quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Agrupamento distribui 47 cabazes de Natal


O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca desenvolveu mais uma edição do projeto “Natal Solidário”, promovendo uma campanha de recolha de bens alimentares numa área comercial.
A ação, que mobilizou alunos do 3.º Ciclo e do Secundário, decorreu nos dias 8, 12 e 13 de dezembro e despertou uma boa adesão, de tal forma que o sentimento de partilha tornou possível a angariação de quase duas toneladas de alimentos.
O fruto da generosidade de múltiplas vontades proporcionou a quase meia centena de famílias de alunos uma quadra natalícia com um pouco mais de calor humano e conforto.
Repartidos por 47 cabazes, os bens alimentares foram entregues às famílias, espalhadas por todo o Concelho, de acordo com uma seleção a cargo dos serviços competentes, tendo em conta fragilidades socioeconómicas.
Os promotores – Grupo de Educação Moral e Religiosa Católica, em articulação com a Biblioteca Escolar e o Clube da Floresta “Esquilos e Picos” – desejam manifestar o seu agradecimento aos responsáveis do “Pingo Doce”, pela recetividade e colaboração manifestadas, e felicitar os participantes pelo seu exemplo de cidadania e de dedicação aos outros.
Com este trabalho no terreno, exerceram a cidadania, verificando como a partilha e a solidariedade estão ao alcance de todos e constituem valores fundamentais na construção de uma sociedade cada vez mais fraterna e humanista.
Prof. Luís Arezes

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

MURAL "As Cinco Ânforas de Ouro"


"As Cinco Ânforas de Ouro" é a obra que os alunos do 2.º Ciclo estão a trabalhar para o concurso de leitura.
Em articulação com a Biblioteca Escolar e os docentes de Português, já participaram numa leitura expressiva do livro. E tiveram ainda o privilégio de contactar com a autora, Joana Luísa Matos, que lhes proporcionou um encontro inesquecível. 
Do interesse enorme que o livro está a despertar falam alguns depoimentos que publicamos num mural, a que pode aceder clicando aqui. 
Prof. Luís Arezes

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

“O Natal devia ser todos os dias…”
 
Presépio 2015 | Escola Secundária de Ponte da Barca 
Árvore de Natal - Biblioteca Escolar


O Natal é tempo de paz, amor e alegria.

O Natal também é tempo de esperança, fé e felicidade nos corações humanos.

O Natal também é chamado festa da família. Nesta data, as famílias aproveitam para se reunir. É, por isso, uma época festiva, de convívio e harmonia.

Sendo este o verdadeiro espírito natalício, na minha opinião, o Natal devia ser todos os dias, pois o mundo seria um lugar bem melhor para viver.
                                                   Miguel Ângelo C. Moreira, 5.º E

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Consumismo no Natal

     Eu acho que são os sentimentos que devem unir as pessoas, até porque o que “faz” o Natal são os sentimentos. Mas é esse espírito de Natal, composto pelas emoções, que, cada vez mais, vai sendo substituído pelos presentes e pelo consumismo exagerado.
     Em primeiro lugar, porque sem esses sentimentos não se dariam presentes, porque não se dá presentes às pessoas pelas quais não sentimos nada.
     Em segundo lugar, porque, se continuarmos assim, esquecemos, um dia, do que se trata o Natal e o que estamos a celebrar.
Por último, no Natal, em vez de darmos uma prenda grande, damos uma mais pequena e com o dinheiro que sobrar oferecemos um presente às pessoas que estão doentes ou em sofrimento.
 É por culpa do consumismo exagerado, desenvolvido principalmente por alguns adultos, que cada vez mais se substitui um abraço por um presente.
   Devemos refletir e agir com vista a acabar com esta epidemia social, ajudando também os mais desfavorecidos.
Guilherme Afonso, 5.° E

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Feira do Livro mobiliza 
Comunidade Educativa

A exemplo de anos anteriores, decorreu, na última semana de novembro, mais uma edição da Feira do Livro do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
A mostra esteve aberta à comunidade no auditório da Escola Básica Diogo Bernardes, registando uma elevada adesão de alunos e também de muitos encarregados de educação.

Do programa da Feira constou uma visita organizada de todas as turmas das Escolas Básicas de Entre Ambos-os-Rios e de Crasto e ainda da Escola Secundária e da Escola Básica Diogo Bernardes (Educação Pré-escolar, 1.º e 2.º Ciclos), a quem foi proporcionada animação, com pintura facial e outras surpresas, da responsabilidade das turmas do 8.º F e do 10.º D (Ensino Vocacional).
A “Hora do Conto” foi outro interessante momento de que os mais novos puderam desfrutar, graças à colaboração da equipa da Biblioteca Escolar e também da Biblioteca Municipal que, este ano, marcou presença com a instalação de um quiosque multimédia e a leitura teatralizada de estórias infanto-juvenis.
Quem também colaborou intensamente foram as turmas do 7.º B e do 7.º D que, na disciplina de Educação Tecnológica, elaboraram sacos de papel e marcadores, assim como o Clube dos Amigos Solidários (CAS) que confecionou sacos e marcadores para oferecer a quem adquiriu livros. O sucesso da feira e desta iniciativa foi de tal ordem que os materiais produzidos esgotaram rapidamente, obrigando o Clube a trabalho extra para “reposição de stocks”.

Os sacos, em papel, foram reciclados e decorados por alunos, funcionários e professores e os marcadores foram produzidos propositadamente para o evento. Com esta iniciativa, o CAS deu um forte contributo para fortalecer os seus laços com o ambiente, promovendo a reciclagem e a reutilização de materiais.
De uma forma transversal e multidisciplinar, a Feira mobilizou a comunidade educativa, envolvendo todos os alunos do Agrupamento, da Educação Pré-escolar ao 12.º ano, numa intervenção em que o livro e a leitura enquanto ferramentas básicas do Conhecimento foram reis e senhores.
A avaliar pelo número de vendas e também pelo entusiasmo com que os visitantes aderiram às atividades, o balanço é francamente positivo.
O Departamento de Línguas e a Biblioteca Escolar, estruturas organizadoras da ação, agradecem a todos quantos contribuíram para o sucesso de mais uma edição da Feira do Livro.
Coordenadores do Departamento de Línguas e da Biblioteca Escolar

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Feira do Livro
Decorre, até sexta-feira, no auditório 
da Escola Básica Diogo Bernardes, 
a Feira do Livro 
do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
A mostra está aberta à comunidade educativa ao longo do período das atividades letivas e do seu programa consta a visita de todas as turmas, incluindo as das Escolas Básicas de Crasto e de Entre Ambos-os-Rios, cujo transporte foi garantido pela Câmara Municipal.
Para além do contacto com uma vasta coleção de livros em exposição, os visitantes vão poder ainda desfrutar de um momento de animação a cargo das equipas da Biblioteca Escolar e da Biblioteca Municipal.
Aliás, na sequência da parceria estabelecida com a Biblioteca Municipal, esta estrutura autárquica também marca presença com a instalação de um quiosque multimédia.
Com o objetivo de promover o livro e a apetência pela leitura, a Feira do Livro é uma iniciativa do Departamento de Línguas, em articulação com a Biblioteca Escolar.
Toda a comunidade educativa está convidada a visitar o certame.
A Organização