sábado, 14 de fevereiro de 2015

DIA DOS NAMORADOS

A propósito do Dia dos Namorados, o "Cantinho da Poesia" voltou a desafiar a criatividade e a inspiração poética dos nossos alunos...


S. Valentim
O amor é como as laranjas,
Umas doces, outras azedas.
Cantamos amores felizes,
Choramos as suas perdas.

Gosto do amor, da alegria,
Mas dispenso a saudade.
Quero-te sempre presente,
Partilhando felicidade.
       Professora Lúcia Ribeiro

Querida Adriana!
Tenho a dizer-te que, desde o primeiro dia em que te vi, não tenho parado de pensar em ti.
És doce em tudo aquilo que fazes; o teu olhar hipnotiza-me.
Sei que tens namorado, mas digo-to na mesma, pois nada irá mudar o que sinto por ti.
Eu, simplesmente, te amo muito e quero-te mais que tudo. Desejo-te do fundo deste meu coração apaixonado.
Com muito amor,                
                                       Ssssssss

Este poema
Este poema é para ti,
Para ti com muito amor.
Se tu não estiveres comigo,
Eu sentirei muita dor.

Tua cara é muito alegre,
Gosto de te ver e ouvir.
Minha mãe sempre me disse,
Tu nunca a deixes fugir.
                           “Ambrósio”

São Valentim, meu santinho,
És o santo do amor,
Toda a gente se apaixona
Com mais ou menos fervor.
                                MC Amor

Primeiro beijo
Lembro o teu primeiro beijo,
Na ponte do rio Vez,
Meu coração se alegrou
E toda a noite dançou.

Nos teus olhos vejo o mar,
No cabelo, uma seara.
És mais linda que uma flor,
És uma espécie mui rara.
Pedro Guilherme Santos - 8º E


Dia de S. Valentim
Dia de S. Valentim,
Há amores e há paixões
E uma grande alegria,
Que brota nos corações.

O amor é um abismo
Que engole um qualquer,
Do amor à obsessão,
Seja homem ou mulher.
                 Duarte Gomes - 8º E

AMOR
Amor, falo de amor
Quando o mundo solta corações,
Quando o mundo respira paixão,
Quando sonhamos mais alto.                                             

Contigo sempre ao meu lado,
Tristeza voa,
Alegria volta,
O mundo acorda.
            Ariadna da Silva Araújo - 8º B


Amar
Pensava que amar era fácil,
Mas afinal é engano;
Eu só queria ser feliz,
Com o teu amor cigano.

Mudas de amor bem depressa,
És inconstante nos amores,
Não te lembras que teus atos
Só me causam dissabores.
                                Lulu

Olá!
Tu sabes que eu te amo e sei que também gostas de mim, mas eu não tenho coragem para falar contigo e tu também não. Falamos muito pelo “Face”, mas não é a mesma coisa. Olhamo-nos quando nos cruzamos, mas nada…
Estou em sofrimento.  Aguardo que dês o primeiro passo.
AMO-TE!          
                                 Silvinha


         Querido,
   Tu sabes que eu gosto de ti.
   Quando por ti passo, fico toda encarnada.
   Pela tua companhia, ia daqui até à Lua… e voltava.
   Olha, amo-te tanto que não posso viver sem ti. Amo-te demasiado e jamais te esquecerei,
porque nunca amei ninguém como tu.
                               “Carma”


quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Vencedores do Concurso de Leitura

Sara Arezes e Ana Margarida Silva conquistaram o 1.º lugar do Concurso de Leitura, nos escalões, respetivamente, do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
Nos lugares imediatos do 3.º Ciclo, ficaram Carlota Rego e Andreia Moreira. Por sua vez, no Secundário, a 2.ª posição foi conquistada por Cristina Azevedo, seguindo-se Mariana Antunes.
A exemplo do que vem acontecendo de há alguns anos a esta parte, as premiadas receberão um cheque-livro patrocinado pela Câmara Municipal de Ponte da Barca, a ser entregue no decorrer de uma sessão no âmbito da programação da Feira do Livro do Município.
Entretanto, já foram inscritas para representar a Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura.
Recorde-se que, no 3.º Ciclo, os alunos foram desafiados a mostrar a sua capacidade de leitura, trabalhando “Uma argola no umbigo”, de Alexandre Honrado, e, no Secundário, a obra selecionada foi “A Filha do Capitão”, de José Rodrigues dos Santos.
O Grupo Disciplinar de Português e a Biblioteca Escolar dão os parabéns a todos os participantes no Concurso, seguros de que, como afirmou Voltaire, “a leitura engrandece a alma”.

A Organização

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

70 anos da LIBERTAÇÃO DE AUSCHWITZ...

Ofício de matar

A 27 de janeiro de 1945, as tropas soviéticas entravam no campo de concentração de Auschwitz - foi há precisamente 70 anos. 
Para assinalar um dia histórico, o jornal "Expresso" disponibiliza online um texto publicado originalmente a 28 de janeiro de 1995, onde alguns dos sobreviventes evocam o drama e se reflete sobre um episódio julgado impensável.
Veja aqui este documento sobre um dos capítulos mais negros da História... 

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

AINDA "A FADA ORIANA"

À conversa com os atores…


Depois de uma tarde bem passada a assistir à peça de teatro “A Fada Oriana”, pelo Clube de Teatro da Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura, os alunos da Turma B do 5.º ano não resistiram e desafiaram os jovens atores para uma conversa.
A simpatia dos jovens courenses ficou bem patente nos bons e divertidos momentos que se seguiram, tendo sido abordados diversos aspetos do trabalho dos alunos/atores e da própria peça que representaram.
No final, para encerrar da melhor forma uma bela tarde cultural, nada melhor do que uma sessão fotográfica conjunta…

Professora Cândida Gama

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

TEATRO DE ALUNOS PARA ALUNOS

Alunos do 5.º ano aplaudem
teatralização de “A Fada Oriana”



Os alunos do 5.º ano de escolaridade assistiram, no dia 21 de janeiro, a uma adaptação teatral da obra “A Fada Oriana”, de Sophia de Mello Breyner Andresen, pelo Clube de Teatro da Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura.
O espetáculo aconteceu no auditório municipal da Casa de Santo António do Buraquinho e proporcionou aos alunos uma magnífica abordagem de um livro indicado pelas Metas Curriculares para o trabalho da educação literária no 5.° ano e recomendado pelo PNL para leitura orientada.
Com esta atividade, tiveram oportunidade de apurar a sua sensibilidade estética, apreciando os múltiplos códigos cénicos que os seus colegas atores fizeram questão de exibir em palco.
O espetáculo proporcionou ainda um excelente contributo em termos de enriquecimento cultural, favorecendo o sucesso educativo, ao mesmo tempo que reforçou o intercâmbio entre as duas Instituições escolares, na sequência, aliás, do que já vem acontecendo de há alguns anos a esta parte.
Uma palavra de aplauso ao excelente desempenho do Clube de Teatro da EBS de Paredes de Coura e também um agradecimento pela disponibilidade que manifesta para, em articulação com a Biblioteca Escolar, partilhar mais uma vez o seu trabalho com alunos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.

Prof. Luís Arezes

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Teatralização de "A FADA ORIANA"

No próximo dia 21 de janeiro (quarta feira), o Clube de Teatro da Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura apresenta aos alunos do 5.º ano uma adaptação teatral da obra “A Fada Oriana”, de Sophia de Mello Breyner Andresen (livro indicado pelas Metas Curriculares para o trabalho da educação literária no 5.° ano e recomendado pelo PNL para leitura orientada, também no 5.° ano).

O espetáculo, que é promovido pela Biblioteca Escolar, está previsto para as 15 horas, na Casa de Santo António do Buraquinho (auditório municipal).
Prof. Luís Arezes

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

"Episódios da vida de um jovem gato"

Acaba de vir a público "Episódios da vida de um jovem gato", da autoria de Raquel Ramos, com ilustração Carla Nazareth.
Editada pela “Trinta por uma Linha”, a obra conta-nos, na primeira pessoa, as aventuras e desventuras de um gato que, destronado com a chegada de um bebé que lhe rouba as atenções, decide fazer-se à vida, abandonando a família e a “casa grande de barras amarelas” onde fora criado.
Somos, assim, envolvidos numa narrativa em que o felino protagonista partilha com o leitor os múltiplos e estranhos incidentes que o vão surpreendendo nesta nova etapa da sua nova vida. É um tempo difícil de aprendizagem, de descoberta – da palavra, da amizade, do amor, da sua paixão, a gata malhada.
Até chegar a este tempo de plenitude, tem, no entanto, de vencer múltiplas situações desesperantes, recusando “continuar a existir como se não existisse”. A lua acabaria por desempenhar um papel fundamental na dinâmica da sua salvação. É ela quem encarrega um velho de o ensinar a ser feliz, porque “toda a gente está sempre a tempo de voltar a ser feliz”! E é com este velho pescador-poeta, com “um coração grande”, que o jovem gato aprende a “pescar palavras” em livros e a compreender o significado de algumas delas. E também a utilizar a palavra “quero” e a fazer as opções certas. Tal como a de regressar a casa.
Numa linguagem cativante e, por vezes, marcadamente poética e repleta de intertextualidades, o livro é uma viagem pelos meandros da existência. Em boa verdade, os equívocos, os desafios, as frustrações, os sentimentos, os sonhos, os episódios da vida deste jovem gato à descoberta da vida revelam-se um diário metafórico e apaixonante das aspirações mais íntimas da condição humana.
É por tudo isto que recomendamos este gato. Por ser jovem, inquieto, aventureiro. Mas, sobretudo, por ser inspirador e oferecer uma lição de Vida e das suas múltiplas cores!
Depois de “Crepes num país de pés tristes”, Raquel Ramos confirma com "Episódios da vida de um jovem gato" a sua veia criativa e afirma o seu espaço junto de um público multifacetado…
Prof. Luís Arezes