quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Feira do Livro anima Comunidade
e encerra com Sarau Cultural


Decorreu, na última semana de novembro, mais uma edição da Feira do Livro do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
Trata-se de uma iniciativa conjunta do Departamento de Línguas e da Biblioteca Escolar que esteve aberta à comunidade no bloco C da Escola Básica e Secundária, incluindo também uma exposição sobre o Padre António Vieira.

A encerrar a mostra, realizou-se, na noite de sexta-feira, um Sarau Cultural, que trouxe até ao átrio do bloco C muitos alunos e encarregados de educação.
Dos mais novos aos mais crescidos, foram vários os discentes que tiveram oportunidade de mostrar alguns dos seus dotes artísticos, proporcionando quase duas horas muito aplaudidas, com música (por vezes original!), dança, leitura de poesia, humor e teatralização. 
Do programa da Feira constou também uma visita organizada, ao longo da semana, de todas as turmas das Escolas Básicas de Entre Ambos-os-Rios e de Crasto e ainda do polo 2 da Escola-sede (Educação Pré-escolar, 1.º e 2.º Ciclos), a quem foi proporcionada animação, com a “Hora do Conto”, pintura facial e outras surpresas, da responsabilidade das turmas do 12.º D (Técnico de Receção), 10.º D, 7.º D e do professor bibliotecário.
De uma forma transversal e
multidisciplinar, a Feira mobilizou a comunidade educativa, envolvendo todos os alunos do Agrupamento, da Educação Pré-escolar ao 12.º ano, numa intervenção em que o livro e a leitura enquanto ferramentas básicas do Conhecimento foram reis e senhores.
A avaliar pelo número de vendas e também pelo entusiasmo com que os visitantes aderiram às atividades, o balanço é francamente positivo.
A Organização agradece a todos quantos colaboraram na iniciativa e, de um modo especial, manifesta o seu reconhecimento aos professores José Paulo Rebelo, Julieta Mendes e Henriqueta Borlido, pelo contributo na montagem e decoração do espaço, ao Miguel Fernandes e ao Prof. Pedro Cerqueira, pelo apoio no Sarau Cultural, e ainda a todos os participantes no espetáculo, nomeadamente, alunos, professores e Rancho Folclórico do Agrupamento.

Coordenadores do Departamento de Línguas e da Biblioteca Escolar

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Feira do Livro com Sarau Cultural


Até à próxima sexta-feira, decorre a Feira do Livro do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
A mostra – que pode ser visitada no Bloco C da Escola Básica e Secundária em cujo átrio está patente uma exposição sobre o Padre António Vieira – é uma iniciativa conjunta do Departamento de Línguas e da Biblioteca Escolar, que pretende divulgar o livro e a leitura enquanto ferramentas básicas do Conhecimento.
Do programa da Feira consta uma visita organizada de todas as turmas das Escolas Básicas de Entre Ambos-os-Rios e de Crasto e ainda do polo 2 da Escola-sede (Educação Pré-escolar, 1.º e 2.º Ciclos), a quem será proporcionada animação, com a “Hora do Conto”, pintura facial e outras surpresas.
Para as 21 horas de sexta-feira está, entretanto, agendado um Sarau Cultural, no átrio do Bloco C. Trata-se de um evento aberto à comunidade, em que alunos de todos os níveis de ensino vão mostrar alguns dos seus dotes artísticos, apresentando ao público música – por vezes da sua autoria –, poesia, teatro, dança, humor…
A Organização

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

ANTÓNIO VIEIRA: IMPERADOR DA LÍNGUA PORTUGUESA
Fernando Pessoa chamou a António Vieira “Imperador da Língua Portuguesa”.
Numa altura em que os alunos do 11.º ano estão a estudar o “Sermão de Santo António aos Peixes”, pregado por este grande mestre do Barroco, propomos uma viagem pela sua vida e obra.
Trata-se de um documentário a não perder, da série “GRANDES LIVROS”, da RTP 2.
Prof. Luís Arezes

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Escola discute a Europa
com Barquense do Comité Económico e Social


O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca recebeu um filho da terra, António Luís Fernandes. Emigrado na Bélgica, ocupa já há 3 décadas um cargo num dos órgãos da Comissão Europeia, nomeadamente, no Comité Económico e Social.
Os alunos da área das Ciências Socioeconómicas (10.º B e 12.º B) participaram num
colóquio organizado pela Biblioteca Escolar que permitiu uma percepção da constituição e das funções exercidas por este organismo supranacional.
Entre outros temas, foram referidos assuntos como a localização da Assembleia, a constituição da presidência do Comité e os grupos que defendem os mais variados interesses de cada país, de modo a obter um impacto positivo em cada nação.
Esta interessante conversa e troca de ideias levou os jovens a alargarem os seus horizontes acerca da atual conjuntura económica e social. Permitiu ainda que percebessem o trabalho que é feito além-fronteiras e que as decisões europeias têm influência direta na economia portuguesa.
Uma das ideias mais vincadas nesta apresentação foi o facto de ser necessário existir uma projeção do futuro. Esta noção associa-se à construção de uma Europa unida e coesa que, tal como as carreiras profissionais que os jovens procuram projetar, só é possível através do capital humano e de um pensamento a longo prazo.
Joana Amorim e Diana Antunes, 12.º B

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

AINDA O HALLOWEEN

Halloween Snapshots

Tal como em anos anteriores, o Grupo de Inglês dinamizou, no dia 31 de outubro, a comemoração do Halloween.
Tendo como público-alvo os alunos dos 1.º e 2.º ciclos da Escola-sede, as celebrações incluíram um concurso de “Standees”, elaborados com a ajuda dos professores de Educação Visual e Educação Tecnológica.

Os trabalhos, fotografados pelos alunos do 12.º ano do Curso de Multimédia, foram expostos na Biblioteca Escolar do polo 2, permitindo que todos os alunos da Unidade de Multideficiência e dos 3.º, 4.º, 5.º e 6.º anos se envolvessem no espírito do Halloween. A turma vencedora do concurso foi a B do 5.º ano.

Por estes dias, também a Biblioteca do polo 1 se revestiu de um ambiente diferente, com uma decoração apropriada…
Biblioteca Escolar

terça-feira, 11 de novembro de 2014

DIA DE S.MARTINHO


A propósito do Dia de S. Martinho que hoje se celebra, o “Cantinho da Poesia”, sob a coordenação da Professora Lúcia Ribeiro (Biblioteca Escolar), desafiou alunos, professores e funcionários a darem largas à sua criatividade e inspiração.
Eis alguns dos poemas…

Vamos lá, ó pessoal,
Fazer uma fogueirinha,
Vamos todos reunir
E assar a castanhinha.
É dia de S. Martinho,
Dia de celebração,
Há muito vinho fresquinho
E muita animação.
Márcia e Judite - 8º G

S. Martinho, S. Martinho,
Lembro-me da tua história,
Tu seguias teu caminho,
Bastante sossegadinho.
Mas apareceu um mendigo
Que estava cheio de frio
E tu, como bom amigo,
Ajudaste-o com brio.
Fizeste uma boa ação
E pró mendigo ajudar
A tua capa tiraste
P’ra rasgar e partilhar.
Vasco Ribeiro - 8º C


Fruta seca de eleição,
Erva-doce a temperar,
A acompanhar vinho bom,
Que gostoso vai ficar!
Bem cozida ou assada,
Com o seu sabor arrasa
E a chamativa fumaça,
Conforme o vento, esvoaça.
Quase um ano em pousio,
Só caem pró S. Martinho:
Bendito mês de novembro,
E com saudade relembro
Os meus tempos de menino.
Sara Arezes - 8º C

No dia S. Martinho,
Há muita castanha assada,
Há também muita alegria
Por parte da criançada
Maria Gonçalves – 8º E

Andam todos a brincar,
No dia de S. Martinho,
Bebem todos, sem fartar,
Bebem, bebem, sem parar!
Darlene Magalhães - 8º E

Este homem é um santo,
Um santo valorizado
E, no dia de magusto,
Este santo é festejado.
Duarte Gomes - 8º E

O dia de S. Martinho
É dia de brincadeira,
Bebe-se vinho quentinho,
Aquecido na fogueira.
Tiago Pereira - 8º E

No dia de S. Martinho,
Realiza-se a festança
Com castanhas e bom vinho
E muitos passos de dança.      
Diogo Babo - 8º E

Num belo cavalo branco,
Sempre, sempre a galopar,
Na alma muita bondade
E nas mãos o dom de dar.
Bruna Ribeiro - 8º E

S. Martinho, S. Martinho,        
É a festa da alegria,
Há castanhas e bom vinho
E também muita folia.      
Beatriz Silva - 8º E

No dia de S. Martinho,
Fui para o adro bailar,
Comi castanhas com vinho,
Fartei-me de festejar.                       
Diana Duarte - 8º E

No dia de S. Martinho,
Já está frio de rachar,
Há muita broa e bom vinho,
Que nos fazem alegrar.
                Guilherme dos Santos - 8º E

No dia de São Martinho,
Comem-se muitas castanhas,
Também se bebe um bom vinho,
É um dia de façanhas.     
            Marco Batista - 8º E

No dia de S.Martinho,
Apanhas a borracheira,
Pouco pão e muito vinho
Só podia dar asneira.    
           Catarina Pereira - 8º E

No dia de S. Martinho,
Há uma grande fogueira,
Há castanhas e bom vinho
E concertinas na eira.
           Trabalho coletivo do 8º E

Este santinho maroto
Danado p'rá brincadeira
Incita pró bailarico
A casada e a solteira.
No auge da brincadeira
Os homens já bem bebidos
Continuam a beber
E a rir-se que nem perdidos.
É que a castanha entope,
É preciso ser regada
Com um copinho e mais outro
P'ra não ficar entalada.                 
Professora Lúcia Ribeiro 
 
São Martinho, abençoai
O Agrupamento da Barca.
Como Santo milagroso
Brilhai com a vossa capa!
São Martinho com exemplo
Marcou muitas gerações.
Tocai-nos com vossa capa,
Fazei nobre os corações!
São Martinho, grande festa
Com castanhas a estalar.
É bom não esquecer o bem
Que o Soldado fez notar!
São Martinho, reza a lenda,
Foi humilde e generoso.
Um exemplo a ser tomado
Um coração grandioso.
A vida de São Martinho
Bom exemplo nos deixou!
Pois sem castanhas e vinho
O coração alegrou.
              Professora Alberta Mimoso

Dia 11 de novembro
É dia de S. Martinho,
Dia de fazer magustos
E das canecas de vinho.
Ó santinho dos magustos,
Nosso querido S. Martinho
Que aqueces os dias frios
Com castanhas e com vinho.
                                Professora Virgínia Cunha

É dia de S. Martinho,
Todos gostam deste dia
E com castanhas e vinho
Celebramos a alegria.
                         Miguta

Chegou o outono,
Chegou S. Martinho,
Comem-se as castanhas,
Bebe-se bom vinho.
No dia de S. Martinho,
Vamos todos festejar
Saltar todas as fogueiras
E comer até fartar.
                                                  Inês Silva

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Cinco alunas do secundário
falam aos colegas sobre o prazer de ler

O “Dia da Biblioteca Escolar” – 27 de outubro – foi assinalado na Escola Básica e Secundária com uma sessão de promoção do livro e da leitura, dinamizada por cinco alunas do ensino secundário.No auditório do polo 2, as convidadas pela BE/CRE partilharam com colegas do 5.º ano (turmas A, B e E) as suas experiências de leitoras e a paixão que sentem pelo livro.

Na esperança de despertar nos mais novos a curiosidade e o desejo de ler, cada uma das cinco apresentou uma obra de que gostou muito e que, por isso mesmo, recomendou aos colegas.
Mariana Antunes (12.º ano) foi mesmo mais longe e fez questão de dar a conhecer três títulos que a entusiasmaram: “Leandro, Rei da Helíria”, de Alice Vieira; “As gémeas no Colégio de Santa Clara”, de Enid Blyton; e “Gosto deles porque sim”, de Lara Xavier.
De Alice Vieira foi também o livro que Catarina Gomes (10.º ano) escolheu – “Rosa, minha irmã Rosa” –, enquanto Mariana Lopes (10.º ano) falou da obra “Diário cruzado de João e Joana”, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.


Por fim, Marta Costa e Cristina Azevedo, ambas a frequentar também o 10.º ano, partilharam o gosto que sentiram ao ler, respetivamente, “Aventuras na Escola – uma rapariga rebelde”, de Enid Blyton, e “O Principezinho”, de Antoine de Saint-Exupéry.
Foi assim que a BE/CRE celebrou esta efeméride, subordinada ao tema “A tua biblioteca escolar: um mapa de ideias”. Entre os participantes ficou a certeza de que se tratou de uma experiência muito interessante e proveitosa.
Parabéns a todos e, de um modo especial, às cinco “voluntárias” da leitura que, com toda a disponibilidade e entusiasmo, aceitaram o convite da Biblioteca Escolar.
Prof. Luís Arezes (BE/CRE)