quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

"Episódios da vida de um jovem gato"

Acaba de vir a público "Episódios da vida de um jovem gato", da autoria de Raquel Ramos, com ilustração Carla Nazareth.
Editada pela “Trinta por uma Linha”, a obra conta-nos, na primeira pessoa, as aventuras e desventuras de um gato que, destronado com a chegada de um bebé que lhe rouba as atenções, decide fazer-se à vida, abandonando a família e a “casa grande de barras amarelas” onde fora criado.
Somos, assim, envolvidos numa narrativa em que o felino protagonista partilha com o leitor os múltiplos e estranhos incidentes que o vão surpreendendo nesta nova etapa da sua nova vida. É um tempo difícil de aprendizagem, de descoberta – da palavra, da amizade, do amor, da sua paixão, a gata malhada.
Até chegar a este tempo de plenitude, tem, no entanto, de vencer múltiplas situações desesperantes, recusando “continuar a existir como se não existisse”. A lua acabaria por desempenhar um papel fundamental na dinâmica da sua salvação. É ela quem encarrega um velho de o ensinar a ser feliz, porque “toda a gente está sempre a tempo de voltar a ser feliz”! E é com este velho pescador-poeta, com “um coração grande”, que o jovem gato aprende a “pescar palavras” em livros e a compreender o significado de algumas delas. E também a utilizar a palavra “quero” e a fazer as opções certas. Tal como a de regressar a casa.
Numa linguagem cativante e, por vezes, marcadamente poética e repleta de intertextualidades, o livro é uma viagem pelos meandros da existência. Em boa verdade, os equívocos, os desafios, as frustrações, os sentimentos, os sonhos, os episódios da vida deste jovem gato à descoberta da vida revelam-se um diário metafórico e apaixonante das aspirações mais íntimas da condição humana.
É por tudo isto que recomendamos este gato. Por ser jovem, inquieto, aventureiro. Mas, sobretudo, por ser inspirador e oferecer uma lição de Vida e das suas múltiplas cores!
Depois de “Crepes num país de pés tristes”, Raquel Ramos confirma com "Episódios da vida de um jovem gato" a sua veia criativa e afirma o seu espaço junto de um público multifacetado…
Prof. Luís Arezes

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Agrupamento distribui meia centena de cabazes de Natal


A exemplo do que vem acontecendo de há alguns anos a esta parte, o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca proporcionou a meia centena de famílias de alunos um Natal com um pouco mais de calor humano e conforto.
A distribuição de 50 cabazes aconteceu na semana antes do Natal e resultou de uma campanha de recolha de géneros alimentares que um grupo de alunos e de professores levou a cabo numa superfície comercial da região.
A ação decorreu nos dias 13 e 14 de dezembro e despertou junto do público uma boa adesão, de tal forma que o sentimento de partilha tornou possível a angariação de quase duas toneladas de alimentos.
Distribuídos por 50 cabazes, foram depois entregues nas casas de outras tantas famílias de alunos, espalhadas por todo o Concelho, de acordo com uma seleção que os serviços competentes haviam previamente realizado, tendo em conta fragilidades socioeconómicas.
Os promotores, liderados pelo Grupo Disciplinar de Educação Moral e Religiosa Católica, desejam manifestar o seu agradecimento aos responsáveis do “Pingo Doce”, pela recetividade e colaboração manifestadas, e felicitar os participantes pelo seu exemplo de cidadania e de dedicação aos outros.
Com este trabalho, que contou com o envolvimento ativo da Biblioteca Escolar, verificaram como a solidariedade está ao alcance de todos e constitui um valor fundamental na construção de uma sociedade cada vez mais fraterna e humanista.
Prof. Luís Arezes

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

BOAS FESTAS


"[…] Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo
, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre."

                             Carlos Drummond de Andrade, “Receita de Ano Novo”

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

SEMPRE O NATAL!

          Mais uma vez, o "Cantinho da Poesia" desafiou a inspiração de alunos, a propósito da quadra natalícia que estamos a viver.
          Aqui ficam algumas das criações, começando com um poema da Professora Lúcia Ribeiro, dinamizadora do projeto...

ESTE NATAL

Este Natal quero ter
Aquilo que sempre desejo,
A alma repleta de paz
E na face um simples beijo.

Não preciso muito mais
P´ra ser feliz a meu jeito,
Sou uma pessoa normal,
Não me achem com defeito.

Desejo pouco, é bem certo,
Peço mais p’ró mundo inteiro
Que vive de falsidade
E que só pensa em dinheiro.


E para os “Senhores” da guerra
Morte não quero sequer,
Pois, apesar de malvados,
Ninguém merece morrer.

Morrem tantos inocentes
Neste mundo de matanças
Que quem sofre mais, SENHOR,
São, com certeza, as crianças.

P’ra elas quero família,
Com muito amor para dar
E alguns brinquedos bonitos
Para que possam brincar.

De resto, SENHOR, fazei
O que vos dita a ciência
E tratai dos menos bons
Com alguma paciência.
Lúcia Ribeiro

Vinte e cinco de dezembro,
Nas casas há alegria,
As crianças brincam felizes
Numa grande correria.
Beatriz Silva, 8º E


Gosto muito do Natal,
Uma data especial,
Junta-se a família
À espera do Pai Natal
Maria da Conceição, 8º E

Neste dia de Natal,
Temos paz e companhia,
À espera do Pai Natal,
Uma noite de alegria.
Vanessa Canto, 8º E

Vinte e cinco de dezembro,
Dia feliz e especial,
Festeja-se a sua chegada,
É a magia do Natal.
Leandra Armada, 8º B

Vinte e cinco de dezembro,
Mas que dia especial,
Dia de abrir as prendas,
Alegria sem igual.
Ana Rita, 8º B

Este dia de Natal
É dia de Celebração,
Nasceu o nosso Messias
Que paz trouxe ao coração.
Ana Carolina Araújo, 8º B

Vinte e cinco de dezembro,
As crianças a sonhar,
O pinheirinho enfeitado,
O Pai Natal a chegar.
Hugo Antunes, 8º B

Na noite de Natal,
Em família vou ficar
Vou abrir as minhas prendas
E comer até fartar.
Pedro Freitas, 8º B

Natal é época de amor,
Sentimo-nos todos felizes,
Abrem-se as prendas ao calor.
João Carlos Sousa, 8º B

É Natal, é Natal,
Contam-se histórias à lareira,
Põe-se a mesa p’ró jantar,
Ao quentinho da fogueira.
Sara Pereira, 8º B

É Natal, é Natal,
E o mundo tem mais luz,
É Natal, é Natal,
Nasceu o Menino Jesus.
Diana Duarte, 8ºE


O Natal está a chegar,
Vêm aí as prendinhas,
O jantar com a família
E muitas brincadeirinhas.

O polvo cozinhado no forno
E o bacalhau assado
Com bolos de sobremesa,
Que Natal abençoado!

À meia-noite em ponto,
As crianças ansiosas
Esperam do Pai Natal
Prendinhas maravilhosas.
Tiago Monteiro, 8ºE

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Festa de Natal do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo


No dia 16 de dezembro, todos os alunos do Pré-Escolar e do 1º Ciclo assistiram, no polivalente do polo um da Escola-sede do Agrupamento, a um musical de Natal animado pelo grupo de Miguel Fernandes.
O musical baseou-se numa história de Natal escrita pela professora Albertina Fernandes, que foi narrada pela própria e por alguns elementos que compõem o grupo. No final, os alunos foram presenteados com livos oferecidos pela Câmara Municipal.
Todos os intervenientes participaram com entusiasmo, vivenciando momentos de alegria.
Educadora Arminda Falcão,
Coordenadora do Departamento da Educação Pré-Escolar

domingo, 21 de dezembro de 2014

A Festa de Natal das Unidades de Multideficiência

Um dia em boa companhia


Os alunos da Unidade de Apoio Especializado à Multideficiência realizaram mais um almoço de Natal com professores, enfermeiras, pais e assistentes operacionais. Mais uma vez se assinalou, à semelhança do verificado nos anos anteriores, a época festiva que se avizinha, numa atividade importante para os nossos alunos de Educação Especial.
Todos nos sentamos à mesma mesa e partilhamos uma refeição na companhia de quem intervém diretamente no crescimento dos nossos alunos. Após um delicioso almoço e, numa partilha de carinho, a biblioteca, representada pelo professor Renato e pela professora Sameiro, presenteou-nos com a belíssima história “Ninguém dá prendas ao Pai Natal”. Os alunos viveram um momento de alegria ao terem a possibilidade de interagir no trabalho realizado após a história.
        Como estamos na época natalícia, não podiam faltar as músicas alusivas ao Natal, cantadas e dançadas pela maioria dos presentes, numa alegria contagiante.
        Para terminar uma belíssima tarde, o convívio foi encerrado com um lanche (perdoem-nos a adjetivação superlativa, mas, quando se fala também com o coração, tudo parece ter e terá, certamente, mais encanto, ainda que, obviamente, se coloque esse coração sempre de mão dada com a razão, expondo-se o que se sente, contrariando regras de jornalismo objetivo, que não procuramos, reconheçamos, nesta notícia).
Nesse lanche, os ingredientes principais não podiam ser mais doces: sorrisos, carinho e esperança. O Pai Natal da história contada aos meninos, nesta festiva tarde, o tal da lágrima fácil, não compareceu, mas, acreditem, teve concorrência à altura, nessa lágrima fácil e no coração que se dizia grande…
O Grupo de Educação Especial

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “MEMÓRIA DAS ESTRELAS SEM BRILHO”


No âmbito da comemoração do centenário do início da 1ª Grande Guerra, o grupo disciplinar de História endereçou um convite ao escritor José Leon Machado para apresentação na escola da sua obra “Memória das Estrelas sem Brilho”.
O convite foi imediatamente aceite e assim, no passado dia onze de dezembro, ao fim da manhã, mais de cem alunos do nono ano e ainda duas turmas do ensino secundário tiveram a oportunidade de ouvir e falar com o escritor.
 José Machado, além de escritor, é também professor universitário na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, onde se doutorou em Linguística. No início da sua palestra, documentada por fotografias do CEP (Corpo Expedicionário Português) que rodavam numa tela, começou por referir a forma como se tornou escritor, realçando o gosto pela leitura desde tenra idade, numa época em que o acesso aos livros era bem mais difícil do que na atualidade.

Passando ao livro em causa, “Memória das estrelas sem brilho”, confessou que, embora sendo uma obra de ficção, exigiu ao autor 10 anos de investigação e maturação sobre a temática da Primeira Grande Guerra. A título de curiosidade, salientou que para além de consultas no Arquivo Histórico Militar, ente outras, decidiu que havia de fazer uma viagem até à Flandres, região para onde foi enviado o CEP. Aí tentou encontrar as famosas trincheiras onde tantos soldados portugueses haviam perecido há quase um século atrás. Com algum desânimo, descobriu, em conversa com um habitante local, que as trincheiras dos portugueses tinham dado lugar a uma moderna estrada francesa.
Para terminar a sessão, e depois de um período de perguntas e respostas entre alunos e autor, foi projetado um documentário sobre o afundamento do caça-minas português “Augusto Castilho” por um submarino alemão, em outubro de 1918, ao largo do mar nos Açores.

Prof. José Pacheco