quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

LER É SABER+

Oito alunos do 8.º D e do 8.º E partilham as suas experiências de leitura levadas a cabo ao longo do 1.º período.
São depoimentos sobre outros tantos livros trabalhados no âmbito do Plano Nacional de Leitura, sob a orientação da Professora Fátima Marques.
A avaliar pelo que afirmam, numa coisa estão de acordo: “A leitura é uma fonte inesgotável de prazer” (Carlos Drummond de Andrade).
Ora, o que se pretende é que sejam cada ver mais os alunos a sentir esta alegria e este prazer de ler um livro. Porque “A leitura engrandece a alma” (Voltaire), estrutura o pensamento, alarga horizontes, forma cidadãos.
Biblioteca Escolar

A Fonte dos Segredos, de Maria Teresa Maia Gonzalez
“O assunto deste livro é a transição da infância para a adolescência de um rapaz que nos narra um dos verões mais marcantes da sua vida, durante o qual descobriu várias emoções distintas sobre o mundo que o rodeia e sobre si mesmo.
Aqui fica registada a frase que achei mais interessante – Foi naquele verão, após uma complexa intervenção cirúrgica a um pardal, a que diagnostiquei uma pena encravada, que decidi finalmente que queria ser veterinário, como o meu pai, ou melhor, veterinário, mas diferente do meu pai, com um grande laboratório para todas as experiências que tinha em mente…” (p. 13)
Diana Gonçalves Fernandes Gomes, 8.º D 




A Rapariga das Laranjas, de Jostein Gaarder


“O livro fala de uma carta redigida por um pai, falecido há onze anos, e dirigida ao seu filho, Georg. Conta a história do tempo em que era ainda um jovem estudante e da sua procura por uma rapariga desconhecida que ele via sempre com um saco cheio de laranjas. Apaixonado, persegue os mistérios dos seus breves encontros com a rapariga e transmite ao seu filho um ótimo incentivo para a vida.”
Glória Carolina Pereira, 8.º E






Cleo, de Helen Brown
Escolhi “Cleo”, de Helen Brown, para o Plano Nacional de Leitura, já que adoro histórias que falam de animais, mas também por outras razões.
Por um lado, a simplicidade da capa chamou-me muito a atenção. O fundo branco com uma ternurenta gatinha preta influenciou muito a minha escolha, pois eu adoro coisas simples.
Por outro lado, o livro retrata uma história verídica. Mostra como um simples animalzinho indefeso conseguiu ajudar uma família a apreciar outra vez a vida, após uma grande tragédia, a morte do filho mais velho. Esta gatinha foi capaz de devolver, muito naturalmente, o sorriso aos membros desta família.
Em relação às personagens, gostei especialmente da Cleo. Ri-me imenso com as suas brincadeiras de gatinha rebelde. Para além do que referi anteriormente, o facto de cada capítulo do livro ser iniciado por uma frase também me atraiu muito. Todas as frases têm muito significado, mas, entre todas, a que mais me marcou foi “O toque de uma pata pode fazer mais do que aspirina”. Concordo plenamente, pois um animal é, de facto, capaz de curar muitas dores com o amor e carinho que está sempre disposto a dar.
Concluindo, adorei ler este livro, uma vez que consegui perfeitamente sentir o que estava a ler. Aconselho a sua leitura, pois é, sem dúvida, um livro muito emocionante.
Glória Carolina Pereira, 8.º E
Eu sou Malala, de Malala Yousafzai com Christina Lamb



Aconselho este livro aos meus amigos, uma vez que retrata a história de uma jovem paquistanesa punida por querer aprender.
Aqui fica registada a frase que achei mais bonita: “Um livro, uma caneta e um professor podem mudar o mundo.”
João Alves Pires, 8.º E 






O Diário de Anne Frank, de Anne Frank
“Aconselho este livro aos meus amigos, uma vez que com ele aprendi o valor da amizade, da solidariedade e do espírito de partilha. Foram estes os valores que permitiram aos habitantes do “Anexo” sobreviver durante dois anos isolados do mundo. Apesar de o desfecho do livro ser trágico, eles conseguiram, nesse período, viver alguns momentos de felicidade.
Este livro também nos mostra a persistência de Anne que, mesmo estando escondida, continuou a estudar, pois tinha esperança de um dia voltar à sua vida inicial. A esperança nunca faltou a nenhum deles.
Para além dos valores transmitidos neste diário, ele é também o testemunho histórico de uma fase negra da história da humanidade: o holocausto.”
Nuno Guilherme Cruz Varela, 8.º D 



O Mundo em que Vivi, de Ilse Losa

“Aconselho este livro aos meus amigos, uma vez que retrata a época de subida ao poder dos nazis e a consequente perseguição aos judeus, sendo que a história é baseada na vida da autora que teve de abandonar o seu país por ser judia, tal como Rose, a personagem principal.
É um livro acessível, cativante e emocionante, devido à realidade que narra.”
Ana Júlia Gonçalves da Silva, 8.º D 







O Primeiro Livro do Diário de Sofia, de Nuno Bernardo e Marta Gomes




“Este livro conta-nos a adolescência de Sofia, uma jovem que passa por uma das piores fases da sua vida e na qual tudo parece um enorme problema. Felizmente, consegue resolver todos os seus conflitos familiares, de saúde, na escola com as notas, com os rapazes, com o seu próprio corpo…, mas com angústia, ansiedade, stresse, ou seja, com todos os sentimentos que só os adolescentes entendem.”
Ariana Carina Dias Alves, 8.º E 




Rosa, Minha Irmã Rosa, de Alice Vieira

“Este livro conta-nos a história de Mariana, uma rapariga que, de repente, se depara com um membro novo na família, a sua irmã, Rosa.
Mariana, ao princípio, não sente afeto pela irmã, porque a chegada dela roubou-lhe a atenção dos pais, dos avós e da tia, aliás, a recém-chegada causa-lhe até sentimentos negativos.
Porém, aos poucos, Mariana aprende a sentir carinho por Rosa e a ser uma pessoa melhor, graças à presença da menina.”
Vitória Botelho, 8.º D 

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

LER É SABER+

Eu gostei do livro “As Cinco Ânforas de Ouro”, pelo facto de a menina e da folha de papel ajudarem outras pessoas.
Uma das partes do livro de que mais gostei foi a do encontro da menina e da folha de papel com o cavaleiro e da mensagem que estava dentro da ânfora que este lhe deu. Fiquei a meditar na mensagem “Acreditem sempre nos vossos sonhos” e estou decidida a lutar sempre por aquilo que desejo e em que acredito.
Gostava de ler outros livros da autora, Joana Luísa Matos.
Maria Gomes (2.º Ciclo)

A minha opinião…
 Quando comecei a ler a história, não gostei muito do texto, porque, quando me disseram o título «As cinco ânforas de ouro», pensei que seria sobre o passado de uma pessoa que tinha encontrado cinco ânforas; depois talvez houvesse algumas pessoas interessadas, dizendo-lhe que pagavam muito, mas, na verdade, não dariam nada.
Entretanto, ao ver a capa, mudei logo de opinião e pensei que se deveria tratar de um texto com muita imaginação.                                      
Quando comecei a ler, confirmei que, afinal, não era como pensava inicialmente e descobri que havia dentro de cada ânfora uma palavra muito importante, que serve de lição para a nossa vida.
Gostei!
Miguel Barbosa (2.º Ciclo)

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Encontro Poético


A Biblioteca Escolar/ Centro de Recursos Educativos realizou um encontro poético na Escola Básica Diogo Bernardes.
O evento contou com a colaboração de alunos, professores, pais e encarregados de educação e, ainda, da Biblioteca Municipal de Ponte da Barca, na pessoa do seu bibliotecário.
O convívio, que prendeu a atenção de miúdos e graúdos, promoveu a partilha de momentos singulares, mas únicos, entre os presentes.
Iremos, por isso, repetir!
A Organização

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Agrupamento distribui 47 cabazes de Natal


O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca desenvolveu mais uma edição do projeto “Natal Solidário”, promovendo uma campanha de recolha de bens alimentares numa área comercial.
A ação, que mobilizou alunos do 3.º Ciclo e do Secundário, decorreu nos dias 8, 12 e 13 de dezembro e despertou uma boa adesão, de tal forma que o sentimento de partilha tornou possível a angariação de quase duas toneladas de alimentos.
O fruto da generosidade de múltiplas vontades proporcionou a quase meia centena de famílias de alunos uma quadra natalícia com um pouco mais de calor humano e conforto.
Repartidos por 47 cabazes, os bens alimentares foram entregues às famílias, espalhadas por todo o Concelho, de acordo com uma seleção a cargo dos serviços competentes, tendo em conta fragilidades socioeconómicas.
Os promotores – Grupo de Educação Moral e Religiosa Católica, em articulação com a Biblioteca Escolar e o Clube da Floresta “Esquilos e Picos” – desejam manifestar o seu agradecimento aos responsáveis do “Pingo Doce”, pela recetividade e colaboração manifestadas, e felicitar os participantes pelo seu exemplo de cidadania e de dedicação aos outros.
Com este trabalho no terreno, exerceram a cidadania, verificando como a partilha e a solidariedade estão ao alcance de todos e constituem valores fundamentais na construção de uma sociedade cada vez mais fraterna e humanista.
Prof. Luís Arezes

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

MURAL "As Cinco Ânforas de Ouro"


"As Cinco Ânforas de Ouro" é a obra que os alunos do 2.º Ciclo estão a trabalhar para o concurso de leitura.
Em articulação com a Biblioteca Escolar e os docentes de Português, já participaram numa leitura expressiva do livro. E tiveram ainda o privilégio de contactar com a autora, Joana Luísa Matos, que lhes proporcionou um encontro inesquecível. 
Do interesse enorme que o livro está a despertar falam alguns depoimentos que publicamos num mural, a que pode aceder clicando aqui. 
Prof. Luís Arezes

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

“O Natal devia ser todos os dias…”
 
Presépio 2015 | Escola Secundária de Ponte da Barca 
Árvore de Natal - Biblioteca Escolar


O Natal é tempo de paz, amor e alegria.

O Natal também é tempo de esperança, fé e felicidade nos corações humanos.

O Natal também é chamado festa da família. Nesta data, as famílias aproveitam para se reunir. É, por isso, uma época festiva, de convívio e harmonia.

Sendo este o verdadeiro espírito natalício, na minha opinião, o Natal devia ser todos os dias, pois o mundo seria um lugar bem melhor para viver.
                                                   Miguel Ângelo C. Moreira, 5.º E