quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Reconhecimento nacional
para o Mérito do Programa “Leituras & Companhia”


O programa de rádio “Leituras & Companhia”, que a equipa da Biblioteca Escolar do Agrupamento, sob a coordenação do Prof. Renato Ferreira, mantém no ar há mais de dois anos, foi reconhecido, a nível nacional, pela Rede de Bibliotecas Escolares.
O prémio surgiu na sequência da candidatura apresentada ao “Ideias com Mérito 2015”, iniciativa que visa identificar e apoiar as experiências mais consistentes e difundir as boas práticas das bibliotecas.
O apoio financeiro disponibilizado viabiliza um investimento em equipamento, software e fundo documental, tendo em vista um trabalho cada vez com mais qualidade, em termos de promoção das literacias – leitura, informação, media e digital –, principalmente com os alunos que revelam dificuldades nos domínios da expressão escrita e da oralidade.
Recorde-se que o programa “Leituras & Companhia” é difundido pela Rádio Barca (99.6 FM), todos os sábados, entre as 12 e as 13 horas, com repetição ao domingo no mesmo horário.
A primeira emissão foi para o ar em novembro de 2012, mantendo-se ininterruptamente desde então, mesmo no período de pausas letivas, num total que já ultrapassa a centena de edições.
A programação é especialmente direcionada para a educação, cultura, informação, cidadania, entretenimento, notícias do Agrupamento e música variada.
Trabalhando em estreita articulação com professores e alunos no suporte aos curricula, no desenvolvimento das literacias, na aquisição de competências de informação e na formação de leitores, pretende-se com este projeto contribuir para a divulgação da cultura e para o aprofundamento do conhecimento, somando valor(es) para uma escola melhor e para uma cidadania mais interventiva.
Prof. Luís Arezes

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Apresentação de Erótica Mente


Erótica Mente é o título da mais recente publicação de Lúcia Ribeiro, com ilustrações de Emanuel Cruz, ambos docentes no Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
A obra é composta por 27 poemas, acompanhados por outras tantas ilustrações, e foi apresentada por António Rocha, numa sessão que decorreu no auditório da Escola Básica e Secundária.
Perante uma plateia constituída por colegas e amigos, o antigo professor e coordenador do Departamento de Línguas, depois de traçar o percurso artístico de Lúcia Ribeiro, centrou a sua intervenção nas várias linhas de leitura dos diversos textos.
Trata-se de uma poesia muito substantiva, de expressão erótica, mas filtrada pela mente, cuja recorrência vocabular remete para o universo da sensualidade e do erotismo. Nestes 27 poemas, está presente uma exaltação do deslumbramento do erotismo, isto é – explicou – sobressai um diálogo sempre intenso e avassalador entre um “eu” e um “tu” que anseia finalizar-se em um “nós”.
Realçando a importância de, num tempo de vertigem como o atual, se afirmar o lado das emoções e dos desejos, António Rocha evocou o Amor feito poesia ao longo dos séculos e sublinhou que este sentimento é um tema omnipresente e transversal a toda a Humanidade, porque constitui uma vertente essencial do ser humano, que condiciona a sua própria realização pessoal.
Daí que tenha concluído com uma felicitação aos autores, na medida em que souberam agarrar este tema e tratá-lo com elegância e muita sensibilidade, revelando-nos, com ousadia, os abismos físicos e emocionais da paixão humana.
Prof. Luís Arezes

quinta-feira, 2 de julho de 2015

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

Escola representa o Distrito na final 


A Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca representou o Distrito de Viana do Castelo na final nacional (3.º Ciclo) do Concurso Nacional de Leitura, que se realizou na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto.
A representação esteve a cargo da aluna Sara Arezes, do 8.º ano, que havia conquistado a primeira posição na fase distrital disputada em Melgaço.

A final nacional foi uma grande festa do livro e da leitura que reuniu os finalistas dos 18 Distritos do território continental, da Madeira e dos Açores e ainda um aluno selecionado no âmbito do ensino do Português no estrangeiro, num total de 42 participantes nos dois escalões (3.º Ciclo e Secundário).
A sessão foi apresentada por José Carlos Malato, tendo a RTP gravado a sessão que dará origem a um programa a emitir em data a anunciar.
Do programa da jornada, constou ainda uma visita guiada de autocarro à cidade do Porto e uma receção nos Paços do Concelho, com o Vereador da Cultura, Paulo Cunha e Silva, a dar as boas-vindas à comitiva.

Recorde-se que o Concurso Nacional de Leitura já vai na sua 9.ª edição e é uma atividade promovida pelo Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, o Camões IP – Instituto da Cooperação e da Língua – e a RTP.
Prof. Luís Arezes

quarta-feira, 17 de junho de 2015

VII Maratona da Leitura – Momentos de Inclusão


A Unidade de Apoio Especializado 
à Multideficiência 1 (UAEM 1) acolheu, 
nos dias 2 e 3 de junho, 
a VII edição da Maratona da Leitura.
Este evento, previsto no Plano Anual de Atividades, foi dinamizado pelas docentes de Educação Especial, em parceria com a Biblioteca Escolar, e teve como objetivo a promoção do livro e do gosto pela leitura, desenvolvendo a articulação entre os vários níveis de ensino. Teve ainda como propósito a promoção de um relacionamento positivo entre alunos com Necessidades Educativas Especiais e os restantes elementos da comunidade escolar, promovendo a inclusão.

Nos dois dias, os alunos das turmas do polo 2 apresentaram aos alunos das Unidades de Multideficiência várias atividades, desde dramatizações, declamação de poesia, canções, dança, com a cooperação e orientação das educadoras do ensino Pré-escolar e dos docentes dos 1.º e 2.º Ciclos, que ensaiaram as apresentações e acompanharam os alunos.
Os vários elementos da comunidade educativa tiveram também um papel preponderante para o sucesso desta atividade, destacando-se a participação da Biblioteca Escolar, do Coordenador do polo 2 e da Psicóloga do Agrupamento, assim como de um grupo de assistentes operacionais que com as atividades apresentadas enriqueceram esta Maratona da Leitura.
O Grupo de Educação Especial e a Biblioteca Escolar agradecem a colaboração e o empenho demonstrado pelas educadoras e pelos docentes das várias turmas na preparação das atividades apresentadas que, pela sua qualidade e diversidade, deram o seu contributo para o sucesso desta iniciativa.
O Grupo de Educação Especial

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Somos crianças! Fazemos coisas sérias a brincar
  

No âmbito do encerramento do ano letivo, a turma do 4.º A apresentou, no auditório do polo 2, um teatro de fantoches adaptado do livro digital que um grupo de alunos da turma escreveu, “A aventura da família Carvalho”.

Envolvidos na preparação de fantoches e ensaios de teatro, a turma do 4.º A participou entusiasmada, pois teve oportunidade de mostrar ao público, que assistiu às representações, o seu talento.

Assistiram todos os alunos de Ensino Especial (maratona da leitura), do Pré-escolar e do 1.º Ciclo, que se mostraram participativos e se divertiram.

Esta foi uma atividade prática muito enriquecedora da imaginação e da criatividade, que teve como animadoras as professoras Sameiro Estrela, da equipa da Biblioteca Escolar, e Cristina Ribeiro, titular da turma.
Professora Sameiro Estrela (Biblioteca Escolar)

sábado, 30 de maio de 2015

Concurso SAFÁRI FOTOGRÁFICO


No âmbito da VII caminhada “Respirar a Barca”, que se realiza na próxima segunda feira, dia 1 de junho, a Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos e o Grupo de Artes Visuais promovem um concurso de fotografia.
A atividade é individual ou em equipa livre e está aberta à participação de todos os alunos do Agrupamento, devendo as fotografias retratar elementos do percurso da caminhada (humanos, ambientais, culturais, paisagísticos…).
Os trabalhos a apresentar a concurso têm de ser enviadas para o endereço eletrónico bibliobarca99@gmail.com, até às 12 horas do dia 03 de junho.
Serão atribuídos prémios à fotografia mais votada pelo júri e ainda à mais votada pelos visitantes do blogue http://www.bibliobarca.blogspot.com, que divulgará 10 fotografias selecionadas pelo júri.
A votação eletrónica decorrerá nos dias 11 e 12 de junho.
Prof. Luís Arezes

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Colóquio “Leitura e Família”


À semelhança do que vem acontecendo de há alguns anos a esta parte, a programação da Feira do Livro do Município incluiu a realização do colóquio “Leitura e Família”.

Desenvolvido em articulação com o Agrupamento de Escolas, a edição deste ano contou com a participação de Bernardete Costa, professora e escritora, e ainda da Vereadora da Educação e Cultura, Sílvia Torres, e do Subdiretor do Agrupamento, Manuel Soares Alves.
Num registo informal em que o público teve oportunidade de partilhar as suas experiências e opiniões, a convidada sublinhou a importância da leitura, desde a mais tenra idade, tarefa em que a Família e a Escola devem dar as mãos.

O sarau decorreu no auditório da Casa da Cultura, registando a presença de professores, pais/encarregados de educação e alunos.
Num primeiro momento de animação, 16 finalistas da Educação Pré-escolar, provenientes da Escola-sede do Agrupamento e dos Centros Escolares de Crasto e de Entre Ambos-os-Rios, apresentaram poemas de Manuel Parada.
Em homenagem à mãe, figura central na mediação da leitura, Marta Rocha e Francisco Casanova, do 9.º ano, e Inês Costa, do 8.º ano, partilharam “Gratidão”, um inédito construído em oficina de escrita colaborativa, sob a orientação da Professora Armanda Costa.
Por sua vez, um grupo de alunos do 12.º ano – Plácido Gomes, Juliana Dias, Raquel Fernandes e Patrícia Pereira – apresentaram Fernando Pessoa, acompanhados por Sofia Sousa e Margarida Gonçalves, respetivamente, à guitarra e à flauta transversal.
Em diferentes registos, todos deram o seu melhor na animação do colóquio.
Prof. Luís Arezes