quinta-feira, 5 de março de 2015

LER é SABER +

“O Quanto Amamos”, de William Bruce Cameron
               
Para o Plano Nacional de Leitura, no período passado, a escolha de um livro não foi muito difícil, pelo que, desde logo, optei por “O Quanto Amamos”, de William Bruce Cameron, por diversas razões.
Por um lado, fala sobre cães. Estes animais têm uma capacidade de amar tão grande e têm corações tão prontos para acolher qualquer pessoa que isso explica esta minha paixão por eles. Ensina como realmente são os animais e que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, eles também têm sentimentos; sofrem como qualquer ser humano e também gostam de se sentir amados.
Por outro lado, o livro mostra como uma simples ninhada de cachorros pode encher de esperança um coração que, há muito tempo, já só sentia saudade e tristeza, como a ternura do olhar de um cachorrinho inspira até o mais insensível dos corações.
Outro aspeto que acho importante referir é o facto de o livro ter um vocabulário acessível e de ser, por isso, de fácil leitura. Em relação às personagens, gostei de todas e adorei particularmente Lucy, uma cadela que demonstra de forma notável o seu amor e carinho, não só pelos seus “filhos adotivos”, como também pelos seres humanos, sobretudo pela sua verdadeira dona, que o tempo e a distância não conseguiram fazer cair no esquecimento.
Em guisa de conclusão, posso afirmar que gostei bastante de ler o livro, já que é capaz de aquecer o coração de qualquer leitor. É um romance que mostra como alguém que nunca tivera um cão se desembaraça enquanto “pai à força”, ao mesmo tempo que resolve a sua própria vida. Demonstra ainda que os cães têm muito para nos ensinar, sobretudo a sua forte capacidade de amar.
Por estes motivos, aconselho a sua leitura, pois é realmente um livro muito comovente.
Carolina Pereira, 7.º E

quarta-feira, 4 de março de 2015

Dia Europeu da Internet Mais Segura 2015

    
Em fevereiro, celebrou-se o Dia Europeu da Internet Mais Segura 2015, este ano com o tema "Juntos vamos criar uma internet melhor”.
O “Dia da Internet mais Segura” é um evento europeu organizado pela REDE INSAFE (rede de cooperação dos projetos que promovem a sensibilização para uma utilização mais segura da Internet pelas pessoas) e em Portugal pelo Centro Internet Segura, coordenado pela FCT-Fundação Para a Ciência e Tecnologia, que envolve a Direção-Geral da Educação (DGE), o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a Microsoft Portugal.
Neste âmbito, em parceria com a “Microsoft Portugal” e a “GNR/Escola Segura”, os alunos dos 2.º e 3º anos de escolaridade da Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca participaram, no dia 10 de fevereiro, num ciclo de sessões de sensibilização para uma navegação segura, consciente e responsável na Internet.
Ainda a propósito de alertar para a importância de todos promovermos uma utilização mais segura, inclusiva e responsável das tecnologias online, o Grupo de Informática, a equipa PTE e a Biblioteca Escolar/Centro de Recursos promoveram, ao longo da segunda semana de fevereiro, outras atividades de informação e sensibilização, abertas à comunidade escolar:
 Projeção de vídeos/apresentações eletrónicas;
 Debates em sala de aula sobre a temática;
- Jogos educativos SeguraNet.
 A equipa dinamizadora

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Jovens desafiados a exercerem a cidadania
no Ano Europeu para o Desenvolvimento


“2015 – Ano Europeu para o Desenvolvimento: contributos do Comité Económico e Social Europeu (CESE)” foi o tema de um colóquio que António Luís Fernandes dinamizou com alunos do 9.º ano da Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca.
Falando no âmbito de uma ação promovida pela Biblioteca Escolar, o convidado – um barquense há vários anos a trabalhar no CESE, em Bruxelas – analisou a estrutura e modo de funcionamento deste órgão consultivo da União Europeia, chamando a atenção para a sua enorme importância.
Segundo afirmou, trata-se de um verdadeiro motor do desenvolvimento, na medida em que apresenta inúmeras propostas à Comissão Europeia e ao Parlamento Europeu, a maioria das quais acaba por receber luz verde, traduzindo-se em medidas com um grande impacto positivo na vida dos cidadãos.
 Em relação ao “Ano Europeu para o Desenvolvimento", António Fernandes recordou alguns dos grandes valores do património civilizacional do Velho Continente e fez questão de desafiar os jovens participantes na sessão a darem o seu contributo, em termos de cidadania.
A sociedade civil somos todos nós, pelo que é fundamental o nosso envolvimento ativo na construção de uma sociedade mais justa, mais solidária e mais humanista, em que o respeito pela dignidade do ser humano seja a garantia de um futuro melhor.
Os jovens representam uma força enorme, com capacidade para mobilizar e criar novas dinâmicas, nomeadamente, ao nível das suas comunidades. Por isso – concluiu –, nunca cruzem os braços, mas apresentem ideias e exijam ações concretas que contribuam para melhorar a vida das pessoas.
Recorde-se que o CESE, criado em 1957 pelo Tratado de Roma, é um organismo composto por representantes dos setores da vida económica, social e cultural dos Estados-Membros.
Congrega três grupos: "Empregadores", "Trabalhadores" e "Interesses Diversos”, criando, desta forma, uma ligação entre as instituições da UE e as organizações da sociedade civil. Dos 344 membros do CESE, 12 são portugueses.

Prof. Luís Arezes

sábado, 14 de fevereiro de 2015

DIA DOS NAMORADOS

A propósito do Dia dos Namorados, o "Cantinho da Poesia" voltou a desafiar a criatividade e a inspiração poética dos nossos alunos...


S. Valentim
O amor é como as laranjas,
Umas doces, outras azedas.
Cantamos amores felizes,
Choramos as suas perdas.

Gosto do amor, da alegria,
Mas dispenso a saudade.
Quero-te sempre presente,
Partilhando felicidade.
       Professora Lúcia Ribeiro

Querida Adriana!
Tenho a dizer-te que, desde o primeiro dia em que te vi, não tenho parado de pensar em ti.
És doce em tudo aquilo que fazes; o teu olhar hipnotiza-me.
Sei que tens namorado, mas digo-to na mesma, pois nada irá mudar o que sinto por ti.
Eu, simplesmente, te amo muito e quero-te mais que tudo. Desejo-te do fundo deste meu coração apaixonado.
Com muito amor,                
                                       Ssssssss

Este poema
Este poema é para ti,
Para ti com muito amor.
Se tu não estiveres comigo,
Eu sentirei muita dor.

Tua cara é muito alegre,
Gosto de te ver e ouvir.
Minha mãe sempre me disse,
Tu nunca a deixes fugir.
                           “Ambrósio”

São Valentim, meu santinho,
És o santo do amor,
Toda a gente se apaixona
Com mais ou menos fervor.
                                MC Amor

Primeiro beijo
Lembro o teu primeiro beijo,
Na ponte do rio Vez,
Meu coração se alegrou
E toda a noite dançou.

Nos teus olhos vejo o mar,
No cabelo, uma seara.
És mais linda que uma flor,
És uma espécie mui rara.
Pedro Guilherme Santos - 8º E


Dia de S. Valentim
Dia de S. Valentim,
Há amores e há paixões
E uma grande alegria,
Que brota nos corações.

O amor é um abismo
Que engole um qualquer,
Do amor à obsessão,
Seja homem ou mulher.
                 Duarte Gomes - 8º E

AMOR
Amor, falo de amor
Quando o mundo solta corações,
Quando o mundo respira paixão,
Quando sonhamos mais alto.                                             

Contigo sempre ao meu lado,
Tristeza voa,
Alegria volta,
O mundo acorda.
            Ariadna da Silva Araújo - 8º B


Amar
Pensava que amar era fácil,
Mas afinal é engano;
Eu só queria ser feliz,
Com o teu amor cigano.

Mudas de amor bem depressa,
És inconstante nos amores,
Não te lembras que teus atos
Só me causam dissabores.
                                Lulu

Olá!
Tu sabes que eu te amo e sei que também gostas de mim, mas eu não tenho coragem para falar contigo e tu também não. Falamos muito pelo “Face”, mas não é a mesma coisa. Olhamo-nos quando nos cruzamos, mas nada…
Estou em sofrimento.  Aguardo que dês o primeiro passo.
AMO-TE!          
                                 Silvinha


         Querido,
   Tu sabes que eu gosto de ti.
   Quando por ti passo, fico toda encarnada.
   Pela tua companhia, ia daqui até à Lua… e voltava.
   Olha, amo-te tanto que não posso viver sem ti. Amo-te demasiado e jamais te esquecerei,
porque nunca amei ninguém como tu.
                               “Carma”


quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Vencedores do Concurso de Leitura

Sara Arezes e Ana Margarida Silva conquistaram o 1.º lugar do Concurso de Leitura, nos escalões, respetivamente, do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
Nos lugares imediatos do 3.º Ciclo, ficaram Carlota Rego e Andreia Moreira. Por sua vez, no Secundário, a 2.ª posição foi conquistada por Cristina Azevedo, seguindo-se Mariana Antunes.
A exemplo do que vem acontecendo de há alguns anos a esta parte, as premiadas receberão um cheque-livro patrocinado pela Câmara Municipal de Ponte da Barca, a ser entregue no decorrer de uma sessão no âmbito da programação da Feira do Livro do Município.
Entretanto, já foram inscritas para representar a Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura.
Recorde-se que, no 3.º Ciclo, os alunos foram desafiados a mostrar a sua capacidade de leitura, trabalhando “Uma argola no umbigo”, de Alexandre Honrado, e, no Secundário, a obra selecionada foi “A Filha do Capitão”, de José Rodrigues dos Santos.
O Grupo Disciplinar de Português e a Biblioteca Escolar dão os parabéns a todos os participantes no Concurso, seguros de que, como afirmou Voltaire, “a leitura engrandece a alma”.

A Organização

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

70 anos da LIBERTAÇÃO DE AUSCHWITZ...

Ofício de matar

A 27 de janeiro de 1945, as tropas soviéticas entravam no campo de concentração de Auschwitz - foi há precisamente 70 anos. 
Para assinalar um dia histórico, o jornal "Expresso" disponibiliza online um texto publicado originalmente a 28 de janeiro de 1995, onde alguns dos sobreviventes evocam o drama e se reflete sobre um episódio julgado impensável.
Veja aqui este documento sobre um dos capítulos mais negros da História... 

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

AINDA "A FADA ORIANA"

À conversa com os atores…


Depois de uma tarde bem passada a assistir à peça de teatro “A Fada Oriana”, pelo Clube de Teatro da Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura, os alunos da Turma B do 5.º ano não resistiram e desafiaram os jovens atores para uma conversa.
A simpatia dos jovens courenses ficou bem patente nos bons e divertidos momentos que se seguiram, tendo sido abordados diversos aspetos do trabalho dos alunos/atores e da própria peça que representaram.
No final, para encerrar da melhor forma uma bela tarde cultural, nada melhor do que uma sessão fotográfica conjunta…

Professora Cândida Gama