quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Meia tonelada de papel por alimentos

A Biblioteca Escolar recolheu perto de meia tonelada de papel que vai ser entregue ao Banco Alimentar Contra a Fome de Viana do Castelo, no âmbito da campanha “Papel por Alimentos”.

A ação foi dinamizada pela Biblioteca Escolar que, junto da comunidade da sede do Agrupamento, reuniu uma quantidade significativa de papel entregue por alunos e professores e também resultante de uma operação de desbaste do fundo documental.
Em articulação com o Rotary Club de Ponte da Barca, o papel segue, agora, para o Banco Alimentar, a fim de ser convertido em produtos alimentares a distribuir pelos mais carenciados.

A Campanha "Papel por Alimentos" é uma iniciativa promovida pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, com contornos ambientais e de solidariedade: por cada tonelada de papel é entregue aos Bancos Alimentares Contra a Fome o equivalente a 100 euros em produtos alimentares básicos, por uma empresa certificada de recolha e tratamento de resíduos.

A comunidade escolar deu, assim, mais um contributo cívico, mostrando que “o seu papel é essencial na luta contra a fome”…

Prof. Luís Arezes

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Alunos do 9.º ano debatem métodos de estudo

Os alunos do 9.º ano, percurso regular, participaram numa sessão centrada nas metodologias de estudo, respondendo, assim, ao desígnio estratégico do “Projeto Educativo” do Agrupamento que consagra a importância de “Educar para a autonomia e para o espírito crítico, suscitando nos alunos a apropriação de metodologias e técnicas de trabalho”.
A ação foi dinamizada pelo coordenador da equipa da Biblioteca Escoar / Centro de Recursos Educativos, em articulação com as respetivas Diretoras de Turma e as docentes de Português.
Em sessões que decorreram turma a turma, os finalistas do Ensino Básico analisaram alguns princípios para um estudo produtivo e reforçaram a consciência de que estudar é uma atividade que se aprende, tal como nadar ou andar de bicicleta, pelo que o treino é fundamental.
Numa perspetiva muito prática, verificaram a importância da motivação e da dedicação ao estudo e registaram um conjunto de técnicas de leitura, assim como diversas orientações para estudar e aprender, sabendo rentabilizar de maneira eficiente o trabalho.
Porque mais importante do que estudar é SABER ESTUDAR
Estudantes e respetivos encarregados de educação podem aceder aqui aos materiais “Saber Ler” e “Saber Estudar” que serviram de guião, neste trabalho de promoção das literacias da leitura e da informação e, portanto, do sucesso educativo.

Prof. Luís Arezes

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Celebração do 104.º aniversário
da Implantação da República

A Biblioteca da Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca assinalou a passagem do 104.º aniversário da Implantação da República com uma exposição de dois painéis, no átrio do bloco C.

Um quadro tinha como título “A República em Ponte da Barca” e ilustrava como o novo regime foi recebido entre nós, desde a chegada das primeiras notícias, até à plena adesão e às celebrações do primeiro aniversário, em outubro de 2011.

O segundo painel apresentou uma análise do Hino e da Bandeira nacionais, antes e depois do 5 de outubro de 1910, dando ainda conta do significado da atual bandeira portuguesa.

Ambos os trabalhos foram elaborados no âmbito das iniciativas desenvolvidas pelo Agrupamento, a propósito do centenário da República.

Prof. Luís Arezes

domingo, 5 de outubro de 2014

NO DIA DO PROFESSOR...


Para mim, um professor deve ser alegre, simpático e muito paciente.                                                                                                                   
Hugo Antunes, 8º B

O professor é um amigo, um amigo verdadeiro, que nos ensina e dá conselhos.                                                                                                        
Leandra Armada, 8º B

Um dia, aprenderam para ensinar. Hoje ensinam o que aprenderam, para o nosso futuro melhorar.
Ivone Amorim, 8º B

O Dia do Professor é um dia que nos toca particularmente, pois o professor é como um familiar próximo.
Agostinho Antunes, 8º B          

Como varinha mágica, os professores ensinam o que já aprenderam. Às vezes aborrecem-nos, mas não é por mal, só nos querem ensinar, para que no nosso futuro não haja um ponto final.
Carolina Araújo, 8º B

Os professores são aqueles que nos ajudam a ultrapassar as dificuldades para chegarmos mais longe.
Pedro Freitas, 8º B

Ser professor é difícil, porque explicar muitas vezes a mesma coisa e falar alto todo o dia cansa.
Camila Barros, 8º B

O Dia do Professor é um dia extremamente importante para refletir sobre a sua carreira. Os pofessores são como pais e mães, são aqueles que tentam fazer de nós alguém na vida. 
Jorge Pereira, 8º B

Os alunos são ladrões do saber e o professor tem de satisfazer essa vontade indomável de aprender.
Sara Barreto, 8º B

Ser professor tem os seus aspetos positivos e negativos, porque feliz é aquele que ensina, embora sendo difícil, porque o professor tem de passar todos os seus cnhecimentos e o amor pela disciplina aos alunos, o que por vezes é complicado. Há professores que, se sentem algo de diferente em nós, tentam ajudar-nos, porque também já foram alunos... Sabem como é bom e útil ter a ajuda de alguém.
Ana Costa, 8º B

Os professores são pessoas que ensinam os alunos, dando um atenção especial aos que são “diferentes”. Por vezes, eles não podem ser como queríamos ou pensávamos que fossem, mas ajudam-nos a seguir os melhores caminhos. Às vezes, é aborrecido estar a ouvi-los, mas vale a pena o sacrifício.
Rodrigo Vasquez, 8º B

Desde cedo que eles fazem parte das nossas vidas, que nos ensinam, nos ajudam a enfrentar o futuro. A tarefa do professor não é só ensinar, é, também, compreender o aluno e ajudá-lo no que precisa. Cada docente marca-nos à sua maneira: uns de quem gostamos muito e outros que nem por isso. Cada um tenta dar o seu melhor, e isso nós só temos que agradecer: pelo esforço, pela compreensão, pela paciência.
Os professores são como uma segunda família que nos apoia e abdica de muita coisa por nós.
Em suma, o nosso futuro deve-se em grande parte aos professores. Só podemos agradecer-lhes. 
OBRIGADA!                                
Ariadna Araújo, 8º B

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

“Porto Editora” oferece fundo documental
à Biblioteca Escolar

        A “Porto Editora” acaba de oferecer à Biblioteca Escolar do Agrupamento três exemplares de 29 títulos de leitura obrigatória ou recomendada, do 1.º ao 12.º anos de escolaridade.
        As obras, que fazem parte da coleção “Educação Literária”, apresentam ilustrações sugestivas e estão atualizadas de acordo com a nova ortografia.
        Mais do que instrumentos de trabalho, espera-se que estes livros constituam verdadeiros incentivos à leitura…


Eis os 29 títulos oferecidos:
COELHO, Adolfo (sel.), Contos Populares Portugueses (2.º ano)
JUNQUEIRO, Guerra (sel.), Contos para a Infância (3.º ano)
COLLODI, Carlo, As Aventuras de Pinóquio (3.º ano)
WILDE, Oscar, O Gigante Egoísta e o Príncipe Feliz (4.º ano)
WOOLF, Virginia, A Viúva e o Papagaio (5.º ano)
DEFOE, Daniel, Robinson Crusoé (6.º ano)
BRANDÃO, Raul, A Pesca da Baleia e outras Narrativas (7.º ano)
HERCULANO, Alexandre, O Castelo de Faria e outras Narrativas (7.º ano)
GARRETT, Almeida, Falar Verdade a Mentir
VICENTE, Gil, Auto da Barca do Inferno (9.º ano)
VICENTE, Gil, Auto da índia (9.º ano)
ASSIS, Machado de, O Alienista (9.º ano)
WILDE, Oscar, O Fantasma de Canterville (9.º ano)
BRANCO, Camilo Castelo, Maria Moisés (9.º ano)
QUEIRÓS, Eça de, Contos
HERCULANO, Alexandre, A Abóbada (8.º e 11.º anos)
VICENTE, Gil, Auto da Feira (10.º ano)
VICENTE, Gil, Farsa de Inês Pereira (10.º ano)
BRANCO, Camilo Castelo, Amor de Perdição
VIEIRA, Padre António, Sermão de Santo António (11.º ano)
GARRETT, Almeida, Folhas Caídas e Flores sem Fruto
GARRETT, Almeida, Viagens na Minha Terra
GARRETT, Almeida, Frei Luís de Sousa
QUEIRÓS, Eça de, A Ilustre Casa de Ramires
QUEIRÓS, Eça de, A Cidade e as Serras
QUEIRÓS, Eça de, Os Maias
VERDE, Cesário, O Livro de Cesário Verde
PESSOA, Fernando, Poesias Ortónimo
PESSOA, Fernando, Poesias Heterónimos 
Prof. Luís Arezes

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Filme “Pay it forward” - “Favores em Cadeia”

            
            No dia quinze de setembro, pelas onze horas, na aula de “Viver em Português”, começámos a visionar o filme “Favores em Cadeia”, da realizadora Mimi Leder.
            Neste filme, toda a ação gira à volta de um projeto, idealizado por um aluno do sétimo ano, de seu nome Trevor, na disciplina de Estudos Sociais. Trevor, um jovem criativo e preocupado com o mundo que o rodeia, imaginou uma cadeia de favores, que se iniciava na sua pessoa. Nesse projeto, ele ajudava três pessoas a resolver um problema que fosse realmente importante. Depois, cada pessoa que recebia um favor tinha como missão ajudar outras três pessoas. Deste modo, a cadeia de favores rapidamente se espalhou.
            O filme “Favores em Cadeia” aborda problemas dos nossos dias, a vários níveis: ao nível da sociedade, da vida familiar e da escola.
            Ao nível da sociedade, encontramos pessoas sem-abrigo, desempregados, toxicodependentes e personagens que praticam assaltos. A este propósito, Trevor começa por tentar ajudar um toxicodependente, chamado Jerry.
            No que se refere à vida familiar, conhecemos várias personagens, muito próximas da personagem principal, que têm problemas de alcoolismo como, por exemplo, a mãe e a avó. Somos também confrontados com o problema da violência doméstica, sendo o professor uma das principais vítimas e a própria mãe de Trevor.
            Em relação à escola, assistimos a cenas de violência, que se encaixam na problemática, muito atual, do bulling.
            Na nossa opinião, o filme é muito interessante, embora tenha um final trágico, já que reflete os problemas da sociedade actual, e, para além disso, ajudou-nos a refletir sobre a vida.
            Se tivéssemos que referir a cena mais apreciada, apontaríamos aquela em que Jerry tenta convencer uma senhora a desistir da ideia de se suicidar, atirando-se de uma ponte. Para o conseguir, ele diz-lhe “Salve-me a vida, venha tomar um café comigo!”. Esta frase mostra-nos que a vida de Jerry não tinha sentido.
            Para concluir, resta-nos dizer que este filme tem uma mensagem muito importante: devemos estar atentos ao mundo que nos rodeia e ajudar aqueles que precisam, como diz o ditado “Faz o bem, sem olhar a quem”!
            A turma é de opinião que se trata de um bom filme e que, cada um de nós pode, se quiser, pôr em prática a cadeia de solidariedade. Se nós ficarmos sossegados no nosso canto e formos indiferentes àqueles que nos rodeiam, “todos ficam a perder”, tal como disse Trevor, na parte final do filme.
Texto coletivo do 9.º F

“We can’t help everyone, but everyone can help someone.”
Ronald Reagan

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

O Cantinho da Poesia

Estes trabalhos são o resultado de uma atividade solicitada pela disciplina de Português, tendo como objetivo a apresentação possível da turma e para o qual serviram de modelo os poemas “Abecedário sem juízo”, de Luísa Ducla Soares, e “A B C de caldeirada”, de Lúcia Ribeiro.

A B C da Turma do 8.º B

A de Agostinho que se acha engraçadinho.

A de Ana Carolina que toca concertina.

A de Ana Filipa que tem espírito de equipa.

A de Ana Rita que pisou uma caganita.

A de Ariadna que come banana.

B de Beatriz que não tem unhas p’ra verniz.

B de Beatriz Fernandes que adora sandes.

C de Camila que é muito reguila.

H de Hugo que detesta o jugo.

I de Ivone que não vive sem telefone.

J de João que às vezes é trapalhão.

J de Jorge que tem uma pasta parece um alforge.

L de Leandra que é muito malandra.

P de Pedro Miguel que quer ser bacharel.

R de Rodrigo que gosta de trigo.

R de Rosa que é amorosa.

S de Sara que às vezes se arma em cara.

S de Sara Verónica que por vezes fica afónica.

T de Thatielly que gosta de abacaxi.

T de Tiago que se julga mago.

Autores: alunos do 8.º B (trabalho de pares)

 

A B C da Turma do 8.º E

B de Beatriz que mora à beira de um chafariz.

B de Bruna que é amiga da Luna.

B de Bruno Henrique que vai a Munique.

C de Catarina que toca concertina.

D de Darlene que fez a comunhão solene.

D de Davide que cospe pevide.

D de Diana que adora chanfana.

D de Diniz que é alérgico a giz.

D de Diogo que adora um bom jogo.

D de Diogo Henrique que herdou um tique

D de Duarte que está sempre em Marte.

G de Guilherme que não sabe o que é epiderme.

J de Juliana que perdeu uma pestana.

M de Marco que não gosta de andar de barco.

M de Maria da Conceição que não tem nenhum irmão.

P de Pedro que, para estar atento, se vê negro.

T de Tiago Pereira que gosta de brincadeira.

T de Tiago José que não acredita em tudo que vê.

T de Tiago Monteiro que nasceu em janeiro.

V de Vanessa que raramente tem pressa.

Autores: alunos do 8.º E (trabalho de pares)