quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Filme “Pay it forward” - “Favores em Cadeia”

            
            No dia quinze de setembro, pelas onze horas, na aula de “Viver em Português”, começámos a visionar o filme “Favores em Cadeia”, da realizadora Mimi Leder.
            Neste filme, toda a ação gira à volta de um projeto, idealizado por um aluno do sétimo ano, de seu nome Trevor, na disciplina de Estudos Sociais. Trevor, um jovem criativo e preocupado com o mundo que o rodeia, imaginou uma cadeia de favores, que se iniciava na sua pessoa. Nesse projeto, ele ajudava três pessoas a resolver um problema que fosse realmente importante. Depois, cada pessoa que recebia um favor tinha como missão ajudar outras três pessoas. Deste modo, a cadeia de favores rapidamente se espalhou.
            O filme “Favores em Cadeia” aborda problemas dos nossos dias, a vários níveis: ao nível da sociedade, da vida familiar e da escola.
            Ao nível da sociedade, encontramos pessoas sem-abrigo, desempregados, toxicodependentes e personagens que praticam assaltos. A este propósito, Trevor começa por tentar ajudar um toxicodependente, chamado Jerry.
            No que se refere à vida familiar, conhecemos várias personagens, muito próximas da personagem principal, que têm problemas de alcoolismo como, por exemplo, a mãe e a avó. Somos também confrontados com o problema da violência doméstica, sendo o professor uma das principais vítimas e a própria mãe de Trevor.
            Em relação à escola, assistimos a cenas de violência, que se encaixam na problemática, muito atual, do bulling.
            Na nossa opinião, o filme é muito interessante, embora tenha um final trágico, já que reflete os problemas da sociedade actual, e, para além disso, ajudou-nos a refletir sobre a vida.
            Se tivéssemos que referir a cena mais apreciada, apontaríamos aquela em que Jerry tenta convencer uma senhora a desistir da ideia de se suicidar, atirando-se de uma ponte. Para o conseguir, ele diz-lhe “Salve-me a vida, venha tomar um café comigo!”. Esta frase mostra-nos que a vida de Jerry não tinha sentido.
            Para concluir, resta-nos dizer que este filme tem uma mensagem muito importante: devemos estar atentos ao mundo que nos rodeia e ajudar aqueles que precisam, como diz o ditado “Faz o bem, sem olhar a quem”!
            A turma é de opinião que se trata de um bom filme e que, cada um de nós pode, se quiser, pôr em prática a cadeia de solidariedade. Se nós ficarmos sossegados no nosso canto e formos indiferentes àqueles que nos rodeiam, “todos ficam a perder”, tal como disse Trevor, na parte final do filme.
Texto coletivo do 9.º F

“We can’t help everyone, but everyone can help someone.”
Ronald Reagan

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

O Cantinho da Poesia

Estes trabalhos são o resultado de uma atividade solicitada pela disciplina de Português, tendo como objetivo a apresentação possível da turma e para o qual serviram de modelo os poemas “Abecedário sem juízo”, de Luísa Ducla Soares, e “A B C de caldeirada”, de Lúcia Ribeiro.

A B C da Turma do 8.º B

A de Agostinho que se acha engraçadinho.

A de Ana Carolina que toca concertina.

A de Ana Filipa que tem espírito de equipa.

A de Ana Rita que pisou uma caganita.

A de Ariadna que come banana.

B de Beatriz que não tem unhas p’ra verniz.

B de Beatriz Fernandes que adora sandes.

C de Camila que é muito reguila.

H de Hugo que detesta o jugo.

I de Ivone que não vive sem telefone.

J de João que às vezes é trapalhão.

J de Jorge que tem uma pasta parece um alforge.

L de Leandra que é muito malandra.

P de Pedro Miguel que quer ser bacharel.

R de Rodrigo que gosta de trigo.

R de Rosa que é amorosa.

S de Sara que às vezes se arma em cara.

S de Sara Verónica que por vezes fica afónica.

T de Thatielly que gosta de abacaxi.

T de Tiago que se julga mago.

Autores: alunos do 8.º B (trabalho de pares)

 

A B C da Turma do 8.º E

B de Beatriz que mora à beira de um chafariz.

B de Bruna que é amiga da Luna.

B de Bruno Henrique que vai a Munique.

C de Catarina que toca concertina.

D de Darlene que fez a comunhão solene.

D de Davide que cospe pevide.

D de Diana que adora chanfana.

D de Diniz que é alérgico a giz.

D de Diogo que adora um bom jogo.

D de Diogo Henrique que herdou um tique

D de Duarte que está sempre em Marte.

G de Guilherme que não sabe o que é epiderme.

J de Juliana que perdeu uma pestana.

M de Marco que não gosta de andar de barco.

M de Maria da Conceição que não tem nenhum irmão.

P de Pedro que, para estar atento, se vê negro.

T de Tiago Pereira que gosta de brincadeira.

T de Tiago José que não acredita em tudo que vê.

T de Tiago Monteiro que nasceu em janeiro.

V de Vanessa que raramente tem pressa.

Autores: alunos do 8.º E (trabalho de pares)

 

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca apresenta a obra
“500 anos dos Forais da Terra da Nóbrega e de Lindoso”

 
“500 anos dos Forais da Terra da Nóbrega e de Lindoso” é o título de uma obra que acaba de vir a público, numa edição conjunta do Agrupamento de Escolas e do Município de Ponte da Barca.
A apresentação do título aconteceu na Feira do Livro da Autarquia e contou com a presença de Vassalo Abreu, Presidente da Edilidade, e de Carlos Louro, Diretor do Agrupamento, para além de um número significativo de pessoas que fizeram questão de se associar ao lançamento deste projeto de preservação e valorização da História local.
A sessão decorreu num ambiente festivo, contando com animação musical, a cargo do Rancho Folclórico do Agrupamento, da aluna Beatriz Amorim (5.º E), que interpretou um tema ao piano, e ainda de um coro com alunos dos 5.º E e 7.º C, sob a orientação das professoras de Educação Musical.
Nas suas intervenções, tanto o autarca como o responsável escolar sublinharam as excelentes relações entre a Câmara Municipal e o Agrupamento, uma parceria que – segundo afirmaram – se traduz num trabalho de grande qualidade de que é exemplo a publicação desta obra que assinala os 500 anos do Foral da Terra da Nóbrega, outorgado a 24 de outubro de 1513, e do Foral de Lindoso, com data de 5 de outubro de 1514.
Para Carlos Louro, “a história local não pode ser indiferente aos alunos que queremos formar”. Daí que seja “muito importante dar a conhecer às gerações mais jovens a história da sua terra. Das suas origens. Das suas gentes! Na escola. Local onde as crianças e os jovens passam a maior parte dos seus dias. Local de partilha de experiências, emoções e conhecimento”.
Vassalo Abreu, por sua vez, destacou a colaboração do Agrupamento de Escolas que muito contribuiu para o desenvolvimento de ações que ultrapassassem a mera evocação histórica destes cinco séculos de carta de Foral.
Trata-se de atividades que “enriqueceram estas comemorações e marcaram, decisivamente, os quinhentos anos do reconhecimento administrativo, cultural e político do território de Ponte da Barca”, pelo que concluiu com um bem-haja ao Agrupamento, ao seu Diretor, professores, alunos e demais profissionais de ensino envolvidos, “por serem parceiros fundamentais em muitos momentos da nossa história coletiva”.

 
Valorização da História local
O livro abre com o capítulo “A Terra da Nóbrega na Viragem de Quinhentos”, um estudo de Luís Arezes que pretende ser um convite para uma visita aos marcos mais significativos da História local, desde as origens, até ao início do séc. XVI.
Segue-se o guião do documentário “Terra da Nóbrega: Uma Viagem no Tempo…”, da autoria de Luís Arezes e de Pedro Cerqueira, e a divulgação da gravura “500 anos do Foral da Terra da Nóbrega” e respetiva memória descritiva, da responsabilidade de Emanuel Cruz.
Apresenta-se, depois, o capítulo “Forais Manuelinos da Terra da Nóbrega e de Lindoso”, assinado pelo Doutor António Matos Reis, reconhecido especialista com vasta obra publicada. Trata-se de um trabalho ao mais alto nível científico, porventura o primeiro estudo rigoroso e pormenorizado sobre estes dois documentos estruturantes do território de Ponte da Barca, cuja reprodução e transcrição, a partir do “Livro dos Forais Novos da Comarca d’Antre Douro e Minho” existente no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, são facultadas na parte final.
Com a publicação desta obra, o Agrupamento de Escolas deseja proporcionar um contributo à valorização da História e da Identidade locais, tarefa tanto mais importante quanto é verdade que  uma Comunidade precisa de conhecer o rosto daqueles que estruturaram o espaço em que hoje vive, precisa de tomar consciência dos feitos que esses antepassados protagonizaram, precisa de se conhecer, de saber quem é e como chegou até aqui. Em suma, precisa de ter Memória, para se manter viva e conservar a sua Identidade.
Grupo Promotor

sábado, 24 de maio de 2014

Alunos dos 1.º e 2.º Ciclos participam
em sessões sobre Educação Empreendedora
 

Os alunos dos 1.º e 2.º ciclos participaram numa sessão sobre empreendedorismo e inovação, dinamizada por Susana Capela, da Academia de Empreendedorismo da Betweien.
A iniciativa decorreu ao longo de dois dias (28 e 30 de abril) e aconteceu no âmbito de uma parceria entre o Agrupamento e a Câmara Municipal de Ponte da Barca, proporcionando a centenas de alunos uma experiência muito rica em termos de promoção de competências e de atitudes empreendedoras.
Numa primeira etapa, Susana Capela liderou duas sessões para os alunos do 2.º ciclo, tendo como referência o livro “Um Projeto e Meio Limão”, ferramenta pedagógica da autoria de Narciso Moreira e ilustrações de Ana Sofia Leite.
Através de uma abordagem dinâmica e divertida, os alunos contactaram com as principais etapas de um projeto, desde a conceção até à sua implementação, de forma organizada e sistemática.
No segundo dia, Susana Capela visitou, durante a manhã, os Centros Escolares de Crasto e de Entre Ambos-os-Rios e, no período da tarde, dinamizou, na Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca, três sessões, para os alunos dos 2.º, 3.º e 4.º anos, respetivamente.
Desta feita, “O Senhor Empreendedorismo”, dos mesmos autores, foi o livro que serviu de ponto de partida para o trabalho realizado com os mais novos.
Narciso Moreira é investigador na área da Educação Empreendedora, na Universidade do Minho, e coordena a implementação de vários projetos de intervenção em Empreendedorismo Local e Educação Empreendedora em todo o país. É sócio fundador e diretor de projetos da empresa Betweien.
Prof. Luís Arezes (Biblioteca Escolar)

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Entrega dos prémios do Concurso de Leitura
e colóquio “Leitura e Família”

Os três primeiros classificados nos cinco escalões do Concurso de Leitura receberam o respetivo prémio, numa sessão realizada no âmbito da programação da Feira do Livro do Município que, até ao próximo dia 25, decorre na Praça da República, em Ponte da Barca.
Foi um momento festivo em que vencedores, familiares, professores e colegas partilharam a alegria do prazer da leitura e aplaudiram a importância do livro nas nossas vidas.
Cada um dos galardoados – desde a Educação Pré-escolar ao Ensino Secundário – recebeu um cheque-livro oferecido pela Câmara Municipal que, desta forma, não só reconhece o mérito da iniciativa como também proporciona mais uma oportunidade de investimento no livro e na leitura, uma vez que o valor do prémio tem de ser aplicado na aquisição de obras.
Recorde-se que o Concurso é uma iniciativa conjunta do Grupo Disciplinar de Português e da Biblioteca Escolar que, desde há vários anos, tem o patrocínio da Autarquia.

“Leitura e Família”
Outra atividade importante da programação da Feira do Livro, desenvolvida em articulação com o Agrupamento de Escolas, foi o colóquio “Leitura e Família”.
A edição deste ano contou com a presença da Dr.ª Isabel Costa, Bibliotecária e docente universitária, que, com o entusiasmo que lhe é peculiar, sublinhou a importância da leitura, desde a mais tenra idade, tarefa em que a Família e a Escola devem dar as mãos.
O sarau contou com a presença de numeroso público, entre alunos e familiares, registando a participação de crianças da Educação Pré-escolar, provenientes da Escola-sede do Agrupamento e dos Centros Escolares de Crasto e de Entre Ambos-os-Rios, e ainda das turmas 1.º B e 3.º D e do 12.º A da Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca.
Em diferentes registos, todos deram o seu melhor na animação da sessão, com música popular e dança, canto e leitura dramatizada/expressiva.
Prof. Luís Arezes   

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Maratona da Leitura VI: A Partilha continua

A sala da Unidade de Apoio Especializado à Multideficiência 1 (UAEM 1) recebeu, já na sua VI edição, a atividade Maratona da Leitura.
A atividade, organizada pelo grupo de Educação Especial em parceria com a Biblioteca Escolar, teve como principais objetivos a interligação entre os diferentes agentes educativos, a promoção da interdisciplinaridade, o desenvolvimento de capacidades e a promoção de um convívio salutar entre toda a comunidade escolar.
Nos dias 6 e 7 de maio, a sala da Unidade recebeu a visita das 29 turmas do polo 2, desde o pré-escolar ao 2.º ciclo, em dois dias fantásticos de partilha, sintonia, convívio e interação com os alunos das unidades de multideficiência. As turmas convidadas proporcionaram momentos de espetáculo diversificados, abrangendo as áreas da música, dança, dramatização e declamação, com a preciosa colaboração e orientação, em todos os momentos, das educadoras dos meninos do pré-escolar, e dos professores dos alunos dos 1.º e 2.º ciclos, que prepararam as turmas e as acompanharam nas suas apresentações.
O professor Arezes, em representação da Biblioteca, e o professor Carlos Louro, Diretor do Agrupamento, partilharam também momentos de leitura, abrilhantando a iniciativa, tendo os assistentes operacionais oferecido um animado e carinhoso momento musical, numa atitude merecedora de um sentido elogio.
Não podemos deixar de expressar a nossa gratidão em relação a todos os profissionais que tornaram possível esta maratona, aos meninos e meninas que se empenharam para darem o seu melhor ao outro, deixando um agradecimento especial ao professor José Mário pela preciosa colaboração na construção de materiais associados à iniciativa e de apontamentos do cenário, evidenciando, mais uma vez, a sua qualidade e sensibilidade artística,
agradecimento especial extensível ao Diretor do nosso Agrupamento, professor Carlos Louro, por apoiar a iniciativa e participar ativamente na mesma.
Acreditamos que, apesar de alguns condicionalismos, que sempre surgem nestes momentos, este tipo de experiências traz benefícios para todos os participantes, porque, quando há partilha, quando se oferece um pouco de si ao outro, quando se abre o coração, leva-se, tantas vezes, muito mais do que se deu…
“Que nunca caiam as pontes entre nós”
O Grupo de Educação Especial/ Biblioteca Escolar

sexta-feira, 16 de maio de 2014

ENTREGA DOS PRÉMIOS DO CONCURSO DE LEITURA
Na próxima terça-feira, os alunos que alcançaram melhores resultados no Concurso de Leitura vão receber o respetivo prémio.
À semelhança do que vem acontecendo de há vários anos a esta parte, a sessão aberta ao público acontece pelas 14.30 horas, no âmbito da programação da Feira do Livro do Município que, entre 17 e 25 de maio, decorre na Praça da República.
O cheque-livro oferecido pela Câmara Municipal de Ponte da Barca premeia, assim, o mérito dos três alunos ou turmas que revelaram uma qualidade de leitura mais apurada, nos cinco escalões a concurso.
Recorde-se que o Concurso de Leitura é uma atividade da responsabilidade conjunta do Grupo Disciplinar de Português e da Biblioteca Escolar. Os três primeiros classificados no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário tiveram ainda direito a participar na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura que se realizou, no dia 6 de maio, em Paredes de Coura.
Eis a listagem dos galardoados:
Educação Pré-escolar
 
1.º prémio
(ex-aequo)
Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca – turma A
Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca – turma B
Centro Escolar de Crasto – turma A

Ensino Básico – 1.º ciclo
1.º prémio
Maria João de Alpoim Garcia Cerqueira – 4.º B
2.º prémio
Guilherme Fidalgo Afonso – 3.º D
3.º prémio
Miguel Gomes Barbosa – 3.º A

Ensino Básico – 2.º ciclo
 
1.º prémio
(ex-aequo)
Sara Alvarinhas Ferreira – 6.º A
Glória Carolina Pereira – 6.º B
Filipa Rodrigues Pinto Cerqueira – 6.º D

Ensino Básico – 3.º ciclo
1.º prémio
Maria Cristina Azevedo – 9.º B
2.º prémio
Sara Raquel Araújo Arezes – 7.º C
3.º prémio
Luana Ferreira da Silva – 9.º D

Ensino Secundário
1.º prémio
Marlene Pereira Calheiros – 12.º B
2.º prémio
Ana Margarida Gomes da Silva – 10.º B
3.º prémio
(ex-aequo)
Margarida Lopes Ferreira – 10.º A
Mariana Alves Antunes – 11.º C
 
Prof.ª Laura Rodrigues (coordenadora do Grupo de Português)
e Prof. Luís Arezes (coordenador da Biblioteca Escolar)