quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Viajar no tempo com o Anjo e o Diabo

Os alunos do 9.º ano da Escola Secundária de Ponte da Barca deslocaram-se a Braga para assistir à representação da peça de teatro “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente, levada à cena pelo grupo de teatro “Arte D’Encantar”.
Aproveitaram ainda a deslocação a Braga para visitar o emblemático Palácio do Raio, recentemente inaugurado, após uma profunda remodelação. O Palácio do Raio é uma das mais importantes obras de arquitetura barroca do país e um dos “ex-libris” da cidade dos arcebispos.

Os alunos foram convidados a conhecer a história da Irmandade e da Misericórdia de Braga, no edifício que, durante várias décadas, acolheu serviços hospitalares. No Centro Interpretativo, foi possível viajar pela história multissecular da Santa Casa, através de dez núcleos temáticos - da arte sacra, à pintura, passando pela escultura e cerâmica, até à ourivesaria e ainda artigos da botica, utensílios médicos e documentos que guardam os cuidados de saúde prestados. Destaca-se também o património imaterial relacionado com a afamada procissão do “Ecce Homo”, organizada na Semana Santa, com lanternas, bandeiras e farricocos e fogaréus.
Depois de um almoço apetecível, mas necessariamente rápido, porque a máquina do tempo já aguardava, os alunos deslocaram-se ao Auditório Vita para visualizar a obra mais conhecida de Gil Vicente – o “Auto da Barca do Inferno” – uma sátira impiedosa da sociedade portuguesa do século XVI.
Os atores encarnaram na perfeição as personagens num espetáculo feito de luz, cor, ritmo, comicidade, interação com o público… A magia do teatro deliciou os espetadores.
Um bem-haja a todos, por manterem viva esta Arte de Encantar.
Professora Isabel Gonçalves

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Visita de estudo ao Museu D. Diogo de Sousa e Mosteiro de Tibães


Decorreu mais uma visita de estudo dos alunos da Escola Secundária de Ponte da Barca, que frequentam o 7.º ano de escolaridade.
Esta atividade proposta pelas Edições “Opera Omnia” e BE/CRE foi ao encontro dos objetivos/ finalidades da disciplina de História, contribuindo para o alcance dos objetivos do Projeto Educativo: “Promover o sucesso educativo dos alunos, tendo em vista a sua formação integral” e “desenvolver práticas integradas entre o saber e o saber-fazer, valorizando de forma igualmente equilibrada todas as áreas do conhecimento”.
Os alunos visitaram o Museu D. Diogo de Sousa e o Mosteiro de Tibães, com o propósito de contribuir para a valorização do património arqueológico e arquitetónico local, como estratégia para a preservação da memória coletiva; consolidar conhecimentos adquiridos (o Mundo Romano no apogeu do Império; a Romanização do nosso território e a vida quotidiana no Império Romano; a arte portuguesa do século XVIII; a arte e a mentalidade barrocas); mobilizar e aplicar conhecimentos das várias áreas disciplinares envolvidas; despertar nos alunos o interesse pelo passado, para melhor compreender o presente; promover a interdisciplinaridade; fomentar valores de autonomia, partilha e entreajuda; desenvolver o espírito crítico e a curiosidade intelectual; proporcionar momentos de convivência e cooperação entre alunos e professores.
Os alunos mostraram-se muito interessados, fazendo intervenções, pondo questões pertinentes e revelando grande entusiasmo.
A professora de História,
Maria Paula Santos Silva

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Alunos do 5.º ano viajam pela História Local


Os alunos do 5.º ano participaram numa sessão sobre História local, dinamizada pela Biblioteca Escolar/ Centro de Recursos Educativos, em articulação com a disciplina de Oferta Curricular Complementar (OCC), lecionada pelo prof. Paulo Castro.
No âmbito da unidade “História e Cultura locais”, a iniciativa proporcionou a cada uma das seis turmas uma viagem no tempo, centrada na temática “Origem de Ponte da Barca, terra natal de Diogo Bernardes”.
Sob a orientação do professor Luís Arezes, coordenador da equipa da Biblioteca Escolar, os alunos recuaram com grande interesse e curiosidade aos séculos medievais dos peregrinos de Santiago de Compostela e da travessia do rio Lima na “Barca” e, posteriormente, na “Ponte da Barca”.

Particular atenção mereceu o glorioso mês de outubro de 1386, quando Ponte da Barca foi “Capital do Reino”, com D. João I e a sua numerosa comitiva de cerca de dois mil homens aqui estiveram acampados, durante 23 dias.
Os primórdios da Terra da Nóbrega, sob a proteção da fortaleza com o mesmo nome, o castelo de Lindoso e os mosteiros românicos de Bravães, S. Martinho de Crasto e Vila Nova de Muía constituíram outras etapas desta viagem que, num segundo momento, acompanhou o percurso de vida de Diogo Bernardes.
“O Poeta do Lima”, que é o patrono da Escola Básica de Ponte da Barca, fascinou os alunos, com os momentos de glória da sua existência, mas também com os períodos negros que conseguiu vencer.
Entre estes, destaque para o desastre de Alcácer Quibir, no dia 4 de agosto de 1578, onde o poeta se encontrava para cantar a grandeza da sonhada vitória que, afinal, redundaria numa profunda tragédia.
Passados mais de quatro séculos, os alunos do 5.º ano aperceberam-se ainda das marcas da presença de Diogo Bernardes na sua terra natal, seja na rua com o seu nome, seja no Jardim dos Poetas, seja na Universidade Sénior e na Escola Básica.
Com esta atividade centrada na História e Cultura locais, procurou-se avivar a memória e reforçar a identidade e sentido de pertença dos alunos a uma comunidade multissecular, aprofundando a sua autoestima, seguros de que só podemos amar aquilo que conhecemos.
A Organização

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Comandante Taveira alerta alunos para os perigos na internet

Alunos do 4.º e do 5.º anos da Escola Básica Diogo Bernardes participaram num colóquio sobre utilização segura da internet, com a presença do Comandante Gustavo Taveira, do Posto Territorial de Ponte da Barca da Guarda Nacional Republicana.
Distribuídos por duas sessões, os alunos foram alertados para a importância de uma navegação segura, consciente e responsável na internet, evitando sempre situações de risco como, por exemplo, o fornecimento de dados pessoais, pelas consequências desastrosas que tal descuido pode acarretar.
Outra chamada de atenção teve a ver com os cuidados que é necessário ter quando nos deixamos seduzir pelos jogos “online”, porque, na maioria dos casos, acabam por nos aliciar para comportamentos de risco, facultando informações que nunca devem ser divulgadas.
Recorrendo à projeção de materiais multimédia, o Comandante Taveira alertou ainda os alunos para os perigos do “phishing”  (forma de fraude eletrónica, caracterizada por tentativas de adquirir dados pessoais de diversos tipos), do “cyberbulling” ou assédio virtual e para o perigo da dependência da internet, em prejuízo, por exemplo, do estudo e do descanso.
Tratou-se de uma conversa muito interessante que prendeu a atenção dos miúdos que não se cansaram de colocar questões e de partilhar experiências, confessando, inclusive, que falsearam dados pessoais para se registarem e criarem a sua página no “facebook”.
Estas sessões foram promovidas pelo Grupo 550 (Informática), em articulação com a Biblioteca Escolar e a equipa PTE, e aconteceram no âmbito da celebração do Dia Internacional da Internet Segura que, todos os anos, se celebra em fevereiro.
Em 2016, a jornada decorre na próxima terça-feira, dia 9, sob o lema "Assuma o seu papel para uma internet melhor".
Prof. Luís Arezes  

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Parlamento dos Jovens 2016 – sessão escolar


      A Escola Secundária de Ponte da Barca teve a honra de receber uma representação da Assembleia da República, nas pessoas dos deputados Abel Baptista e Carlos Abreu Amorim.
     Na primeira sessão, estiveram em foco os alunos do Ensino Básico, na abordagem do tema “Racismo, Preconceito, Discriminação – Ao debate!”. Após um animado debate, foi confirmada a equipa que representará a Escola na sessão distrital. Assim, o grupo de trabalho procedeu à elaboração das medidas para o Projeto de Recomendação, a defender no dia 1 de março. Cabe a Sara Arezes coordenar a equipa de que fazem parte Vasco Ribeiro e Guilherme Santos, todos do 9.º ano.

      O debate dos alunos do Ensino Secundário teve como tema “Portugal: Assimetrias Litoral/Interior. Que soluções?”. Após uma interessante e esclarecedora abordagem por parte de Carlos Abreu Amorim, houve ainda tempo para a colocação de algumas questões pelo do grupo de trabalho, que em muito terão contribuído para a redação das medidas constantes do seu Projeto de Recomendação. No dia 29 de fevereiro, representarão a Escola em Viana do Castelo Mariana Lopes, Ana Silva, Luana Silva e Guilherme Marques.
     Sabemos que, à semelhança dos anos anteriores, a Escola Secundária de Ponte da Barca será muito bem representada pelos nossos jovens deputados!
Professora Madalena Peres

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Rede de Bibliotecas Escolares destaca como boa prática
programa de rádio “Leituras e Companhia”

O portal da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) apresenta em destaque o programa de rádio “Leituras e Companhia”, que a equipa da Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, sob a coordenação do Prof. Renato Ferreira, mantém no ar, sem interrupções, de há três anos a esta parte.
Entre as seis notícias em destaque está, desde ontem, um vídeo sobre o projeto “Leituras e Companhia” que a RBE considera uma boa prática a nível nacional e, por isso, reconheceu como uma ideia com mérito, aprovando a candidatura que a equipa da Biblioteca Escolar submeteu em 2015.
O projeto “Leituras e Companhia” consiste na produção de conteúdos variados para emissão semanal na Rádio Barca (99.6 FM), todos os sábados, entre as 12 e as 13 horas, com repetição ao domingo no mesmo horário.
Envolve, preferencialmente, alunos e docentes dos 1.º e 2.º Ciclos e do curso de Multimédia, tendo como objetivo o desenvolvimento das várias literacias – leitura, informação, media e digital –, sobretudo com os alunos que revelam dificuldades nos domínios da expressão escrita e da oralidade.
O vídeo agora destacado pela RBE para ilustrar uma boa prática resulta de uma ideia dos professores bibliotecários, com o apoio da Coordenadora Interconcelhia da RBE, Dr.ª Raquel Ramos, e foi realizado pelo Prof. Pedro Cerqueira, a quem a Biblioteca Escolar presta o seu reconhecimento.
Com este trabalho sai prestigiado o Agrupamento de Escolas, assim como a “Rádio Barca” e o próprio concelho, usufruindo notória visibilidade pelos melhores motivos.
Luís Arezes, Professor Bibliotecário

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Materiais de apoio sobre “Os Lusíadas”

A Biblioteca Escolar disponibiliza mais dois materiais de apoio ao estudo, desta feita a pensar nos alunos do 12.º ano de escolaridade e no trabalho que levam a cabo sobre a obra “Os Lusíadas”, de Luís de Camões.
Um dos documentos apresenta as estruturas desta obra clássica da nossa Literatura e traça uma breve resenha da matéria narrativa dos 10 cantos da epopeia.
O outro texto faz o enquadramento do episódio da Ilha dos Amores, dedicando especial atenção à respetiva simbologia.
Pode aceder aos recursos, clicando:
Biblioteca Escolar