segunda-feira, 20 de julho de 2015

Apresentação de Erótica Mente


Erótica Mente é o título da mais recente publicação de Lúcia Ribeiro, com ilustrações de Emanuel Cruz, ambos docentes no Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
A obra é composta por 27 poemas, acompanhados por outras tantas ilustrações, e foi apresentada por António Rocha, numa sessão que decorreu no auditório da Escola Básica e Secundária.
Perante uma plateia constituída por colegas e amigos, o antigo professor e coordenador do Departamento de Línguas, depois de traçar o percurso artístico de Lúcia Ribeiro, centrou a sua intervenção nas várias linhas de leitura dos diversos textos.
Trata-se de uma poesia muito substantiva, de expressão erótica, mas filtrada pela mente, cuja recorrência vocabular remete para o universo da sensualidade e do erotismo. Nestes 27 poemas, está presente uma exaltação do deslumbramento do erotismo, isto é – explicou – sobressai um diálogo sempre intenso e avassalador entre um “eu” e um “tu” que anseia finalizar-se em um “nós”.
Realçando a importância de, num tempo de vertigem como o atual, se afirmar o lado das emoções e dos desejos, António Rocha evocou o Amor feito poesia ao longo dos séculos e sublinhou que este sentimento é um tema omnipresente e transversal a toda a Humanidade, porque constitui uma vertente essencial do ser humano, que condiciona a sua própria realização pessoal.
Daí que tenha concluído com uma felicitação aos autores, na medida em que souberam agarrar este tema e tratá-lo com elegância e muita sensibilidade, revelando-nos, com ousadia, os abismos físicos e emocionais da paixão humana.
Prof. Luís Arezes

quinta-feira, 2 de julho de 2015

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

Escola representa o Distrito na final 


A Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca representou o Distrito de Viana do Castelo na final nacional (3.º Ciclo) do Concurso Nacional de Leitura, que se realizou na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto.
A representação esteve a cargo da aluna Sara Arezes, do 8.º ano, que havia conquistado a primeira posição na fase distrital disputada em Melgaço.

A final nacional foi uma grande festa do livro e da leitura que reuniu os finalistas dos 18 Distritos do território continental, da Madeira e dos Açores e ainda um aluno selecionado no âmbito do ensino do Português no estrangeiro, num total de 42 participantes nos dois escalões (3.º Ciclo e Secundário).
A sessão foi apresentada por José Carlos Malato, tendo a RTP gravado a sessão que dará origem a um programa a emitir em data a anunciar.
Do programa da jornada, constou ainda uma visita guiada de autocarro à cidade do Porto e uma receção nos Paços do Concelho, com o Vereador da Cultura, Paulo Cunha e Silva, a dar as boas-vindas à comitiva.

Recorde-se que o Concurso Nacional de Leitura já vai na sua 9.ª edição e é uma atividade promovida pelo Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, o Camões IP – Instituto da Cooperação e da Língua – e a RTP.
Prof. Luís Arezes

quarta-feira, 17 de junho de 2015

VII Maratona da Leitura – Momentos de Inclusão


A Unidade de Apoio Especializado 
à Multideficiência 1 (UAEM 1) acolheu, 
nos dias 2 e 3 de junho, 
a VII edição da Maratona da Leitura.
Este evento, previsto no Plano Anual de Atividades, foi dinamizado pelas docentes de Educação Especial, em parceria com a Biblioteca Escolar, e teve como objetivo a promoção do livro e do gosto pela leitura, desenvolvendo a articulação entre os vários níveis de ensino. Teve ainda como propósito a promoção de um relacionamento positivo entre alunos com Necessidades Educativas Especiais e os restantes elementos da comunidade escolar, promovendo a inclusão.

Nos dois dias, os alunos das turmas do polo 2 apresentaram aos alunos das Unidades de Multideficiência várias atividades, desde dramatizações, declamação de poesia, canções, dança, com a cooperação e orientação das educadoras do ensino Pré-escolar e dos docentes dos 1.º e 2.º Ciclos, que ensaiaram as apresentações e acompanharam os alunos.
Os vários elementos da comunidade educativa tiveram também um papel preponderante para o sucesso desta atividade, destacando-se a participação da Biblioteca Escolar, do Coordenador do polo 2 e da Psicóloga do Agrupamento, assim como de um grupo de assistentes operacionais que com as atividades apresentadas enriqueceram esta Maratona da Leitura.
O Grupo de Educação Especial e a Biblioteca Escolar agradecem a colaboração e o empenho demonstrado pelas educadoras e pelos docentes das várias turmas na preparação das atividades apresentadas que, pela sua qualidade e diversidade, deram o seu contributo para o sucesso desta iniciativa.
O Grupo de Educação Especial

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Somos crianças! Fazemos coisas sérias a brincar
  

No âmbito do encerramento do ano letivo, a turma do 4.º A apresentou, no auditório do polo 2, um teatro de fantoches adaptado do livro digital que um grupo de alunos da turma escreveu, “A aventura da família Carvalho”.

Envolvidos na preparação de fantoches e ensaios de teatro, a turma do 4.º A participou entusiasmada, pois teve oportunidade de mostrar ao público, que assistiu às representações, o seu talento.

Assistiram todos os alunos de Ensino Especial (maratona da leitura), do Pré-escolar e do 1.º Ciclo, que se mostraram participativos e se divertiram.

Esta foi uma atividade prática muito enriquecedora da imaginação e da criatividade, que teve como animadoras as professoras Sameiro Estrela, da equipa da Biblioteca Escolar, e Cristina Ribeiro, titular da turma.
Professora Sameiro Estrela (Biblioteca Escolar)

sábado, 30 de maio de 2015

Concurso SAFÁRI FOTOGRÁFICO


No âmbito da VII caminhada “Respirar a Barca”, que se realiza na próxima segunda feira, dia 1 de junho, a Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos e o Grupo de Artes Visuais promovem um concurso de fotografia.
A atividade é individual ou em equipa livre e está aberta à participação de todos os alunos do Agrupamento, devendo as fotografias retratar elementos do percurso da caminhada (humanos, ambientais, culturais, paisagísticos…).
Os trabalhos a apresentar a concurso têm de ser enviadas para o endereço eletrónico bibliobarca99@gmail.com, até às 12 horas do dia 03 de junho.
Serão atribuídos prémios à fotografia mais votada pelo júri e ainda à mais votada pelos visitantes do blogue http://www.bibliobarca.blogspot.com, que divulgará 10 fotografias selecionadas pelo júri.
A votação eletrónica decorrerá nos dias 11 e 12 de junho.
Prof. Luís Arezes

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Colóquio “Leitura e Família”


À semelhança do que vem acontecendo de há alguns anos a esta parte, a programação da Feira do Livro do Município incluiu a realização do colóquio “Leitura e Família”.

Desenvolvido em articulação com o Agrupamento de Escolas, a edição deste ano contou com a participação de Bernardete Costa, professora e escritora, e ainda da Vereadora da Educação e Cultura, Sílvia Torres, e do Subdiretor do Agrupamento, Manuel Soares Alves.
Num registo informal em que o público teve oportunidade de partilhar as suas experiências e opiniões, a convidada sublinhou a importância da leitura, desde a mais tenra idade, tarefa em que a Família e a Escola devem dar as mãos.

O sarau decorreu no auditório da Casa da Cultura, registando a presença de professores, pais/encarregados de educação e alunos.
Num primeiro momento de animação, 16 finalistas da Educação Pré-escolar, provenientes da Escola-sede do Agrupamento e dos Centros Escolares de Crasto e de Entre Ambos-os-Rios, apresentaram poemas de Manuel Parada.
Em homenagem à mãe, figura central na mediação da leitura, Marta Rocha e Francisco Casanova, do 9.º ano, e Inês Costa, do 8.º ano, partilharam “Gratidão”, um inédito construído em oficina de escrita colaborativa, sob a orientação da Professora Armanda Costa.
Por sua vez, um grupo de alunos do 12.º ano – Plácido Gomes, Juliana Dias, Raquel Fernandes e Patrícia Pereira – apresentaram Fernando Pessoa, acompanhados por Sofia Sousa e Margarida Gonçalves, respetivamente, à guitarra e à flauta transversal.
Em diferentes registos, todos deram o seu melhor na animação do colóquio.
Prof. Luís Arezes

domingo, 24 de maio de 2015

Jovens de Ponte da Barca representam o Distrito
na sessão nacional do Parlamento dos Jovens

Nos dias 4 e 5 de maio, alunos dos agrupamentos 
de escolas de Ponte da Barca, Arcos de Valdevez 
e Barroselas representaram o distrito 
de Viana do Castelo na sessão nacional 
do Parlamento dos Jovens do Ensino Básico, em Lisboa.

A representação barquense foi constituída por dois deputados – Sara Arezes (8ºC), que foi a porta-voz do distrito, e Vasco Ribeiro (8ºC) – e ainda por Inês Dias (9ºC), que desempenhou funções jornalísticas, tendo sido acompanhada pela Professora Madalena Peres.
“Combate ao insucesso escolar” foi o tema em debate, na generalidade e na especialidade, tendo como referência os projetos de recomendação aprovados nos diversos círculos eleitorais, sob a orientação de deputados da Assembleia da República, em representação dos grupos parlamentares.
Ainda no primeiro dia dos trabalhos, os jornalistas fizeram uma visita guiada ao Palácio de S. Bento e, após o lanche, houve uma atuação de um contador de histórias.
No dia 5, a abertura solene do Plenário esteve a cargo do vice-presidente da Assembleia da República, deputado Guilherme Silva, seguindo-se uma sessão de perguntas a deputados representantes dos diversos grupos parlamentares.
Pelas 11.30 horas, aconteceu o debate da Recomendação à Assembleia da República e, às 12 horas, o Presidente da Comissão de Educação, Ciência e Cultura respondeu, em conferência de imprensa, às perguntas feitas pelos jornalistas das escolas.
No período da tarde, houve a conclusão do debate e a votação final global da Recomendação, seguindo-se a cerimónia de encerramento.
Recorde-se que o Parlamento dos Jovens é uma iniciativa institucional da Assembleia da República, cujo programa anual se desenvolve desde 1995, tendo por objetivo incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política.


Esta experiência foi muito enriquecedora, uma vez que nos permitiu o intercâmbio com jovens de todo o País, para além de nos ter proporcionado o contacto com uma realidade muito importante, em termos debate de ideias e de exercício de cidadania.
Inês Dias, 9.º C