domingo, 21 de dezembro de 2014

A Festa de Natal das Unidades de Multideficiência

Um dia em boa companhia


Os alunos da Unidade de Apoio Especializado à Multideficiência realizaram mais um almoço de Natal com professores, enfermeiras, pais e assistentes operacionais. Mais uma vez se assinalou, à semelhança do verificado nos anos anteriores, a época festiva que se avizinha, numa atividade importante para os nossos alunos de Educação Especial.
Todos nos sentamos à mesma mesa e partilhamos uma refeição na companhia de quem intervém diretamente no crescimento dos nossos alunos. Após um delicioso almoço e, numa partilha de carinho, a biblioteca, representada pelo professor Renato e pela professora Sameiro, presenteou-nos com a belíssima história “Ninguém dá prendas ao Pai Natal”. Os alunos viveram um momento de alegria ao terem a possibilidade de interagir no trabalho realizado após a história.
        Como estamos na época natalícia, não podiam faltar as músicas alusivas ao Natal, cantadas e dançadas pela maioria dos presentes, numa alegria contagiante.
        Para terminar uma belíssima tarde, o convívio foi encerrado com um lanche (perdoem-nos a adjetivação superlativa, mas, quando se fala também com o coração, tudo parece ter e terá, certamente, mais encanto, ainda que, obviamente, se coloque esse coração sempre de mão dada com a razão, expondo-se o que se sente, contrariando regras de jornalismo objetivo, que não procuramos, reconheçamos, nesta notícia).
Nesse lanche, os ingredientes principais não podiam ser mais doces: sorrisos, carinho e esperança. O Pai Natal da história contada aos meninos, nesta festiva tarde, o tal da lágrima fácil, não compareceu, mas, acreditem, teve concorrência à altura, nessa lágrima fácil e no coração que se dizia grande…
O Grupo de Educação Especial

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “MEMÓRIA DAS ESTRELAS SEM BRILHO”


No âmbito da comemoração do centenário do início da 1ª Grande Guerra, o grupo disciplinar de História endereçou um convite ao escritor José Leon Machado para apresentação na escola da sua obra “Memória das Estrelas sem Brilho”.
O convite foi imediatamente aceite e assim, no passado dia onze de dezembro, ao fim da manhã, mais de cem alunos do nono ano e ainda duas turmas do ensino secundário tiveram a oportunidade de ouvir e falar com o escritor.
 José Machado, além de escritor, é também professor universitário na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, onde se doutorou em Linguística. No início da sua palestra, documentada por fotografias do CEP (Corpo Expedicionário Português) que rodavam numa tela, começou por referir a forma como se tornou escritor, realçando o gosto pela leitura desde tenra idade, numa época em que o acesso aos livros era bem mais difícil do que na atualidade.

Passando ao livro em causa, “Memória das estrelas sem brilho”, confessou que, embora sendo uma obra de ficção, exigiu ao autor 10 anos de investigação e maturação sobre a temática da Primeira Grande Guerra. A título de curiosidade, salientou que para além de consultas no Arquivo Histórico Militar, ente outras, decidiu que havia de fazer uma viagem até à Flandres, região para onde foi enviado o CEP. Aí tentou encontrar as famosas trincheiras onde tantos soldados portugueses haviam perecido há quase um século atrás. Com algum desânimo, descobriu, em conversa com um habitante local, que as trincheiras dos portugueses tinham dado lugar a uma moderna estrada francesa.
Para terminar a sessão, e depois de um período de perguntas e respostas entre alunos e autor, foi projetado um documentário sobre o afundamento do caça-minas português “Augusto Castilho” por um submarino alemão, em outubro de 1918, ao largo do mar nos Açores.

Prof. José Pacheco

domingo, 14 de dezembro de 2014

Alunos do 1.º Ciclo recebem kit de higiene oral


Os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca acabam de receber mais um kit de higiene oral, constituído por um copo com uma ampulheta, uma escova e uma embalagem de pasta dentífrica.
A entrega dos kits aos quase 400 alunos, distribuídos por 19 turmas a funcionar na Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca e nas Escolas Básicas de Crasto e de Entre Ambos-os-Rios, aconteceu no decorrer de sessões dinamizadas pela Biblioteca Escolar, em articulação com o Centro de Saúde Local.
Na voz do professor bibliotecário, os alunos conheceram a obra “As mil cores do sorriso de Maria”, seguindo-se uma sessão prática orientada pela enfermeira Alexandrina Marques, que chamou a atenção para os cuidados básicos em termos de higiene oral.


Esta ação foi possível graças ao trabalho conjunto da Biblioteca Escolar e do Centro de Saúde de Ponte da Barca que tomaram a iniciativa de renovar, este ano letivo, a candidatura ao “Projeto 350 000”, do Programa SOBE – Saúde Oral Bibliotecas Escolares, da responsabilidade da Direção-Geral de Saúde, do Plano Nacional de Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares.
Prof. Luís Arezes

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014




A Primeira Guerra Mundial, vista pelo novato soldado alemão Paul Baumer, que se traduz num autêntico manifesto anti-guerra.
De forma crua e desolada, o conflito e a destruição de vidas são observados por Paul tão brutalmente em todos os sentidos que, a dado momento, já sente ser ali a sua casa, tão longas eram as batalhas para conquistar uns míseros metros frente aos franceses.


Na passagem do centenário do início da Primeira Guerra Mundial, aqui fica um convite da Biblioteca Escolar. Na próxima sexta, às 14 horas, no auditório do polo 1…

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Feira do Livro anima Comunidade
e encerra com Sarau Cultural


Decorreu, na última semana de novembro, mais uma edição da Feira do Livro do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
Trata-se de uma iniciativa conjunta do Departamento de Línguas e da Biblioteca Escolar que esteve aberta à comunidade no bloco C da Escola Básica e Secundária, incluindo também uma exposição sobre o Padre António Vieira.

A encerrar a mostra, realizou-se, na noite de sexta-feira, um Sarau Cultural, que trouxe até ao átrio do bloco C muitos alunos e encarregados de educação.
Dos mais novos aos mais crescidos, foram vários os discentes que tiveram oportunidade de mostrar alguns dos seus dotes artísticos, proporcionando quase duas horas muito aplaudidas, com música (por vezes original!), dança, leitura de poesia, humor e teatralização. 
Do programa da Feira constou também uma visita organizada, ao longo da semana, de todas as turmas das Escolas Básicas de Entre Ambos-os-Rios e de Crasto e ainda do polo 2 da Escola-sede (Educação Pré-escolar, 1.º e 2.º Ciclos), a quem foi proporcionada animação, com a “Hora do Conto”, pintura facial e outras surpresas, da responsabilidade das turmas do 12.º D (Técnico de Receção), 10.º D, 7.º D e do professor bibliotecário.
De uma forma transversal e
multidisciplinar, a Feira mobilizou a comunidade educativa, envolvendo todos os alunos do Agrupamento, da Educação Pré-escolar ao 12.º ano, numa intervenção em que o livro e a leitura enquanto ferramentas básicas do Conhecimento foram reis e senhores.
A avaliar pelo número de vendas e também pelo entusiasmo com que os visitantes aderiram às atividades, o balanço é francamente positivo.
A Organização agradece a todos quantos colaboraram na iniciativa e, de um modo especial, manifesta o seu reconhecimento aos professores José Paulo Rebelo, Julieta Mendes e Henriqueta Borlido, pelo contributo na montagem e decoração do espaço, ao Miguel Fernandes e ao Prof. Pedro Cerqueira, pelo apoio no Sarau Cultural, e ainda a todos os participantes no espetáculo, nomeadamente, alunos, professores e Rancho Folclórico do Agrupamento.

Coordenadores do Departamento de Línguas e da Biblioteca Escolar

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Feira do Livro com Sarau Cultural


Até à próxima sexta-feira, decorre a Feira do Livro do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
A mostra – que pode ser visitada no Bloco C da Escola Básica e Secundária em cujo átrio está patente uma exposição sobre o Padre António Vieira – é uma iniciativa conjunta do Departamento de Línguas e da Biblioteca Escolar, que pretende divulgar o livro e a leitura enquanto ferramentas básicas do Conhecimento.
Do programa da Feira consta uma visita organizada de todas as turmas das Escolas Básicas de Entre Ambos-os-Rios e de Crasto e ainda do polo 2 da Escola-sede (Educação Pré-escolar, 1.º e 2.º Ciclos), a quem será proporcionada animação, com a “Hora do Conto”, pintura facial e outras surpresas.
Para as 21 horas de sexta-feira está, entretanto, agendado um Sarau Cultural, no átrio do Bloco C. Trata-se de um evento aberto à comunidade, em que alunos de todos os níveis de ensino vão mostrar alguns dos seus dotes artísticos, apresentando ao público música – por vezes da sua autoria –, poesia, teatro, dança, humor…
A Organização

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

ANTÓNIO VIEIRA: IMPERADOR DA LÍNGUA PORTUGUESA
Fernando Pessoa chamou a António Vieira “Imperador da Língua Portuguesa”.
Numa altura em que os alunos do 11.º ano estão a estudar o “Sermão de Santo António aos Peixes”, pregado por este grande mestre do Barroco, propomos uma viagem pela sua vida e obra.
Trata-se de um documentário a não perder, da série “GRANDES LIVROS”, da RTP 2.
Prof. Luís Arezes