terça-feira, 7 de abril de 2015

Falar e refletir sobre a história local


Falar e refletir sobre a história local é algo de interessante e que potencia uma maior ligação dos alunos a “elementos” que lhes são mais próximos.
O trabalho realizado pela escola, no âmbito da oferta curricular complementar de agrupamento (OCC), demonstra que o enfoque no local consegue estimular a curiosidade dos alunos e levá-los a questionamentos sobre o seu papel no contexto (histórico, social, cultural, patrimonial, etc) em que vivem.
A abordagem de temas, factos e personagens relacionados com a sua região permitiu uma maior aproximação dos alunos à escola e à aprendizagem. Ao trazer para a reflexão acontecimentos, personagens e lugares que são comuns ao aluno, possibilitou-se a sua aproximação e valorização do local e a relação dialética entre o passado e o presente.
É nesta dinâmica que em boa hora a biblioteca escolar/centro de recursos educativos, com a competência do professor Luís Arezes, se associou ao objetivo delineado promovendo interessantes sessões, com as diferentes turmas do 5.º ano de escolaridade, que empolgaram os alunos e de que as fotos a seguir publicadas dão testemunho.
Falar da história local na escola atua no resgate da autoestima dos habitantes de uma região. Quando conhecemos melhor o passado, os locais, as personagens, os monumentos, etc, damos uma nova ênfase à questão da identificação e do sentido de pertença.
Prof. Paulo Castro

sexta-feira, 27 de março de 2015

DIA MUNDIAL DA POESIA

Uma Noite cheia de Poesia


O Agrupamento de Escolas comemorou 
o Dia Mundial da Poesia (21 de março) 
com um Sarau realizado no átrio dos Paços do Concelho, 
na noite de véspera da efeméride.
Promovido em parceria com o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal, a atividade exaltou a palavra feita poesia, lida ou cantada, mobilizando a participação de um elevado número de alunos de todos os anos de escolaridade, professores,
encarregados de educação, antigos alunos, autarcas e membros da comunidade barquense em geral.
O átrio dos Paços do Concelho tornou-se pequeno para acolher tantas pessoas que fizeram questão de celebrar a poesia, lendo ou cantando a palavra transbordante de magia.
Ao longo de quase duas horas, a leitura e a música – acompanhada ao som do piano, da guitarra, da flauta transversal e até da concertina – conjugaram-se harmoniosamente, dando aos participantes a oportunidade de partilhar as suas emoções e de provocar a reflexão.
Na hora do balanço, tanto Vassalo Abreu (Presidente da Câmara Municipal) como António João Guerra (Adjunto da Direção do Agrupamento) e Sílvia Torres (Vereadora da Cultura, Turismo e Desporto) foram unânimes em enaltecer o trabalho em parceria entre as duas entidades, felicitando os participantes na iniciativa, assim como os seus organizadores (Biblioteca Escolar, em articulação com o Grupo de Português).
Foi aliás, esta parceria que permitiu que, durante a manhã do mesmo dia, um grupo de alunos do 2.º ciclo, acompanhado da Professora Paula Calado, visitasse os Centros de Dia de Cuíde de Vila Verde, Lavradas, Entre Ambos-os-Rios e Britelo, oferecendo aos utentes destas IPSS o calor da sua companhia e a magia de um poema.

A organização agradece a todos quantos tornaram possível esta atividade e nela se envolveram com o entusiasmo que só a poesia é capaz de despertar. Muito obrigado!
Prof. Luís Arezes
(Coordenador da equipa da Biblioteca Escolar)

quarta-feira, 25 de março de 2015

IN MEMORIAM

Foto Alfredo Cunha - Porto Editora
Foi hoje a sepultar aquele que é justamente considerado um dos maiores poetas portugueses de todos os tempos e um criador de dimensão universal.
Nascido em 1930, no Funchal, Herberto Helder de Oliveira sempre cultivou a solidão e o isolamento. Homem de mil ofícios, vagabundo do mundo, a arte nobilíssima a que se dedicou por inteiro e com genialidade foi a do silêncio criador de metáforas e de símbolos.
Entre o seu título de estreia em 1958 – O Amor em Visita – e A Morte sem Mestre, último e premonitório livro lançado no ano passado, brilha uma constelação de obras radiosas que constituem um verdadeiro manancial de sabedoria e um precioso património, onde todos – gerações atuais e vindouras – continuaremos a ser desafiados a decifrar o inexplicável e o mágico e a descobrir o enigma do mundo e o mistério da vida.
Deixou-nos o criador que recusava prémios e entrevistas e que detestava os mecanismos da mediatização. Deixou-nos, não! Porque a grandeza perene não morre e, por isso, ele permanece eternamente entre nós, qual estrela maior desta pátria pluricontinental que é a Língua Portuguesa!
Na hora da partida, mais do que falar dele, importa lê-lo! Tal como ele defendeu, sempre, ao longo da sua vida...
Luís Arezes

sábado, 21 de março de 2015

CANTINHO DA POESIA

A exemplo do que já fizera no Dia do Pai, o "Cantinho da Poesia", sob a orientação da Professora Lúcia Ribeiro, voltou a meter mãos à obra...
Desta vez, a propósito do Dia Mundial da Poesia e do Dia Mundial da Árvore!
Dia da Poesia
Hoje é dia da Poesia,
Um poema vou escrever,
Feito com o coração
E toda a gente vai ler.
Diogo Babo, 8º E

Dia da Poesia
É dia de alegria,
Há sangria de versos,
Vamos festejar com palavras
A felicidade e seus reversos.
Camila Barros, 8º B

A poesia
A poesia é amor,
Amor de todos os dias,
Cantamos as nossas tristezas
E as nossas alegrias.  
Maria Cardoso, 8º E

Dia 21 de março
É dia da Poesia,
É dia de fazer rimas,
Uns versos para sorrir
Ou até p’ra verter lágrimas.
Guilherme, 8º E

Dia da Árvore
Há árvores de folha persistente
E outras de folha caduca,
Mas aquilo que não entendo
É porque andam nuas no inverno
E vestidas no Verão.
vRodrigo Vasquez, 8º B

Dia da Árvore
Uma árvore a crescer
E uma outra a florir,
Debaixo delas me vou deitar
E começar a dormir.
Diogo Babo, 8º E

Primavera
Ó primavera linda!
Demoraste tempo a chegar,
Estou tão fartinha de chuva
Quero contigo ficar…
                                Sempre!
                     Sara Barreto, 8º B

Primavera
Vem aí a primavera,
Dia 21 de março.
Aí! quem me dera a mim
Que florisse todo o espaço.        
Pedro Freitas, 8º B

21 de março
Está a chegar a primavera,
Os pássaros a regressar,
O sol brilha intensamente,
As flores a desabrochar.
Leandra Armada, 8º B


Árvore
Árvore, tu tens uma peruca tão verde no verão!
E no outono o que te acontece?
Perdes o viço!
No inverno desfalecerás, exangue, morrerás.
Esquecida? Nunca serás!
Mal pressentes a primavera…
As flores aparecem de tons claros,
Irão preencher os teus ramos
Antes desnudos.
A felicidade poisará novamente em ti.
Beatriz Fernandes, 8º B

AINDA O DIA DO PAI


Pai!
Quando eu nasci,
Os teus olhos marujaram…
Um choro de alegria,
Porque deste ao mundo um novo ser.
Thatielly Gomes, 8º B

Querido pai,
Quando eu vim ao mundo,
Deste-me a mão e não a “largaste”, nunca mais.
Tua mão na minha, pai…
                                  É tão bom.
Sara Barreto, 8º B

DIA DO PAI
Pai, uma palavra tão pequena
Com um significado tão grande…
Um beijo da tua morena.
Amo-te hoje e sempre,
Pois teu coração é grande.
Rosa Amoroso, 8º B

Este dia
O dia do pai é um dia
De alegria, um dia de harmonia!
Se o pai está com a família,
É dia de fantasia.
Jorge Miguel, 8º B

19 de março
19 de março é o teu dia,
Dia do Pai, dia do meu melhor amigo.
Às vezes, podemos estar zangados, aborrecidos,
Mas acabamos sempre por fazer as pazes.

Sem ti, eu não estaria aqui hoje.
Obrigado por tudo.
Às vezes, posso responder-te,
Mas acabo por arrepender-me.
Feliz Dia do Pai!
Tiago Pereira, 8º E

Dia de alegria
Dia do pai,
Que grande dia!
Um dia pleno de afeto,
De amor e de alegria.

Um pai é o melhor do mundo,
Trabalha para nos ajudar,
Não para um segundo.
Catarina, 8º E

quinta-feira, 19 de março de 2015

DIA MUNDIAL DA POESIA

SARAU POÉTICO
O Dia Mundial da Poesia é comemorado esta sexta feira, com um Sarau Poético agendado para as 21.30 horas, no átrio dos Paços do Concelho.
Numa iniciativa conjunta do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal e do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, esta é uma atividade que pretende exaltar a palavra feita poesia, lida ou cantada.
Coordenado pela Biblioteca Escolar, em articulação com o Grupo de Português, o Sarau é aberto à comunidade e contará com a participação de alunos, professores e encarregados de educação, que tomarão a liberdade de partilhar poesia e, em alguns casos, de a cantar.
Inicialmente previsto para a Casa da Cultura, o local de realização teve de ser alterado para o átrio dos Paços do Concelho, dado o elevado número de pessoas que manifestaram vontade de participar.
Entretanto, na manhã desta sexta feira – véspera do Dia Mundial de Poesia –, um grupo de alunos do 2.º ciclo, acompanhado da Professora Paula Calado, visita o Centro de Dia de Cuíde de Vila Verde, Lavradas, Entre Ambos-os-Rios e Britelo, oferecendo aos utentes destas IPSS o calor da sua companhia e a magia de um poema.
 Prof. Luís Arezes (Biblioteca Escolar)

quarta-feira, 18 de março de 2015

Alunos do Secundário foram ao Teatro
   
Os alunos dos 11.º e 12.º anos da Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca foram ao teatro.
No dia 16 de março, em Vila Nova de Gaia, alunos e professores tiveram a oportunidade de assistir a uma adaptação teatral de “Os Maias”, de Eça de Queirós, obra que integra os conteúdos programáticos do 11.º ano de escolaridade, e à representação de “Felizmente há Luar!”, de Luís de Sttau Monteiro, texto estudado pelos alunos do 12.º ano.
Depois das excelentes representações, da responsabilidade do TEP (Teatro Experimental do Porto), os alunos puderam interagir com o elenco de atores, colocando questões ou apresentando comentários sobre os espetáculos.
Esta iniciativa permitiu aprofundar conhecimentos sobre as obras estudadas e tomar consciência da importância do teatro enquanto manifestação artística.
Professora Laura Rodrigues, Coordenadora do Departamento de Línguas