quinta-feira, 19 de março de 2015

DIA MUNDIAL DA POESIA

SARAU POÉTICO
O Dia Mundial da Poesia é comemorado esta sexta feira, com um Sarau Poético agendado para as 21.30 horas, no átrio dos Paços do Concelho.
Numa iniciativa conjunta do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal e do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, esta é uma atividade que pretende exaltar a palavra feita poesia, lida ou cantada.
Coordenado pela Biblioteca Escolar, em articulação com o Grupo de Português, o Sarau é aberto à comunidade e contará com a participação de alunos, professores e encarregados de educação, que tomarão a liberdade de partilhar poesia e, em alguns casos, de a cantar.
Inicialmente previsto para a Casa da Cultura, o local de realização teve de ser alterado para o átrio dos Paços do Concelho, dado o elevado número de pessoas que manifestaram vontade de participar.
Entretanto, na manhã desta sexta feira – véspera do Dia Mundial de Poesia –, um grupo de alunos do 2.º ciclo, acompanhado da Professora Paula Calado, visita o Centro de Dia de Cuíde de Vila Verde, Lavradas, Entre Ambos-os-Rios e Britelo, oferecendo aos utentes destas IPSS o calor da sua companhia e a magia de um poema.
 Prof. Luís Arezes (Biblioteca Escolar)

quarta-feira, 18 de março de 2015

Alunos do Secundário foram ao Teatro
   
Os alunos dos 11.º e 12.º anos da Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca foram ao teatro.
No dia 16 de março, em Vila Nova de Gaia, alunos e professores tiveram a oportunidade de assistir a uma adaptação teatral de “Os Maias”, de Eça de Queirós, obra que integra os conteúdos programáticos do 11.º ano de escolaridade, e à representação de “Felizmente há Luar!”, de Luís de Sttau Monteiro, texto estudado pelos alunos do 12.º ano.
Depois das excelentes representações, da responsabilidade do TEP (Teatro Experimental do Porto), os alunos puderam interagir com o elenco de atores, colocando questões ou apresentando comentários sobre os espetáculos.
Esta iniciativa permitiu aprofundar conhecimentos sobre as obras estudadas e tomar consciência da importância do teatro enquanto manifestação artística.
Professora Laura Rodrigues, Coordenadora do Departamento de Línguas

sexta-feira, 6 de março de 2015

À conversa com… 
Carlos Nuno Granja
sobre a magia do livro e da leitura


Adoro escrever, mas gosto muito mais de ler. Aliás, sinto necessidade de escrever todos os dias e estou sempre a ler, duas tarefas maravilhosas que me levam para o mundo da magia e da liberdade.
Foi assim que se apresentou Carlos Nuno Granja, autor de O rei Belarmino não é tenor, obra ilustrada por Sebastião Peixoto e que foi selecionada para o concurso de leitura do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
Em visita à Escola-sede, o escritor dinamizou duas sessões com participantes no concurso, que o surpreenderam com uma leitura teatralizada da obra (4.º D), uma carta ao caçador escocês e ainda um acróstico inspirado no nome do rei (4.º A).
Na interessante conversa que manteve com os miúdos, Carlos Nuno Granja recordou os seus tempos de infância e como foi surgindo o gosto pela leitura e pela escrita, nomeadamente de poesia, a sua grande paixão, sobretudo por influência da mãe, a quem fez questão de prestar uma homenagem.
“Quando eu tinha 11 anos, os meus pais ofereceram-me uma máquina de escrever e aí eu pensei, quero ser escritor.”
E assim está a acontecer. Carlos Nuno Granja já publicou 13 livros que estão a merecer uma recetividade muito boa junto do público, sendo de realçar o facto de O rei Belarmino não é tenor ter sido escolhido pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas para estar presente na Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha, que é o maior certame do género a nível mundial.


Sem qualquer dúvida, esta foi mais uma excelente experiência que proporcionou aos alunos um contacto próximo e afetuoso com um autor, despertando neles o apelo fascinante da leitura e da escrita.
A satisfação geral é a nota dominante, com o próprio escritor a registar no Livro de Honra do Agrupamento o seguinte depoimento:
“Muito obrigado pelo maravilhoso acolhimento neste magnífico Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, pela vossa simpatia, pelo vosso trabalho em prol da leitura e da Literatura e também pela humildade nos gestos e nas palavras.
Votos de felicidades.
Com amizade e carinho do Carlos Nuno Granja.”
Resta acrescentar que estas sessões do ciclo “À conversa com…”, promovidas pela Biblioteca Escolar, apenas foram possíveis graças à parceria que o Agrupamento mantém com a Editora Opera Omnia.
Prof. Luís Arezes

quinta-feira, 5 de março de 2015

LER é SABER +

“O Quanto Amamos”, de William Bruce Cameron
               
Para o Plano Nacional de Leitura, no período passado, a escolha de um livro não foi muito difícil, pelo que, desde logo, optei por “O Quanto Amamos”, de William Bruce Cameron, por diversas razões.
Por um lado, fala sobre cães. Estes animais têm uma capacidade de amar tão grande e têm corações tão prontos para acolher qualquer pessoa que isso explica esta minha paixão por eles. Ensina como realmente são os animais e que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, eles também têm sentimentos; sofrem como qualquer ser humano e também gostam de se sentir amados.
Por outro lado, o livro mostra como uma simples ninhada de cachorros pode encher de esperança um coração que, há muito tempo, já só sentia saudade e tristeza, como a ternura do olhar de um cachorrinho inspira até o mais insensível dos corações.
Outro aspeto que acho importante referir é o facto de o livro ter um vocabulário acessível e de ser, por isso, de fácil leitura. Em relação às personagens, gostei de todas e adorei particularmente Lucy, uma cadela que demonstra de forma notável o seu amor e carinho, não só pelos seus “filhos adotivos”, como também pelos seres humanos, sobretudo pela sua verdadeira dona, que o tempo e a distância não conseguiram fazer cair no esquecimento.
Em guisa de conclusão, posso afirmar que gostei bastante de ler o livro, já que é capaz de aquecer o coração de qualquer leitor. É um romance que mostra como alguém que nunca tivera um cão se desembaraça enquanto “pai à força”, ao mesmo tempo que resolve a sua própria vida. Demonstra ainda que os cães têm muito para nos ensinar, sobretudo a sua forte capacidade de amar.
Por estes motivos, aconselho a sua leitura, pois é realmente um livro muito comovente.
Carolina Pereira, 7.º E

quarta-feira, 4 de março de 2015

Dia Europeu da Internet Mais Segura 2015

    
Em fevereiro, celebrou-se o Dia Europeu da Internet Mais Segura 2015, este ano com o tema "Juntos vamos criar uma internet melhor”.
O “Dia da Internet mais Segura” é um evento europeu organizado pela REDE INSAFE (rede de cooperação dos projetos que promovem a sensibilização para uma utilização mais segura da Internet pelas pessoas) e em Portugal pelo Centro Internet Segura, coordenado pela FCT-Fundação Para a Ciência e Tecnologia, que envolve a Direção-Geral da Educação (DGE), o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a Microsoft Portugal.
Neste âmbito, em parceria com a “Microsoft Portugal” e a “GNR/Escola Segura”, os alunos dos 2.º e 3º anos de escolaridade da Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca participaram, no dia 10 de fevereiro, num ciclo de sessões de sensibilização para uma navegação segura, consciente e responsável na Internet.
Ainda a propósito de alertar para a importância de todos promovermos uma utilização mais segura, inclusiva e responsável das tecnologias online, o Grupo de Informática, a equipa PTE e a Biblioteca Escolar/Centro de Recursos promoveram, ao longo da segunda semana de fevereiro, outras atividades de informação e sensibilização, abertas à comunidade escolar:
 Projeção de vídeos/apresentações eletrónicas;
 Debates em sala de aula sobre a temática;
- Jogos educativos SeguraNet.
 A equipa dinamizadora

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Jovens desafiados a exercerem a cidadania
no Ano Europeu para o Desenvolvimento


“2015 – Ano Europeu para o Desenvolvimento: contributos do Comité Económico e Social Europeu (CESE)” foi o tema de um colóquio que António Luís Fernandes dinamizou com alunos do 9.º ano da Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca.
Falando no âmbito de uma ação promovida pela Biblioteca Escolar, o convidado – um barquense há vários anos a trabalhar no CESE, em Bruxelas – analisou a estrutura e modo de funcionamento deste órgão consultivo da União Europeia, chamando a atenção para a sua enorme importância.
Segundo afirmou, trata-se de um verdadeiro motor do desenvolvimento, na medida em que apresenta inúmeras propostas à Comissão Europeia e ao Parlamento Europeu, a maioria das quais acaba por receber luz verde, traduzindo-se em medidas com um grande impacto positivo na vida dos cidadãos.
 Em relação ao “Ano Europeu para o Desenvolvimento", António Fernandes recordou alguns dos grandes valores do património civilizacional do Velho Continente e fez questão de desafiar os jovens participantes na sessão a darem o seu contributo, em termos de cidadania.
A sociedade civil somos todos nós, pelo que é fundamental o nosso envolvimento ativo na construção de uma sociedade mais justa, mais solidária e mais humanista, em que o respeito pela dignidade do ser humano seja a garantia de um futuro melhor.
Os jovens representam uma força enorme, com capacidade para mobilizar e criar novas dinâmicas, nomeadamente, ao nível das suas comunidades. Por isso – concluiu –, nunca cruzem os braços, mas apresentem ideias e exijam ações concretas que contribuam para melhorar a vida das pessoas.
Recorde-se que o CESE, criado em 1957 pelo Tratado de Roma, é um organismo composto por representantes dos setores da vida económica, social e cultural dos Estados-Membros.
Congrega três grupos: "Empregadores", "Trabalhadores" e "Interesses Diversos”, criando, desta forma, uma ligação entre as instituições da UE e as organizações da sociedade civil. Dos 344 membros do CESE, 12 são portugueses.

Prof. Luís Arezes

sábado, 14 de fevereiro de 2015

DIA DOS NAMORADOS

A propósito do Dia dos Namorados, o "Cantinho da Poesia" voltou a desafiar a criatividade e a inspiração poética dos nossos alunos...


S. Valentim
O amor é como as laranjas,
Umas doces, outras azedas.
Cantamos amores felizes,
Choramos as suas perdas.

Gosto do amor, da alegria,
Mas dispenso a saudade.
Quero-te sempre presente,
Partilhando felicidade.
       Professora Lúcia Ribeiro

Querida Adriana!
Tenho a dizer-te que, desde o primeiro dia em que te vi, não tenho parado de pensar em ti.
És doce em tudo aquilo que fazes; o teu olhar hipnotiza-me.
Sei que tens namorado, mas digo-to na mesma, pois nada irá mudar o que sinto por ti.
Eu, simplesmente, te amo muito e quero-te mais que tudo. Desejo-te do fundo deste meu coração apaixonado.
Com muito amor,                
                                       Ssssssss

Este poema
Este poema é para ti,
Para ti com muito amor.
Se tu não estiveres comigo,
Eu sentirei muita dor.

Tua cara é muito alegre,
Gosto de te ver e ouvir.
Minha mãe sempre me disse,
Tu nunca a deixes fugir.
                           “Ambrósio”

São Valentim, meu santinho,
És o santo do amor,
Toda a gente se apaixona
Com mais ou menos fervor.
                                MC Amor

Primeiro beijo
Lembro o teu primeiro beijo,
Na ponte do rio Vez,
Meu coração se alegrou
E toda a noite dançou.

Nos teus olhos vejo o mar,
No cabelo, uma seara.
És mais linda que uma flor,
És uma espécie mui rara.
Pedro Guilherme Santos - 8º E


Dia de S. Valentim
Dia de S. Valentim,
Há amores e há paixões
E uma grande alegria,
Que brota nos corações.

O amor é um abismo
Que engole um qualquer,
Do amor à obsessão,
Seja homem ou mulher.
                 Duarte Gomes - 8º E

AMOR
Amor, falo de amor
Quando o mundo solta corações,
Quando o mundo respira paixão,
Quando sonhamos mais alto.                                             

Contigo sempre ao meu lado,
Tristeza voa,
Alegria volta,
O mundo acorda.
            Ariadna da Silva Araújo - 8º B


Amar
Pensava que amar era fácil,
Mas afinal é engano;
Eu só queria ser feliz,
Com o teu amor cigano.

Mudas de amor bem depressa,
És inconstante nos amores,
Não te lembras que teus atos
Só me causam dissabores.
                                Lulu

Olá!
Tu sabes que eu te amo e sei que também gostas de mim, mas eu não tenho coragem para falar contigo e tu também não. Falamos muito pelo “Face”, mas não é a mesma coisa. Olhamo-nos quando nos cruzamos, mas nada…
Estou em sofrimento.  Aguardo que dês o primeiro passo.
AMO-TE!          
                                 Silvinha


         Querido,
   Tu sabes que eu gosto de ti.
   Quando por ti passo, fico toda encarnada.
   Pela tua companhia, ia daqui até à Lua… e voltava.
   Olha, amo-te tanto que não posso viver sem ti. Amo-te demasiado e jamais te esquecerei,
porque nunca amei ninguém como tu.
                               “Carma”