quinta-feira, 3 de março de 2016

Escola Secundária de Ponte da Barca
vence distrital do Parlamento dos Jovens

A Escola Secundária de Ponte da Barca está duplamente de parabéns, pois venceu a fase distrital do Parlamento dos Jovens 2016, tanto no Básico como no Secundário.
Equipas do Secundário e do Básico,
acompanhadas da coordenadora do projeto, professora Madalena Peres
No dia 29 de fevereiro, os alunos do ensino secundário esgrimiram os seus argumentos na defesa do seu projeto de recomendação, subordinado ao tema “Portugal: Assimetrias Litoral/ Interior. Que soluções?”, evidenciando a sua capacidade de debater, analisar e argumentar.
Convenceram as restantes escolas do distrito a elegê-los como representantes do Alto Minho, na Assembleia da República, nos dias 22 e 23 de maio, em parceria com a Escola Sidónio Pais, de Caminha. Assim, a Mariana Lopes e a Ana Silva são as deputadas efetivas. Na sua companhia seguirá também a Luana Silva, a quem compete fazer a reportagem do evento, no papel de jornalista.
No dia 1 de março, foram os alunos do Básico que brilharam na representação da nossa Escola na sessão distrital. A Sara Arezes, o Vasco Ribeiro e o Guilherme Santos revelaram-se invencíveis na defesa do seu Projeto de Recomendação sobre o tema “Racismo, Preconceito, Discriminação. Ao debate!”. Sobressaíram, neste debate, a jovialidade, o espírito de partilha, a tolerância, a par da responsabilidade, do empenho e da resiliência dos nossos mais jovens deputados!
Têm já lugar assegurado rumo a Lisboa, nos dias 2 e 3 de maio, onde, mais uma vez, vão mostrar as suas capacidades no debate que terá lugar na Assembleia da República. O Guilherme Santos encarregar-se-á de fazer a reportagem. Com eles seguem também deputados eleitos da Escola de Barroselas e do Colégio de Campos, em Vila Nova de Cerveira.
Professora Madalena Peres

quarta-feira, 2 de março de 2016

Beatriz Lamas Oliveira fala da paixão
pela escrita e pela Natureza


A paixão pela leitura e pela escrita e o amor à Natureza e à vida selvagem estiveram no centro de uma interessante conversa que Beatriz Lamas Oliveira manteve com os alunos do 5.º ano da Escola Básica Diogo Bernardes.
Ao longo de duas sessões, a autora de “O Mocho Sábio” e “O Clube das Efes” partilhou com os discentes o seu fascínio pelo universo dos livros e do desenho/ pintura, segredando-lhes que para se gostar de escrever é preciso apanhar o gosto pela leitura.
Dr. Carlos Louro, Diretor do Agrupamento,
oferecendo uma lembrança à convidada
A escritora foi presenteada com um quadro pintado pela Professora Carmem Coelho:
as doninhas Faia, Flor e Freixo inspiraram o trabalho.
“Quando era miúda, descobri este mundo fantástico e comecei a ler tudo o que encontrava, lia, lia, lia, muitas vezes às escondidas, apesar de os adultos me dizerem que fazia mal aos olhos e cansava a cabeça. Foi o início da paixão pela escrita, porque ler estimula a imaginação” – explicou Beatriz Lamas Oliveira.
Convidada pela Biblioteca Escolar no âmbito do ciclo “À conversa com…”, a escritora falou em pormenor da sua mais recente obra – “O Clube das Efes” – e da aldeia no Entre Douro e Minho onde tudo acontece e onde não há o mínimo ruído que incomode os animais.
Com o apoio das ilustrações do livro – de que também é autora –, Beatriz Lamas Oliveira recontou a história a uma plateia de alunos sempre muito atenta e desperta para a importância da proteção da Natureza, bem personificada na figura do protagonista, o Filipe, e no seu interesse pela vida selvagem e pelas doninhas Faia, Flor e Freixo.
Beatriz Lamas Oliveira é médica e, desde a adolescência, desenha, pinta e escreve, atividades que considera essenciais para se sentir útil, viva e em estreita relação com a Natureza. Em 1999, esteou-se com o romance “O Inseto Imperfeito” e, recentemente, lançou uma coleção sobre vida selvagem, direcionada para crianças e adolescentes. Depois de “O Mocho Sábio” e “O Clube das Efes”, está para breve o terceiro título, “A Raposa Sebastiana”.  
Prof. Luís Arezes

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

O 11.º foi ao teatro!


Decorreu no passado dia 16 de fevereiro uma visita de estudo dos alunos do décimo primeiro ano, no âmbito da disciplina de português, com o objetivo de motivar os alunos para a leitura integral de “Os Maias”, de Eça de Queirós, e contactar com o universo da representação teatral.
Os alunos assistiram à peça no Cineteatro Garrett, na Póvoa de Varzim. A companhia responsável por esta apresentação, ETCetera Teatro, tem vindo a desenvolver novos projetos e tem-se mostrado empenhada em relacionar a obra com a realidade dos jovens de hoje em dia.
Desta forma, foi possível aos alunos estimular a sua criatividade, imaginação, iniciativa e espírito crítico. Para além disto, os discentes não só se mostraram interessados, tendo interagido com os atores, como também participaram na parte inicial da peça.  
Os alunos do 11º A

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Alunos aplaudem adaptação teatral de “O Rapaz de Bronze”
  

Os alunos do 4.º ano e a turma do 5.º D da Escola Básica Diogo Bernardes assistiram a uma adaptação teatral da obra “O Rapaz de Bronze”, de Sophia de Mello Breyner Andresen, pelo Grupo de Teatro da Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura.
O espetáculo aconteceu no auditório da Casa de Santo António do Buraquinho e proporcionou aos discentes uma magnífica abordagem de um livro indicado pelas Metas Curriculares para o trabalho de educação literária no 5.° ano e recomendado pelo PNL para leitura autónoma. 
Com esta atividade, tiveram oportunidade de apurar a sua sensibilidade estética, apreciando os múltiplos códigos cénicos que os seus colegas atores fizeram questão de exibir em palco, nomeadamente, adereços, movimento, cor, som e voz.
A adaptação teatral proporcionou ainda um excelente contributo em termos de enriquecimento cultural, favorecendo o sucesso educativo, ao mesmo tempo que reforçou o intercâmbio entre as duas instituições escolares, na sequência, aliás, do que já vem acontecendo de há alguns anos a esta parte.
Uma palavra de aplauso ao excelente desempenho do Grupo de Teatro da EBS de Paredes de Coura, sob o orientação da professora Ana Costa, e também um agradecimento pela disponibilidade que manifesta para, em articulação com a Biblioteca Escolar, partilhar mais uma vez o seu trabalho com alunos de Ponte da Barca, que se mostraram encantados, aplaudindo com entusiasmo.
Constituída por quatro capítulos (As flores, O Gladíolo, Florinda e A Festa), a obra apresenta-nos um jardim maravilhoso, onde existe uma estátua que, à noite, se enche de vida e reina sobre todas as plantas, com justiça e sensatez. Florinda conhece o Rapaz de Bronze e vive uma dessas noites mágicas em que a verdadeira natureza dos seres se revela.
Prof. Luís Arezes

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Viajar no tempo com o Anjo e o Diabo

Os alunos do 9.º ano da Escola Secundária de Ponte da Barca deslocaram-se a Braga para assistir à representação da peça de teatro “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente, levada à cena pelo grupo de teatro “Arte D’Encantar”.
Aproveitaram ainda a deslocação a Braga para visitar o emblemático Palácio do Raio, recentemente inaugurado, após uma profunda remodelação. O Palácio do Raio é uma das mais importantes obras de arquitetura barroca do país e um dos “ex-libris” da cidade dos arcebispos.

Os alunos foram convidados a conhecer a história da Irmandade e da Misericórdia de Braga, no edifício que, durante várias décadas, acolheu serviços hospitalares. No Centro Interpretativo, foi possível viajar pela história multissecular da Santa Casa, através de dez núcleos temáticos - da arte sacra, à pintura, passando pela escultura e cerâmica, até à ourivesaria e ainda artigos da botica, utensílios médicos e documentos que guardam os cuidados de saúde prestados. Destaca-se também o património imaterial relacionado com a afamada procissão do “Ecce Homo”, organizada na Semana Santa, com lanternas, bandeiras e farricocos e fogaréus.
Depois de um almoço apetecível, mas necessariamente rápido, porque a máquina do tempo já aguardava, os alunos deslocaram-se ao Auditório Vita para visualizar a obra mais conhecida de Gil Vicente – o “Auto da Barca do Inferno” – uma sátira impiedosa da sociedade portuguesa do século XVI.
Os atores encarnaram na perfeição as personagens num espetáculo feito de luz, cor, ritmo, comicidade, interação com o público… A magia do teatro deliciou os espetadores.
Um bem-haja a todos, por manterem viva esta Arte de Encantar.
Professora Isabel Gonçalves

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Visita de estudo ao Museu D. Diogo de Sousa e Mosteiro de Tibães


Decorreu mais uma visita de estudo dos alunos da Escola Secundária de Ponte da Barca, que frequentam o 7.º ano de escolaridade.
Esta atividade proposta pelas Edições “Opera Omnia” e BE/CRE foi ao encontro dos objetivos/ finalidades da disciplina de História, contribuindo para o alcance dos objetivos do Projeto Educativo: “Promover o sucesso educativo dos alunos, tendo em vista a sua formação integral” e “desenvolver práticas integradas entre o saber e o saber-fazer, valorizando de forma igualmente equilibrada todas as áreas do conhecimento”.
Os alunos visitaram o Museu D. Diogo de Sousa e o Mosteiro de Tibães, com o propósito de contribuir para a valorização do património arqueológico e arquitetónico local, como estratégia para a preservação da memória coletiva; consolidar conhecimentos adquiridos (o Mundo Romano no apogeu do Império; a Romanização do nosso território e a vida quotidiana no Império Romano; a arte portuguesa do século XVIII; a arte e a mentalidade barrocas); mobilizar e aplicar conhecimentos das várias áreas disciplinares envolvidas; despertar nos alunos o interesse pelo passado, para melhor compreender o presente; promover a interdisciplinaridade; fomentar valores de autonomia, partilha e entreajuda; desenvolver o espírito crítico e a curiosidade intelectual; proporcionar momentos de convivência e cooperação entre alunos e professores.
Os alunos mostraram-se muito interessados, fazendo intervenções, pondo questões pertinentes e revelando grande entusiasmo.
A professora de História,
Maria Paula Santos Silva

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Alunos do 5.º ano viajam pela História Local


Os alunos do 5.º ano participaram numa sessão sobre História local, dinamizada pela Biblioteca Escolar/ Centro de Recursos Educativos, em articulação com a disciplina de Oferta Curricular Complementar (OCC), lecionada pelo prof. Paulo Castro.
No âmbito da unidade “História e Cultura locais”, a iniciativa proporcionou a cada uma das seis turmas uma viagem no tempo, centrada na temática “Origem de Ponte da Barca, terra natal de Diogo Bernardes”.
Sob a orientação do professor Luís Arezes, coordenador da equipa da Biblioteca Escolar, os alunos recuaram com grande interesse e curiosidade aos séculos medievais dos peregrinos de Santiago de Compostela e da travessia do rio Lima na “Barca” e, posteriormente, na “Ponte da Barca”.

Particular atenção mereceu o glorioso mês de outubro de 1386, quando Ponte da Barca foi “Capital do Reino”, com D. João I e a sua numerosa comitiva de cerca de dois mil homens aqui estiveram acampados, durante 23 dias.
Os primórdios da Terra da Nóbrega, sob a proteção da fortaleza com o mesmo nome, o castelo de Lindoso e os mosteiros românicos de Bravães, S. Martinho de Crasto e Vila Nova de Muía constituíram outras etapas desta viagem que, num segundo momento, acompanhou o percurso de vida de Diogo Bernardes.
“O Poeta do Lima”, que é o patrono da Escola Básica de Ponte da Barca, fascinou os alunos, com os momentos de glória da sua existência, mas também com os períodos negros que conseguiu vencer.
Entre estes, destaque para o desastre de Alcácer Quibir, no dia 4 de agosto de 1578, onde o poeta se encontrava para cantar a grandeza da sonhada vitória que, afinal, redundaria numa profunda tragédia.
Passados mais de quatro séculos, os alunos do 5.º ano aperceberam-se ainda das marcas da presença de Diogo Bernardes na sua terra natal, seja na rua com o seu nome, seja no Jardim dos Poetas, seja na Universidade Sénior e na Escola Básica.
Com esta atividade centrada na História e Cultura locais, procurou-se avivar a memória e reforçar a identidade e sentido de pertença dos alunos a uma comunidade multissecular, aprofundando a sua autoestima, seguros de que só podemos amar aquilo que conhecemos.
A Organização