Na EPE, foi trabalhado o livro “Dá dois pulos de contente”, poemas de Fernando Pessoa com ilustração de Lisveth Ponce de León, e a apreciação final ditou o seguinte resultado: EPE da EB Diogo Bernardes (1.º lugar), EPE da EB de Crasto (2.º lugar) e EPE da EB de Entre Ambos-os-Rios (3.º lugar).

Por sua vez, no 2.º Ciclo, os alunos foram desafiados a fazer uma leitura atenta de “Ali Babá e os quarenta ladrões”, tendo a qualidade do desempenho global justificado o primeiro lugar para Lara Cerqueira (6.º D), o segundo para Ana Valentina Gomes (6.º B) e a terceira posição para Matilde Simão (6.º D).

Os três participantes que apresentaram melhores resultados no 3.º Ciclo foram Leonor Rocha (8.º B), António Cerqueira (8.º C) e Núria Gonçalves (8.º B). “O rapaz ao fundo da Sala”, de Onjali Q. Raúf, foi a obra apresentada a concurso neste escalão.

Já no Ensino Secundário, foi trabalhado “Olha para os dois lados”, de Jasom Reynolds, e os melhores desempenhos foram conseguidos, respetivamente, por Sara Cunha Velho (12.º A), Diana Cerqueira (10.º A) e Leonor Lemos (11.º A).

Recorde-se que os prémios foram, mais uma fez, patrocinados pela Câmara Municipal, tendo a edição deste ano mobilizado perto de quatro centenas de leitores.

Com esta iniciativa, que é uma organização conjunta dos Departamentos da Educação Pré-escolar (EPE), do 1.º Ciclo e de Línguas, em articulação com a Biblioteca Escolar e com o apoio da Câmara Municipal, celebra-se o livro e a leitura, através do desafio de uma viagem pelo mundo fantástico da ficção.

Parabéns a todos os participantes e continuação de boas leituras!

A Organização

segunda-feira, 18 de maio de 2026

OPINIÕES DE SEGUNDA

No “Opiniões de Segunda” desta semana, a Carolina Cerqueira põe o dedo na ferida, ao chamar a atenção para os desafios que os jovens enfrentam, em contraste com os de outrora, do tempo dos seus pais.

Para ler e reler…

quarta-feira, 13 de maio de 2026

PNL2027

“Amigos do Livro” defendem 

valores da sustentabilidade

O clube de leitura “Amigos do Livro” realizou mais uma sessão, desta vez centrada na obra Felismina, a aranha heroína, de Filipe Monteiro, com ilustração de Tânia Clímaco.

Numa animada conversa, quase três dezenas de miúdos do 1.º Ciclo da Escola Básica Diogo Bernardes partilharam as suas experiências de leitura e descobriram a importância das aranhas no nosso ecossistema, na medida em que contribuem para o controlo de pragas de muitos insetos, com a consequente disseminação de doenças que poderiam vir a tornar-se devastadoras.

Partindo de uma obra que alia ciência e arte, todos aplaudiram as vantagens da resiliência e assumiram um compromisso muito forte na defesa da biodiversidade e na promoção da sustentabilidade.

Sob orientação da Biblioteca Escolar, a próxima sessão do clube “Amigos do Livro” está prevista para 9 de junho, com outra obra a servir de mote para a partilha de ideias e a socialização da leitura, num exercício pleno de autoestima, autonomia, desenvolvimento do espírito crítico, fazendo leitores a partir dos livros.

Estas atividades acontecem no âmbito da dinâmica resultante da candidatura apresentada pela BE ao programa “Clubes de Leitura” do PNL2027.

Biblioteca Escolar

segunda-feira, 11 de maio de 2026

OPINIÕES DE SEGUNDA

Nesta edição do “Opiniões de Segunda”, a Íris Pereira reflete sobre a adolescência e os desafios desta etapa da vida. E chama a atenção para a importância de cada um de nós “aprender a viver todos os dias com perguntas e incertezas.”

terça-feira, 5 de maio de 2026

OPINIÕES DE SEGUNDA

Nesta semana, a Beatriz Calheiros analisa alguns riscos do uso excessivo dos ambientes digitais e sublinha os benefícios da leitura de um livro.

É caso para perguntar: – Que andas a ler?

segunda-feira, 4 de maio de 2026

ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES

Terceira edição do jornal “100 Fronteiras”

Prometemos e estamos a cumprir! No início, em dezembro, prometemos que voltaríamos ao vosso convívio, de dois em dois meses, e aqui estamos, com a terceira edição do jornal…

Neste número, divulgamos as mais recentes atividades da Associação de Estudantes, as “Opiniões de Segunda” publicadas em março e abril e ainda um texto sobre a interculturalidade, da autoria do 8.º D.

Com mais este “100 Fronteiras”, continuamos a alimentar um projeto que tem em vista a oferta de canais de comunicação, partilha, participação ativa dentro da nossa Escola.

Contamos contigo – com as tuas sugestões, críticas, textos, fotografias, criatividade. Juntos, podemos construir uma Escola ainda mais viva, mais consciente, mais responsável, mais nossa.

Boa leitura, aqui… e até à próxima edição, lá para o final das atividades letivas!

O Núcleo da Rádio e do Jornal da Associação de Estudantes

segunda-feira, 27 de abril de 2026

OPINIÕES DE SEGUNDA

"É urgente reaprender a valorizar o silêncio como necessidade e não como ausência”: eis a mensagem central da reflexão do Leopoldo Fernandes.

Uma crónica para ler e pensar, em nome do silêncio!

CONCURSO DE LEITURA

Centenas de participantes 

celebram a magia do livro

Perto de quatro centenas de alunos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca participaram na edição deste ano do Concurso de Leitura.

Com esta iniciativa, que é uma organização conjunta dos Departamentos da Educação Pré-escolar (EPE), do 1.º Ciclo e de Línguas, em articulação com a Biblioteca Escolar e com o apoio da Câmara Municipal, celebra-se o livro e a leitura, através do desafio de uma viagem pelo mundo fantástico da ficção.


Na EPE, “Dá dois pulos de contente”, poemas de Fernando Pessoa com ilustração de Lisveth Ponce de León, foi a obra trabalhada, com leitura encenada, encontro com animadora e construção de materiais, conforme ilustram as fotografias. Entre rimas que saltam como crianças no recreio, versos que fazem cócegas e imagens que enchem os olhos de cor, o livro constituiu um convite à descoberta de que a poesia também pode ser jogo, música e espanto. A apreciação do trabalho desenvolvido ditou o seguinte resultado: EPE da Escola Básica Diogo Bernardes (1.º lugar), EPE da Escola Básica de Crasto (2.º lugar) e EPE da Escola Básica de Entre Ambos-os-Rios (3.º lugar).


Por sua vez, no 2.º Ciclo do Ensino Básico, os alunos foram desafiados a fazer uma leitura atenta de “Ali Babá e os quarenta ladrões”, tendo a qualidade do desempenho global justificado o primeiro lugar para Lara Lopes Cerqueira (6.º D), o segundo para Ana Valentina Araújo Gomes (6.º B) e a terceira posição para Matilde da Rocha Simão (6.º D).

“O rapaz ao fundo da Sala”, de Onjali Q. Raúf, foi a obra apresentada a concurso no 3.º Ciclo. Trata-se de um livro que salienta a importância da amizade, da empatia e da bondade num mundo tantas vezes intolerante e sem sentido, nomeadamente em relação aos refugiados. Os três alunos que apresentaram melhores resultados foram Leonor Abreu Gonçalves Rocha (8.º B), António Pires de Oliveira Parente Cerqueira (8.º C) e Núria Monteiro Gonçalves (8.º B).

Já no Ensino Secundário, foi trabalhado “Olha para os dois lados”, de Jasom Reynolds, um livro que retrata o percurso a pé de dez adolescentes entre a escola e casa, narrando as suas vidas, medos e alegrias, com a exploração de temas como bullying, racismo, amizade e dramas familiares. Os melhores desempenhos foram conseguidos, respetivamente, por Sara Sousa Gomes Cunha Velho (12.º A), Diana Leonor Brito Cerqueira (10.º A) e Leonor Imperadeiro Lemos (11.º A).

Os prémios, patrocinados pela Câmara Municipal de Ponte da Barca, vão ser entregues no decorrer da Feira do Livro do Município, agendada para os dias 20 a 24 de maio próximo, na Praça da República.

Parabéns a todos os participantes e continuação de boas leituras!

A Organização

quarta-feira, 22 de abril de 2026

OPINIÕES DE SEGUNDA

No “Opiniões de Segunda” desta semana, a Rose Cortez sublinha a urgência da promoção de um ambiente escolar atento, acolhedor, equilibrado, em que a saúde mental e o bem-estar sejam tão prioritários quanto o sucesso académico…

terça-feira, 14 de abril de 2026

50 anos da Constituição 

da República Portuguesa

O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca está a assinalar a passagem dos 50 anos da Constituição da República Portuguesa com uma exposição aberta ao público, até ao dia 25 de abril, no átrio do bloco C da Escola Secundária.

A exposição apresenta 16 cartazes – editados pela Associação para a Promoção Cultural da Criança, com ilustrações de outros tantos artistas –, que realçam alguns dos direitos fundamentais consagrados na Lei Fundamental do nosso país, que entrou em vigor há quase 50 anos, mais precisamente a 25 de abril de 1976.

A mostra recorda ainda todo o processo das eleições para a Assembleia Constituinte, divulgando os resultados a nível nacional e no Círculo Eleitoral de Viana do Castelo: três mandatos para o PPD (Abel Augusto Carneiro, António Joaquim da Silva Amado Leite de Castro e António Roleira Marinho); dois para o PS (Alberto Marques de Oliveira e Silva e Manuel Alfredo Tito de Morais, que chegou a ser substituído por Manuel Amadeu Pinto de Araújo Pimenta); e um para o CDS (António Pereira de Castro Norton de Matos).


Lembra ainda que a missão dos 250 deputados sufragados, no dia 25 de abril de 1975, nas primeiras eleições livres com sufrágio universal após a Revolução dos Cravos, era, precisamente, redigir uma nova Constituição para substituir a do regime do Estado Novo.

Esta tarefa foi dada como terminada a 02 de abril de 1976 – já lá vão 50 anos –, com a aprovação da Lei Fundamental, que consagra uma democracia parlamentar de tipo ocidental e, entre outros aspetos, define os direitos, liberdades e deveres dos cidadãos.

No período de funcionamento das atividades letivas, a exposição pode ser visitada pelas Comunidades Escolar e Educativa e pelo público em geral, num exercício de maturidade cívica e de cidadania proativa.

Biblioteca Escolar

segunda-feira, 13 de abril de 2026

OPINIÕES DE SEGUNDA

Na crónica desta semana, a Letícia Pousada fala dos desafios da adolescência. E sublinha como é importante saber enfrentá-los: “Basta a inspiração ser diferente, que tudo se torna mais fácil e bonito.”

terça-feira, 24 de março de 2026

Sarau de Poesia celebra 

a Palavra bem dita e cantada

Cerca de meia centena de alunos, familiares e amigos deram vida ao Sarau de Poesia, que assinalou o Dia do Pai, o Dia Mundial da Poesia e a chegada da primavera.

O Sarau, que se realizou à noite, no Auditório Municipal lotado, afirmou-se como um momento alto de celebração do processo educativo, fazendo apelo à apetência pela Poesia bem dita e cantada e à sensibilidade artística e cultural em geral.

Pelo palco passaram leitores da Educação Pré-escolar ao 12.º ano e também familiares, assinalando-se ainda a participação especial de Zezé Fernandes.

Num ambiente de partilha profundamente envolvente, pela emoção transmitida e pela qualidade das apresentações, todos deram voz, pela leitura e pelo canto, a textos de consagrados autores portugueses, com destaque para criações de poetas locais, como Manuel Parada e Jaime Ferreri.

Este evento, que já se tornou uma tradição, foi promovido pela Biblioteca Escolar, em articulação com o Grupo de Português (300) e em parceria com os Pelouros da Educação e Cultura da Câmara Municipal, tendo em vista o reforço do compromisso conjunto com a promoção da leitura, da cultura e da arte.

Viva a poesia!

Biblioteca Escolar

segunda-feira, 23 de março de 2026

OPINIÕES DE SEGUNDA

Vivemos dependentes da internet e do telemóvel. Mas, na crónica desta semana, a Joana Rocha sublinha a importância de um outro meio de comunicação – a Rádio. E, a demonstrá-lo, recorda duas situações vividas recentemente...