quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Mais 52 estudantes 
no Ensino Superior público
52 jovens que, recentemente, concluíram o seu percurso na Escola Secundária de Ponte da Barca, acabam de ver concretizado um dos seus grandes objetivos: o ingresso no Ensino Superior público.
A estes 52 novos caloiros, importa acrescentar ainda dois estudantes que optaram por instituições universitárias estrangeiras, nomeadamente uma aluna que já está a frequentar Engenharia Aeronáutica na Clarkson University, em Potsdam, Nova Iorque (Estados Unidos), e um outro que está a ultimar o ingresso numa universidade na Inglaterra.
Festa de Finalistas do 12.º ano 2015/2016
De acordo com os resultados da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso, a maior parte destes estudantes tem ainda um motivo acrescido para festejar, na medida em foram colocados na primeira escolha, iniciando, assim, uma nova etapa da sua formação na área que corresponde aos seus centros de interesse prioritários.
Por falar em centros de interesse, o Curso de Gestão é o que lidera a lista de colocações, com cinco ingressos, seguindo-se Engenharia Informática, que regista quatro caloiros, e Contabilidade, Psicologia, Ciências do Desporto e Ciências da Comunicação, todos com três.
Com duas colocações surgem os cursos de Design de Moda, Marketing e Comunicação Empresarial, Marketing, Direito e Educação Básica.
Os restantes 21 novos estudantes universitários acederam a outros tantos cursos distintos, a saber: Turismo, Comunicação e Relações Públicas, Design Gráfico e Multimédia, Design do Produto, Gestão de Empresas, Contabilidade e Fiscalidade, Contabilidade e Administração, Filosofia, Sociologia, História, Geografia, Medicina, Enfermagem, Ciências do Ambiente, Ciências da Computação, Ciência de Computadores, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Mecânica, Tecnologia da Comunicação Audiovisual, Teatro e Artes Performativas, e Fotografia.

Parabéns e bom (per)curso!
No que diz respeito ao mapa das colocações, o critério da proximidade geográfica parece ter desempenhado um papel determinante. Com efeito, cerca de metade dos novos caloiros foi colocada nas vizinhas cidades de Braga (Universidade do Minho – 15 ingressos) e Viana do Castelo (Instituto Politécnico – 10).
Para o Porto vão estudar 12 jovens (sete para a Universidade do Porto e cinco para o Instituto Politécnico), enquanto cinco foram colocados na Covilhã (Universidade da Beira Interior), dois em Vila Real (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) e dois na Universidade de Lisboa.
Por fim, a Universidade de Coimbra e os Institutos Politécnicos de Bragança, Viseu, Guarda, Leiria e Tomar recebem um caloiro cada.
Parabéns aos estudantes, às respetivas famílias e à Escola Secundária e Agrupamento em geral! A todos os 54 jovens que agora estão a iniciar uma nova fase da sua caminhada, desejamos as maiores felicidades e sucesso pessoal e académico, sempre na certeza de que “o céu é o limite!”.
Quanto ao (per)curso para esta utopia que desafia cada um a voar “por mares nunca dantes navegados”, já o conhecem, porque no 12.º ano estudaram Ricardo Reis:
“Para ser grande, sê inteiro: nada
        Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
        No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
        Brilha, porque alta vive.”
Prof. Luís Arezes

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Concurso Nacional de Leitura

Duas alunas da Barca representa 
o Alto Minho na final nacional 
 
Sara Arezes e Cristina Azevedo,
na companhia de José Carlos Malato
A Escola Secundária de Ponte da Barca representou o Distrito de Viana do Castelo na final nacional do Concurso Nacional de Leitura, que se realizou na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira.
Pela primeira vez na história do certame, que já vai na sua 10.ª edição, a representação do Alto Minho nos dois escalões em disputa esteve a cargo de alunos da mesma escola, nem mais nem menos do que a Escola Secundária de Ponte da Barca: Sara Arezes (3.º Ciclo) e Cristina Azevedo (Secundário).

A final nacional foi uma grande festa do livro e da leitura que reuniu os finalistas dos 18 Distritos do território continental, da Madeira e dos Açores e ainda três alunos selecionados no âmbito do ensino do Português no estrangeiro, num total de 43 participantes nos dois escalões.
A sessão foi apresentada por José Carlos Malato, com duas intervenções em direto para o programa da tarde de RTP 1.
Da jornada de convívio e de troca de experiências à volta do livro e da leitura (e não só!), constou ainda uma visita guiada ao castelo de Santa Maria da Feira e um contacto muito próximo com os preparativos para a XX Viagem Medieval em Terra de Santa Maria que, de 27 de julho a 7 de agosto, vai animar o centro histórico de Santa Maria da Feira e recriar episódios do reinado de D. Dinis.

Participantes na final do CNL, junto ao castelo de Santa Maria da Feira
Para Sara Arezes e Cristina Azevedo, esta foi uma experiência enriquecedora e profundamente gratificante, pelo empenho e dedicação que manifestaram e pela forma como souberam dignificar Ponte da Barca e o Alto Minho. Mais uma vez, deram voz, na primeira pessoa, à importância do livro e da leitura enquanto ferramenta que abre horizontes de vida, com espírito crítico, autonomia e lucidez

Recorde-se que o Concurso Nacional de Leitura é uma atividade promovida pelo Plano Nacional de Leitura (PNL), em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), o Camões IP – Instituto da Cooperação e da Língua, a Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE) e a RTP 1.
Prof. Luís Arezes

quinta-feira, 7 de julho de 2016

SOLIDARIEDADE

ALUNOS DO 9.º C MOBILIZAM 
"BARCA DE APOIO AOS REFUGIADOS"

Os alunos da turma C do 9.º ano da Escola Secundária de Ponte da Barca dinamizaram, nos meses de maio e junho, o projeto “Barca de Apoio aos Refugiados”.
A iniciativa, promovida no âmbito da Disciplina de Oferta Curricular Complementar e sob orientação da professora Ana Cunha Velho, surgiu na sequência da abordagem do tema da solidariedade.
Neste âmbito, os alunos decidiram promover uma campanha de angariação de fundos para apoiar uma família de refugiados recentemente acolhida na região.
Com o contributo da população e de empresários locais, os jovens conseguiram arrecadar mil euros, montante que uma delegação da turma já entregou à família em causa. 
Grupo de alunos do 9.º C, acompanhado da família Hanan.
Deslocando-se a Braga, à instituição que está a acompanhar os refugiados, os jovens barquenses tiveram oportunidade de conhecer a família Hanan: o pai Kamal, a mãe Zainab e os seus quatro filhos – Aicha de 6 anos, Amir de 5, Media de 4 e Shirin, de apenas 7 meses.
O seu processo de integração está a ser muito fácil, graças ao acolhimento por parte da população em geral e da juventude em particular.
Esta família síria chegou a Portugal em meados de maio, vinda de um campo de refugiados na Grécia, após um ano dramático de fuga da guerra e de itinerância pela Europa.
Para o sucesso desta ação, colaboraram os seguintes parceiros: Pastelaria Delícias da Barca, Placovez L.da, Restaurante O Brasileiro, Padaria Três Irmãos, Autopneus Ponte da Barca, Pastelaria Caracas, João Cerqueira Pereira L.da, Bignec, Novamente, M Acessórios e Companhia, Talho Cunha, Foto Rato, Soninha Beauty and Spa, Joaquim Moreira Contabilidade, Glamour Shopping, Luísa Guimarães Cabeleireiros, Parede de Memórias L.da, Hair Fashion Cabeleireiros, Capta Formas L.da, J. Barbosa e C. Silva L.da, Fribarca, Florista Barca Flor, Pizzaria Don Chivita, Climadry, Supermercado Santa Rita, Crisport, Suporte Actual, Kibom, Joibarca, Antígona, Ourivesaria Dias, Foto Beleza, Café Central, Talho Cruz, O Moinho, Vai à Fava, In Tapas Veritas, Óptica Dias e Silva Vieira, Irmãos L.da.
Associaram-se ainda ao projeto a Direção do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, as paróquias de Lavradas, de Bravães e de Ponte da Barca e o Rotary Club de Ponte da Barca, que ofereceu calçado e vestuário.

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Roteiro Interdisciplinar

Literatura mobiliza alunos e família 
na criação de trabalhos artísticos

Durante o interregno letivo da Páscoa e o 3.º período, os discentes do 7.º A da Escola Secundária de Ponte da Barca dinamizaram um roteiro interdisciplinar, em torno da obra de leitura obrigatória intitulada “História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar”, de Luís Sepúlveda.

A prática pedagógica decorreu no âmbito da disciplina de Português e contou com a colaboração de alguns encarregados de educação e de outros familiares que se dispuseram a participar na elaboração dos trabalhos manuais propostos.
Pondo em prática conhecimentos abrangentes a outras disciplinas, a atividade teve como objetivos promover o prazer de ler, estimular o desenvolvimento de competências no âmbito da leitura e da compreensão de textos, e ainda proporcionar momentos agradáveis que transportassem aos alunos ao mundo mágico dos contos e das histórias. Além disso, pretendeu-se também contribuir para o desenvolvimento da sua criatividade, em sintonia com diferentes membros da família, favorecendo a formação dos nossos alunos, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como seres autónomos, livres e solidários.
 
         Os trabalhos consistiram na leitura e organização de um portefólio e construção de maquetes, usando diferentes tipos de materiais. O roteiro construído – sempre baseado no enredo da obra em estudo – abrangeu, essencialmente, conhecimentos nas áreas de História, Geografia, Ciências e Educação Visual.
A metodologia adotada foi a pesquisa, recolha de dados, tratamento da informação, através da elaboração e correção de textos escritos.
Em suma, pretendeu-se contribuir para uma prática de dinamização da leitura, trabalhando de forma articulada com a família, no sentido de formar equipas educativas coesas e cooperantes, traduzindo-se num “continuum” enriquecedor para todos.
A culminar este processo, os trabalhos foram expostos na biblioteca, onde a comunidade escolar teve oportunidade de apreciar e de aplaudir a qualidade das peças criadas.
Professora Lucília Oliveira

quarta-feira, 8 de junho de 2016

PARLAMENTO DOS JOVENS | SECUNDÁRIO

Dois dias de Pura Política

Teve lugar, nos dias 23 e 24 de maio, em Lisboa, mais uma sessão nacional do Parlamento dos Jovens/ Secundário.

Devido ao excelente trabalho desempenhado na sessão distrital, o Alto Minho foi representado na sessão nacional pela Escola Secundária de Ponte da Barca e pela Escola Secundária Sidónio Pais (Caminha).
Desta forma, Ana Silva e Mariana Lopes, da nossa Escola, e Diogo Santos e João Matos, da Escola de Caminha, foram os deputados eleitos, sendo Mariana Lopes escolhida para porta-voz.



           No primeiro dia de trabalho, os deputados foram agrupados por comissões, com a nossa delegação a integrar a terceira, juntamente com deputados de Beja, Santarém, Lisboa, Aveiro, Açores e Viseu.
Nesta fase, cada “equipa” procedeu à apresentação dos seus projetos de recomendação, seguindo-se um período de debate. E foi assim, entre muita discussão de pontos de vista e votações, que se passou à aprovação, em sede de comissão, do projeto de recomendação a apresentar na sessão plenária.

Depois de todas as alterações efetuadas e dos projetos de recomendação das várias comissões estarem aprovados, encerrou-se o primeiro dia de trabalho com um espetáculo de ginástica e uma atuação de dança. Veio depois o merecido jantar, momento extremamente enriquecedor, pois permitiu o convívio de todos de uma maneira menos formal.
O segundo dia teve início por volta das 10 horas, na sala das Sessões da Assembleia da República, onde deputados de todos os grupos parlamentares responderam às questões colocadas pelos jovens deputados, que já haviam sido previamente escolhidas, nas comissões.
Posto isto, os jovens parlamentares passaram o restante dia em pleno debate para encontrarem o projeto final com todas as medidas que achavam convenientes para a resolução do tema em debate, nomeadamente, "Portugal: assimetrias litoral/interior  - que desafios?"
Ao fim de um longo dia de trabalho e com o projeto final concluído, os porta-vozes deixaram os seus votos para a sessão do Parlamento dos Jovens do ano que aí vem e as considerações e reflexões dos dias de trabalho.

O encerramento destes dois dias incríveis, vividos em Lisboa, não poderia ter terminado da melhor forma, com todos os presentes a cantar o Hino Nacional.
Luana Silva (11.º ano), jornalista

terça-feira, 31 de maio de 2016

A vida precisa de Literatura?



Trabalho realizado pelos alunos do Curso Profissional de Técnico de Multimédia (11.º E), sob orientação do professor Pedro Cerqueira, para a tertúlia "A vida precisa de Literatura?" que decorreu no âmbito da Feira do Livro do Município de Ponte da Barca.

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Exposição de trabalhos Ensino Especial/ Oficina das Artes


"A Arteterapia promove o encontro da pessoa de si para consigo mesma, de forma suave, lúdica, sem artifícios invasivos e admoestadores. É, sobretudo, sensível às suas necessidades e sonhos de realização!"
“A arteterapia baseia-se no pressuposto de que o processo criativo envolvido na atividade artística é terapêutico e enriquecedor da qualidade de vida das pessoas.”
“Por meio do criar em arte e do refletir sobre os processos e trabalhos artísticos resultantes, as pessoas podem ampliar o conhecimento de si e dos outros, aumentar a sua autoestima, lidar melhor com sintomas, estresses e experiências traumáticas, desenvolver recursos físicos, cognitivos e emocionais e desfrutar do prazer vitalizador do fazer artístico.”
Sylvio Le Sueur


Está patente na Biblioteca Escolar da Escola Básica Diogo Bernardes um conjunto de trabalhos artísticos desenvolvidos no âmbito da estrita colaboração, transdisciplinaridade, entre as Unidades Multidisciplinares de Apoio à Multideficiência e a Oficina das Artes, A.P.A Ed. Visual/ A.P.A. Ed. Tecnológica, bem como das solicitações de colaboração com a Biblioteca Escolar.


Os trabalhos diversificados e multissensoriais versam entre a ilustração, a pintura, a instalação de elementos figurativos, a construção de figuras tridimensionais com aproveitamento de tecidos e de outros materiais reciclados, inspirando-se nas Histórias adaptadas "A que sabe a lua", "A Joaninha vaidosa", "Era uma vez um bruxa", "A girafa que comia estrelas", "O Principezinho", "um Presente de Natal", que, ao longo da programação das Semanas da Leitura decorridas na nossa Escola, serviram o propósito de aprofundar nos alunos o gosto pela leitura e pelas artes numa perspetiva eclética e multissensorial, estimulando as múltiplas inteligências pelo belo, pela sua melhor qualidade de vida, valorização da sua autoestima e respeito pela sua condição humana, produzindo, fruindo e dando a conhecer o seu trabalho, fundamentos subjacentes à filosofia de base da abordagem multidisciplinar inerente à Arte Terapia.
Este trabalho só foi possível graças ao empenho, dedicação, participação entusiasta e partilha de todos os seus intervenientes. Desfrutem!
Prof. José Mário Gonçalves