sexta-feira, 24 de abril de 2015

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

Aluna da Escola vence Distrital 
e representa o Alto Minho na final em Lisboa

Sara Arezes, aluna do 8.º ano na Escola Básica 
e Secundária de Ponte da Barca, 
venceu a fase distrital do Concurso Nacional de Leitura (3.º Ciclo).
A prova disputou-se na Casa da Cultura-Biblioteca Municipal de Melgaço e contou com a participação de várias dezenas de alunos, em representação de 24 estabelecimentos de ensino do Distrito de Viana do Castelo.
A vencedora tem agora a responsabilidade de, em Lisboa, defender as cores do Alto Minho na final nacional do concurso, promovido pelo Plano Nacional de Leitura, Rede de Bibliotecas Escolares e Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

Para além da Sara Arezes, a equipa do 3.º Ciclo da Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca foi constituída pela Carlota Barros Rego (7.º ano) e pela Andreia Filipa Cerqueira Moreira (8.º ano).
Por sua vez, da equipa do Secundário fizeram parte Maria Cristina Reis Azevedo (10.º ano), Ana Margarida Gomes da Silva (11.º ano) e Mariana Alves Antunes (12.º ano).
Para as seis, esta foi uma experiência enriquecedora e profundamente gratificante, pelo empenho e dedicação que manifestaram e pela forma como souberam dignificar a nossa Escola e o nome de Ponte da Barca.
Mais uma vez, deram voz, na primeira pessoa, à importância do livro e da leitura enquanto ferramenta que abre horizontes de vida, com espírito crítico, autonomia e lucidez.
Parabéns a todas e que a Sara Arezes seja feliz na sua participação na final nacional.
A Organização

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor

Viva o leitor…

Subordinado ao tema “Ler o mundo”, celebra-se hoje o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor.
Com esta iniciativa da UNESCO, pretende-se assinalar a importância da alfabetização e, sobretudo, exaltar o poder da leitura, nos mais diversos suportes, enquanto alavanca da inclusão e da cidadania ativa, porque aos livros cabe a missão de “inspirar a compreensão, o diálogo e a tolerância”.
Isto mesmo afirma a Diretora-Geral da UNESCO na sua mensagem, realçando que a efeméride representa uma “oportunidade para reconhecer o poder dos livros na mudança das nossas vidas para melhor”.
Segundo Irina Bokova, os livros constituem “símbolos globais de progresso social” e, por isso, o desafio que se nos coloca é muito claro: “devemos redobrar os esforços para promover o livro, a caneta, o computador, juntamente com todas as formas de leitura e de escrita, de modo a combater o analfabetismo e a pobreza, a construir sociedades sustentáveis, e a fortalecer as bases da paz”.
É verdade que, à escala planetária, ainda existe a vergonhosa situação de 175 milhões de adolescentes incapazes de ler uma única frase. Entre nós, no entanto, o problema ganha outros contornos. Mais do que a alfabetização, isto é, a capacidade de ler e de escrever, o grande desígnio é o da literacia, ou seja, trabalhar a capacidade de perceber e de interpretar o que é lido.
Vivemos, de facto, mergulhados num oceano imenso de informação, à distância de um simples clique. O difícil não é, portanto, chegar até ela. Difícil – diria mesmo, determinante – é compreender, avaliar e selecionar o que nos interessa, de uma forma eficiente, autónoma, crítica e inventiva, de modo a desenvolver conhecimentos próprios e soluções inovadoras. 
Este é o admirável mundo da literacia da informação, cujo poder é decisivo na sociedade em que vivemos, na medida em que constitui uma porta privilegiada para o sucesso pessoal, cívico e profissional.
Neste dia e em todos os dias do ano, viva, então, o livro. Porque ele encerra um valor incalculável e oferece o caminho firme para a afirmação da liberdade, da cidadania, da democracia. Porque ele é a personificação da criatividade, do desejo de partilha de ideias e de conhecimentos, a alavanca da compreensão, do diálogo e da tolerância. Ele é o suporte da Cultura e a garantia da sobrevivência dos valores do Humanismo.
E, neste dia simbólico, viva, sobretudo, o leitor. O leitor que sabe “ler o mundo” e entender a vida. O leitor que sabe ler e escrever a sua Existência, na direção da utopia desejável. O leitor que sabe orientar-se na construção de um projeto pessoal, com horizontes vastos e espírito lúcido.
Prof. Luís Arezes

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Novo Fundo Documental

O fundo documental da biblioteca escolar do polo 2 da Escola-sede do Agrupamento acaba de ser enriquecido com mais um conjunto de títulos oferecido pela Porto Editora.
Maioritariamente da coleção “Educação Literária”, as obras estão direcionadas para o 2.º ciclo, fazendo parte dos livros de leitura recomendada na disciplina de Português.
“Gramática passo a passo – 6.º Ano. Oficinas de Português”, de de Ana Sofia Lemos e Susete Albino, com propostas de trabalho orientado para a sistematização e consolidação de todos os conteúdos gramaticais previstos nas Metas Curriculares, é outro título gentilmente disponibilizado pela Porto Editora.
Biblioteca Escolar

terça-feira, 7 de abril de 2015

Falar e refletir sobre a história local


Falar e refletir sobre a história local é algo de interessante e que potencia uma maior ligação dos alunos a “elementos” que lhes são mais próximos.
O trabalho realizado pela escola, no âmbito da oferta curricular complementar de agrupamento (OCC), demonstra que o enfoque no local consegue estimular a curiosidade dos alunos e levá-los a questionamentos sobre o seu papel no contexto (histórico, social, cultural, patrimonial, etc) em que vivem.
A abordagem de temas, factos e personagens relacionados com a sua região permitiu uma maior aproximação dos alunos à escola e à aprendizagem. Ao trazer para a reflexão acontecimentos, personagens e lugares que são comuns ao aluno, possibilitou-se a sua aproximação e valorização do local e a relação dialética entre o passado e o presente.
É nesta dinâmica que em boa hora a biblioteca escolar/centro de recursos educativos, com a competência do professor Luís Arezes, se associou ao objetivo delineado promovendo interessantes sessões, com as diferentes turmas do 5.º ano de escolaridade, que empolgaram os alunos e de que as fotos a seguir publicadas dão testemunho.
Falar da história local na escola atua no resgate da autoestima dos habitantes de uma região. Quando conhecemos melhor o passado, os locais, as personagens, os monumentos, etc, damos uma nova ênfase à questão da identificação e do sentido de pertença.
Prof. Paulo Castro

sexta-feira, 27 de março de 2015

DIA MUNDIAL DA POESIA

Uma Noite cheia de Poesia


O Agrupamento de Escolas comemorou 
o Dia Mundial da Poesia (21 de março) 
com um Sarau realizado no átrio dos Paços do Concelho, 
na noite de véspera da efeméride.
Promovido em parceria com o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal, a atividade exaltou a palavra feita poesia, lida ou cantada, mobilizando a participação de um elevado número de alunos de todos os anos de escolaridade, professores,
encarregados de educação, antigos alunos, autarcas e membros da comunidade barquense em geral.
O átrio dos Paços do Concelho tornou-se pequeno para acolher tantas pessoas que fizeram questão de celebrar a poesia, lendo ou cantando a palavra transbordante de magia.
Ao longo de quase duas horas, a leitura e a música – acompanhada ao som do piano, da guitarra, da flauta transversal e até da concertina – conjugaram-se harmoniosamente, dando aos participantes a oportunidade de partilhar as suas emoções e de provocar a reflexão.
Na hora do balanço, tanto Vassalo Abreu (Presidente da Câmara Municipal) como António João Guerra (Adjunto da Direção do Agrupamento) e Sílvia Torres (Vereadora da Cultura, Turismo e Desporto) foram unânimes em enaltecer o trabalho em parceria entre as duas entidades, felicitando os participantes na iniciativa, assim como os seus organizadores (Biblioteca Escolar, em articulação com o Grupo de Português).
Foi aliás, esta parceria que permitiu que, durante a manhã do mesmo dia, um grupo de alunos do 2.º ciclo, acompanhado da Professora Paula Calado, visitasse os Centros de Dia de Cuíde de Vila Verde, Lavradas, Entre Ambos-os-Rios e Britelo, oferecendo aos utentes destas IPSS o calor da sua companhia e a magia de um poema.

A organização agradece a todos quantos tornaram possível esta atividade e nela se envolveram com o entusiasmo que só a poesia é capaz de despertar. Muito obrigado!
Prof. Luís Arezes
(Coordenador da equipa da Biblioteca Escolar)

quarta-feira, 25 de março de 2015

IN MEMORIAM

Foto Alfredo Cunha - Porto Editora
Foi hoje a sepultar aquele que é justamente considerado um dos maiores poetas portugueses de todos os tempos e um criador de dimensão universal.
Nascido em 1930, no Funchal, Herberto Helder de Oliveira sempre cultivou a solidão e o isolamento. Homem de mil ofícios, vagabundo do mundo, a arte nobilíssima a que se dedicou por inteiro e com genialidade foi a do silêncio criador de metáforas e de símbolos.
Entre o seu título de estreia em 1958 – O Amor em Visita – e A Morte sem Mestre, último e premonitório livro lançado no ano passado, brilha uma constelação de obras radiosas que constituem um verdadeiro manancial de sabedoria e um precioso património, onde todos – gerações atuais e vindouras – continuaremos a ser desafiados a decifrar o inexplicável e o mágico e a descobrir o enigma do mundo e o mistério da vida.
Deixou-nos o criador que recusava prémios e entrevistas e que detestava os mecanismos da mediatização. Deixou-nos, não! Porque a grandeza perene não morre e, por isso, ele permanece eternamente entre nós, qual estrela maior desta pátria pluricontinental que é a Língua Portuguesa!
Na hora da partida, mais do que falar dele, importa lê-lo! Tal como ele defendeu, sempre, ao longo da sua vida...
Luís Arezes

sábado, 21 de março de 2015

CANTINHO DA POESIA

A exemplo do que já fizera no Dia do Pai, o "Cantinho da Poesia", sob a orientação da Professora Lúcia Ribeiro, voltou a meter mãos à obra...
Desta vez, a propósito do Dia Mundial da Poesia e do Dia Mundial da Árvore!
Dia da Poesia
Hoje é dia da Poesia,
Um poema vou escrever,
Feito com o coração
E toda a gente vai ler.
Diogo Babo, 8º E

Dia da Poesia
É dia de alegria,
Há sangria de versos,
Vamos festejar com palavras
A felicidade e seus reversos.
Camila Barros, 8º B

A poesia
A poesia é amor,
Amor de todos os dias,
Cantamos as nossas tristezas
E as nossas alegrias.  
Maria Cardoso, 8º E

Dia 21 de março
É dia da Poesia,
É dia de fazer rimas,
Uns versos para sorrir
Ou até p’ra verter lágrimas.
Guilherme, 8º E

Dia da Árvore
Há árvores de folha persistente
E outras de folha caduca,
Mas aquilo que não entendo
É porque andam nuas no inverno
E vestidas no Verão.
vRodrigo Vasquez, 8º B

Dia da Árvore
Uma árvore a crescer
E uma outra a florir,
Debaixo delas me vou deitar
E começar a dormir.
Diogo Babo, 8º E

Primavera
Ó primavera linda!
Demoraste tempo a chegar,
Estou tão fartinha de chuva
Quero contigo ficar…
                                Sempre!
                     Sara Barreto, 8º B

Primavera
Vem aí a primavera,
Dia 21 de março.
Aí! quem me dera a mim
Que florisse todo o espaço.        
Pedro Freitas, 8º B

21 de março
Está a chegar a primavera,
Os pássaros a regressar,
O sol brilha intensamente,
As flores a desabrochar.
Leandra Armada, 8º B


Árvore
Árvore, tu tens uma peruca tão verde no verão!
E no outono o que te acontece?
Perdes o viço!
No inverno desfalecerás, exangue, morrerás.
Esquecida? Nunca serás!
Mal pressentes a primavera…
As flores aparecem de tons claros,
Irão preencher os teus ramos
Antes desnudos.
A felicidade poisará novamente em ti.
Beatriz Fernandes, 8º B