domingo, 7 de fevereiro de 2016

Comandante Taveira alerta alunos para os perigos na internet

Alunos do 4.º e do 5.º anos da Escola Básica Diogo Bernardes participaram num colóquio sobre utilização segura da internet, com a presença do Comandante Gustavo Taveira, do Posto Territorial de Ponte da Barca da Guarda Nacional Republicana.
Distribuídos por duas sessões, os alunos foram alertados para a importância de uma navegação segura, consciente e responsável na internet, evitando sempre situações de risco como, por exemplo, o fornecimento de dados pessoais, pelas consequências desastrosas que tal descuido pode acarretar.
Outra chamada de atenção teve a ver com os cuidados que é necessário ter quando nos deixamos seduzir pelos jogos “online”, porque, na maioria dos casos, acabam por nos aliciar para comportamentos de risco, facultando informações que nunca devem ser divulgadas.
Recorrendo à projeção de materiais multimédia, o Comandante Taveira alertou ainda os alunos para os perigos do “phishing”  (forma de fraude eletrónica, caracterizada por tentativas de adquirir dados pessoais de diversos tipos), do “cyberbulling” ou assédio virtual e para o perigo da dependência da internet, em prejuízo, por exemplo, do estudo e do descanso.
Tratou-se de uma conversa muito interessante que prendeu a atenção dos miúdos que não se cansaram de colocar questões e de partilhar experiências, confessando, inclusive, que falsearam dados pessoais para se registarem e criarem a sua página no “facebook”.
Estas sessões foram promovidas pelo Grupo 550 (Informática), em articulação com a Biblioteca Escolar e a equipa PTE, e aconteceram no âmbito da celebração do Dia Internacional da Internet Segura que, todos os anos, se celebra em fevereiro.
Em 2016, a jornada decorre na próxima terça-feira, dia 9, sob o lema "Assuma o seu papel para uma internet melhor".
Prof. Luís Arezes  

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Parlamento dos Jovens 2016 – sessão escolar


      A Escola Secundária de Ponte da Barca teve a honra de receber uma representação da Assembleia da República, nas pessoas dos deputados Abel Baptista e Carlos Abreu Amorim.
     Na primeira sessão, estiveram em foco os alunos do Ensino Básico, na abordagem do tema “Racismo, Preconceito, Discriminação – Ao debate!”. Após um animado debate, foi confirmada a equipa que representará a Escola na sessão distrital. Assim, o grupo de trabalho procedeu à elaboração das medidas para o Projeto de Recomendação, a defender no dia 1 de março. Cabe a Sara Arezes coordenar a equipa de que fazem parte Vasco Ribeiro e Guilherme Santos, todos do 9.º ano.

      O debate dos alunos do Ensino Secundário teve como tema “Portugal: Assimetrias Litoral/Interior. Que soluções?”. Após uma interessante e esclarecedora abordagem por parte de Carlos Abreu Amorim, houve ainda tempo para a colocação de algumas questões pelo do grupo de trabalho, que em muito terão contribuído para a redação das medidas constantes do seu Projeto de Recomendação. No dia 29 de fevereiro, representarão a Escola em Viana do Castelo Mariana Lopes, Ana Silva, Luana Silva e Guilherme Marques.
     Sabemos que, à semelhança dos anos anteriores, a Escola Secundária de Ponte da Barca será muito bem representada pelos nossos jovens deputados!
Professora Madalena Peres

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Rede de Bibliotecas Escolares destaca como boa prática
programa de rádio “Leituras e Companhia”

O portal da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) apresenta em destaque o programa de rádio “Leituras e Companhia”, que a equipa da Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, sob a coordenação do Prof. Renato Ferreira, mantém no ar, sem interrupções, de há três anos a esta parte.
Entre as seis notícias em destaque está, desde ontem, um vídeo sobre o projeto “Leituras e Companhia” que a RBE considera uma boa prática a nível nacional e, por isso, reconheceu como uma ideia com mérito, aprovando a candidatura que a equipa da Biblioteca Escolar submeteu em 2015.
O projeto “Leituras e Companhia” consiste na produção de conteúdos variados para emissão semanal na Rádio Barca (99.6 FM), todos os sábados, entre as 12 e as 13 horas, com repetição ao domingo no mesmo horário.
Envolve, preferencialmente, alunos e docentes dos 1.º e 2.º Ciclos e do curso de Multimédia, tendo como objetivo o desenvolvimento das várias literacias – leitura, informação, media e digital –, sobretudo com os alunos que revelam dificuldades nos domínios da expressão escrita e da oralidade.
O vídeo agora destacado pela RBE para ilustrar uma boa prática resulta de uma ideia dos professores bibliotecários, com o apoio da Coordenadora Interconcelhia da RBE, Dr.ª Raquel Ramos, e foi realizado pelo Prof. Pedro Cerqueira, a quem a Biblioteca Escolar presta o seu reconhecimento.
Com este trabalho sai prestigiado o Agrupamento de Escolas, assim como a “Rádio Barca” e o próprio concelho, usufruindo notória visibilidade pelos melhores motivos.
Luís Arezes, Professor Bibliotecário

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Materiais de apoio sobre “Os Lusíadas”

A Biblioteca Escolar disponibiliza mais dois materiais de apoio ao estudo, desta feita a pensar nos alunos do 12.º ano de escolaridade e no trabalho que levam a cabo sobre a obra “Os Lusíadas”, de Luís de Camões.
Um dos documentos apresenta as estruturas desta obra clássica da nossa Literatura e traça uma breve resenha da matéria narrativa dos 10 cantos da epopeia.
O outro texto faz o enquadramento do episódio da Ilha dos Amores, dedicando especial atenção à respetiva simbologia.
Pode aceder aos recursos, clicando:
Biblioteca Escolar

NOVIDADES EDITORIAIS

Preservar a identidade 
e promover o empreendedorismo

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) acaba de oferecer às bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca um conjunto de exemplares das obras “Lendas do Alto Minho” e “Educação Empreendedora: caminhos para a concretização de sonhos”.
Trata-se das mais recentes publicações da CIM Alto Minho, dois projetos que pretendem, respetivamente, promover a valorização do capital simbólico e identitário da região e favorecer as capacidades empreendedoras em contexto escolar.
“Lendas do Alto Minho” é um livro de literatura infanto-juvenil, baseado em 10 lendas e narrativas populares originárias de cada um dos 10 concelhos, adaptadas por Isabel Castro e ilustradas pelo pintor Carlos Basto. “A Pegadinha da Senhora” é o texto que representa Ponte da Barca.
Por sua vez, “Educação Empreendedora: caminhos para a concretização de sonhos” é uma obra pensada para a faixa etária dos 3 aos 12 anos e resulta de um trabalho conjunto que envolveu a CIM Alto Minho, a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e o Centro Educativo Alice Nabeiro.
Biblioteca Escolar

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

LER É SABER+

Oito alunos do 8.º D e do 8.º E partilham as suas experiências de leitura levadas a cabo ao longo do 1.º período.
São depoimentos sobre outros tantos livros trabalhados no âmbito do Plano Nacional de Leitura, sob a orientação da Professora Fátima Marques.
A avaliar pelo que afirmam, numa coisa estão de acordo: “A leitura é uma fonte inesgotável de prazer” (Carlos Drummond de Andrade).
Ora, o que se pretende é que sejam cada ver mais os alunos a sentir esta alegria e este prazer de ler um livro. Porque “A leitura engrandece a alma” (Voltaire), estrutura o pensamento, alarga horizontes, forma cidadãos.
Biblioteca Escolar

A Fonte dos Segredos, de Maria Teresa Maia Gonzalez
“O assunto deste livro é a transição da infância para a adolescência de um rapaz que nos narra um dos verões mais marcantes da sua vida, durante o qual descobriu várias emoções distintas sobre o mundo que o rodeia e sobre si mesmo.
Aqui fica registada a frase que achei mais interessante – Foi naquele verão, após uma complexa intervenção cirúrgica a um pardal, a que diagnostiquei uma pena encravada, que decidi finalmente que queria ser veterinário, como o meu pai, ou melhor, veterinário, mas diferente do meu pai, com um grande laboratório para todas as experiências que tinha em mente…” (p. 13)
Diana Gonçalves Fernandes Gomes, 8.º D 




A Rapariga das Laranjas, de Jostein Gaarder


“O livro fala de uma carta redigida por um pai, falecido há onze anos, e dirigida ao seu filho, Georg. Conta a história do tempo em que era ainda um jovem estudante e da sua procura por uma rapariga desconhecida que ele via sempre com um saco cheio de laranjas. Apaixonado, persegue os mistérios dos seus breves encontros com a rapariga e transmite ao seu filho um ótimo incentivo para a vida.”
Glória Carolina Pereira, 8.º E






Cleo, de Helen Brown
Escolhi “Cleo”, de Helen Brown, para o Plano Nacional de Leitura, já que adoro histórias que falam de animais, mas também por outras razões.
Por um lado, a simplicidade da capa chamou-me muito a atenção. O fundo branco com uma ternurenta gatinha preta influenciou muito a minha escolha, pois eu adoro coisas simples.
Por outro lado, o livro retrata uma história verídica. Mostra como um simples animalzinho indefeso conseguiu ajudar uma família a apreciar outra vez a vida, após uma grande tragédia, a morte do filho mais velho. Esta gatinha foi capaz de devolver, muito naturalmente, o sorriso aos membros desta família.
Em relação às personagens, gostei especialmente da Cleo. Ri-me imenso com as suas brincadeiras de gatinha rebelde. Para além do que referi anteriormente, o facto de cada capítulo do livro ser iniciado por uma frase também me atraiu muito. Todas as frases têm muito significado, mas, entre todas, a que mais me marcou foi “O toque de uma pata pode fazer mais do que aspirina”. Concordo plenamente, pois um animal é, de facto, capaz de curar muitas dores com o amor e carinho que está sempre disposto a dar.
Concluindo, adorei ler este livro, uma vez que consegui perfeitamente sentir o que estava a ler. Aconselho a sua leitura, pois é, sem dúvida, um livro muito emocionante.
Glória Carolina Pereira, 8.º E
Eu sou Malala, de Malala Yousafzai com Christina Lamb



Aconselho este livro aos meus amigos, uma vez que retrata a história de uma jovem paquistanesa punida por querer aprender.
Aqui fica registada a frase que achei mais bonita: “Um livro, uma caneta e um professor podem mudar o mundo.”
João Alves Pires, 8.º E 






O Diário de Anne Frank, de Anne Frank
“Aconselho este livro aos meus amigos, uma vez que com ele aprendi o valor da amizade, da solidariedade e do espírito de partilha. Foram estes os valores que permitiram aos habitantes do “Anexo” sobreviver durante dois anos isolados do mundo. Apesar de o desfecho do livro ser trágico, eles conseguiram, nesse período, viver alguns momentos de felicidade.
Este livro também nos mostra a persistência de Anne que, mesmo estando escondida, continuou a estudar, pois tinha esperança de um dia voltar à sua vida inicial. A esperança nunca faltou a nenhum deles.
Para além dos valores transmitidos neste diário, ele é também o testemunho histórico de uma fase negra da história da humanidade: o holocausto.”
Nuno Guilherme Cruz Varela, 8.º D 



O Mundo em que Vivi, de Ilse Losa

“Aconselho este livro aos meus amigos, uma vez que retrata a época de subida ao poder dos nazis e a consequente perseguição aos judeus, sendo que a história é baseada na vida da autora que teve de abandonar o seu país por ser judia, tal como Rose, a personagem principal.
É um livro acessível, cativante e emocionante, devido à realidade que narra.”
Ana Júlia Gonçalves da Silva, 8.º D 







O Primeiro Livro do Diário de Sofia, de Nuno Bernardo e Marta Gomes




“Este livro conta-nos a adolescência de Sofia, uma jovem que passa por uma das piores fases da sua vida e na qual tudo parece um enorme problema. Felizmente, consegue resolver todos os seus conflitos familiares, de saúde, na escola com as notas, com os rapazes, com o seu próprio corpo…, mas com angústia, ansiedade, stresse, ou seja, com todos os sentimentos que só os adolescentes entendem.”
Ariana Carina Dias Alves, 8.º E 




Rosa, Minha Irmã Rosa, de Alice Vieira

“Este livro conta-nos a história de Mariana, uma rapariga que, de repente, se depara com um membro novo na família, a sua irmã, Rosa.
Mariana, ao princípio, não sente afeto pela irmã, porque a chegada dela roubou-lhe a atenção dos pais, dos avós e da tia, aliás, a recém-chegada causa-lhe até sentimentos negativos.
Porém, aos poucos, Mariana aprende a sentir carinho por Rosa e a ser uma pessoa melhor, graças à presença da menina.”
Vitória Botelho, 8.º D 

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

LER É SABER+

Eu gostei do livro “As Cinco Ânforas de Ouro”, pelo facto de a menina e da folha de papel ajudarem outras pessoas.
Uma das partes do livro de que mais gostei foi a do encontro da menina e da folha de papel com o cavaleiro e da mensagem que estava dentro da ânfora que este lhe deu. Fiquei a meditar na mensagem “Acreditem sempre nos vossos sonhos” e estou decidida a lutar sempre por aquilo que desejo e em que acredito.
Gostava de ler outros livros da autora, Joana Luísa Matos.
Maria Gomes (2.º Ciclo)

A minha opinião…
 Quando comecei a ler a história, não gostei muito do texto, porque, quando me disseram o título «As cinco ânforas de ouro», pensei que seria sobre o passado de uma pessoa que tinha encontrado cinco ânforas; depois talvez houvesse algumas pessoas interessadas, dizendo-lhe que pagavam muito, mas, na verdade, não dariam nada.
Entretanto, ao ver a capa, mudei logo de opinião e pensei que se deveria tratar de um texto com muita imaginação.                                      
Quando comecei a ler, confirmei que, afinal, não era como pensava inicialmente e descobri que havia dentro de cada ânfora uma palavra muito importante, que serve de lição para a nossa vida.
Gostei!
Miguel Barbosa (2.º Ciclo)