sábado, 24 de maio de 2014

Alunos dos 1.º e 2.º Ciclos participam
em sessões sobre Educação Empreendedora
 

Os alunos dos 1.º e 2.º ciclos participaram numa sessão sobre empreendedorismo e inovação, dinamizada por Susana Capela, da Academia de Empreendedorismo da Betweien.
A iniciativa decorreu ao longo de dois dias (28 e 30 de abril) e aconteceu no âmbito de uma parceria entre o Agrupamento e a Câmara Municipal de Ponte da Barca, proporcionando a centenas de alunos uma experiência muito rica em termos de promoção de competências e de atitudes empreendedoras.
Numa primeira etapa, Susana Capela liderou duas sessões para os alunos do 2.º ciclo, tendo como referência o livro “Um Projeto e Meio Limão”, ferramenta pedagógica da autoria de Narciso Moreira e ilustrações de Ana Sofia Leite.
Através de uma abordagem dinâmica e divertida, os alunos contactaram com as principais etapas de um projeto, desde a conceção até à sua implementação, de forma organizada e sistemática.
No segundo dia, Susana Capela visitou, durante a manhã, os Centros Escolares de Crasto e de Entre Ambos-os-Rios e, no período da tarde, dinamizou, na Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca, três sessões, para os alunos dos 2.º, 3.º e 4.º anos, respetivamente.
Desta feita, “O Senhor Empreendedorismo”, dos mesmos autores, foi o livro que serviu de ponto de partida para o trabalho realizado com os mais novos.
Narciso Moreira é investigador na área da Educação Empreendedora, na Universidade do Minho, e coordena a implementação de vários projetos de intervenção em Empreendedorismo Local e Educação Empreendedora em todo o país. É sócio fundador e diretor de projetos da empresa Betweien.
Prof. Luís Arezes (Biblioteca Escolar)

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Entrega dos prémios do Concurso de Leitura
e colóquio “Leitura e Família”

Os três primeiros classificados nos cinco escalões do Concurso de Leitura receberam o respetivo prémio, numa sessão realizada no âmbito da programação da Feira do Livro do Município que, até ao próximo dia 25, decorre na Praça da República, em Ponte da Barca.
Foi um momento festivo em que vencedores, familiares, professores e colegas partilharam a alegria do prazer da leitura e aplaudiram a importância do livro nas nossas vidas.
Cada um dos galardoados – desde a Educação Pré-escolar ao Ensino Secundário – recebeu um cheque-livro oferecido pela Câmara Municipal que, desta forma, não só reconhece o mérito da iniciativa como também proporciona mais uma oportunidade de investimento no livro e na leitura, uma vez que o valor do prémio tem de ser aplicado na aquisição de obras.
Recorde-se que o Concurso é uma iniciativa conjunta do Grupo Disciplinar de Português e da Biblioteca Escolar que, desde há vários anos, tem o patrocínio da Autarquia.

“Leitura e Família”
Outra atividade importante da programação da Feira do Livro, desenvolvida em articulação com o Agrupamento de Escolas, foi o colóquio “Leitura e Família”.
A edição deste ano contou com a presença da Dr.ª Isabel Costa, Bibliotecária e docente universitária, que, com o entusiasmo que lhe é peculiar, sublinhou a importância da leitura, desde a mais tenra idade, tarefa em que a Família e a Escola devem dar as mãos.
O sarau contou com a presença de numeroso público, entre alunos e familiares, registando a participação de crianças da Educação Pré-escolar, provenientes da Escola-sede do Agrupamento e dos Centros Escolares de Crasto e de Entre Ambos-os-Rios, e ainda das turmas 1.º B e 3.º D e do 12.º A da Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca.
Em diferentes registos, todos deram o seu melhor na animação da sessão, com música popular e dança, canto e leitura dramatizada/expressiva.
Prof. Luís Arezes   

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Maratona da Leitura VI: A Partilha continua

A sala da Unidade de Apoio Especializado à Multideficiência 1 (UAEM 1) recebeu, já na sua VI edição, a atividade Maratona da Leitura.
A atividade, organizada pelo grupo de Educação Especial em parceria com a Biblioteca Escolar, teve como principais objetivos a interligação entre os diferentes agentes educativos, a promoção da interdisciplinaridade, o desenvolvimento de capacidades e a promoção de um convívio salutar entre toda a comunidade escolar.
Nos dias 6 e 7 de maio, a sala da Unidade recebeu a visita das 29 turmas do polo 2, desde o pré-escolar ao 2.º ciclo, em dois dias fantásticos de partilha, sintonia, convívio e interação com os alunos das unidades de multideficiência. As turmas convidadas proporcionaram momentos de espetáculo diversificados, abrangendo as áreas da música, dança, dramatização e declamação, com a preciosa colaboração e orientação, em todos os momentos, das educadoras dos meninos do pré-escolar, e dos professores dos alunos dos 1.º e 2.º ciclos, que prepararam as turmas e as acompanharam nas suas apresentações.
O professor Arezes, em representação da Biblioteca, e o professor Carlos Louro, Diretor do Agrupamento, partilharam também momentos de leitura, abrilhantando a iniciativa, tendo os assistentes operacionais oferecido um animado e carinhoso momento musical, numa atitude merecedora de um sentido elogio.
Não podemos deixar de expressar a nossa gratidão em relação a todos os profissionais que tornaram possível esta maratona, aos meninos e meninas que se empenharam para darem o seu melhor ao outro, deixando um agradecimento especial ao professor José Mário pela preciosa colaboração na construção de materiais associados à iniciativa e de apontamentos do cenário, evidenciando, mais uma vez, a sua qualidade e sensibilidade artística,
agradecimento especial extensível ao Diretor do nosso Agrupamento, professor Carlos Louro, por apoiar a iniciativa e participar ativamente na mesma.
Acreditamos que, apesar de alguns condicionalismos, que sempre surgem nestes momentos, este tipo de experiências traz benefícios para todos os participantes, porque, quando há partilha, quando se oferece um pouco de si ao outro, quando se abre o coração, leva-se, tantas vezes, muito mais do que se deu…
“Que nunca caiam as pontes entre nós”
O Grupo de Educação Especial/ Biblioteca Escolar

sexta-feira, 16 de maio de 2014

ENTREGA DOS PRÉMIOS DO CONCURSO DE LEITURA
Na próxima terça-feira, os alunos que alcançaram melhores resultados no Concurso de Leitura vão receber o respetivo prémio.
À semelhança do que vem acontecendo de há vários anos a esta parte, a sessão aberta ao público acontece pelas 14.30 horas, no âmbito da programação da Feira do Livro do Município que, entre 17 e 25 de maio, decorre na Praça da República.
O cheque-livro oferecido pela Câmara Municipal de Ponte da Barca premeia, assim, o mérito dos três alunos ou turmas que revelaram uma qualidade de leitura mais apurada, nos cinco escalões a concurso.
Recorde-se que o Concurso de Leitura é uma atividade da responsabilidade conjunta do Grupo Disciplinar de Português e da Biblioteca Escolar. Os três primeiros classificados no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário tiveram ainda direito a participar na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura que se realizou, no dia 6 de maio, em Paredes de Coura.
Eis a listagem dos galardoados:
Educação Pré-escolar
 
1.º prémio
(ex-aequo)
Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca – turma A
Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca – turma B
Centro Escolar de Crasto – turma A

Ensino Básico – 1.º ciclo
1.º prémio
Maria João de Alpoim Garcia Cerqueira – 4.º B
2.º prémio
Guilherme Fidalgo Afonso – 3.º D
3.º prémio
Miguel Gomes Barbosa – 3.º A

Ensino Básico – 2.º ciclo
 
1.º prémio
(ex-aequo)
Sara Alvarinhas Ferreira – 6.º A
Glória Carolina Pereira – 6.º B
Filipa Rodrigues Pinto Cerqueira – 6.º D

Ensino Básico – 3.º ciclo
1.º prémio
Maria Cristina Azevedo – 9.º B
2.º prémio
Sara Raquel Araújo Arezes – 7.º C
3.º prémio
Luana Ferreira da Silva – 9.º D

Ensino Secundário
1.º prémio
Marlene Pereira Calheiros – 12.º B
2.º prémio
Ana Margarida Gomes da Silva – 10.º B
3.º prémio
(ex-aequo)
Margarida Lopes Ferreira – 10.º A
Mariana Alves Antunes – 11.º C
 
Prof.ª Laura Rodrigues (coordenadora do Grupo de Português)
e Prof. Luís Arezes (coordenador da Biblioteca Escolar)

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Projeto “Um Quartzo cheio de brilho”
Valoriza Museu do Quartzo no Barral


No âmbito do projeto “Um Quartzo cheio de brilho”, as turmas 7.º C e 7.º D desenvolveram um conjunto de atividades no Museu do Quartzo, no lugar do Barral (Vila Chã S. João).
Sob a orientação de Nuno Pousada, da Porta do Parque de Lindoso, e de Pedro Araújo, antigo estudante da Escola e mestrando em Ordenamento e Valorização de Recursos Geológicos, os alunos procederam à identificação e catalogação do espólio de cristais de diversos tamanhos, formas e cores, registando o número, a sua importância, assim como o seu estado de conservação.
Divididos em grupos, aproveitaram ainda esta aula de campo realizada em horário extra letivo para conhecer o Centro Mariano de Nossa Senhora da Paz e o extraordinário altar da cripta da capela, constituído por um enorme bloco de quartzo cristalizado, o maior existente em Portugal, com cerca de três toneladas.
Numa segunda fase, fizeram um percurso até à exploração da Pedra da Moura, a fim de in loco identificarem e recolherem amostras deste importante recurso natural do Concelho de Ponte da Barca.
Previamente, os alunos já haviam participado numa sessão sobre a Senhora da Paz e o Museu do Quartzo, dinamizada pelo Prof. Luís Arezes, da Biblioteca Escolar.
Ocorrendo na semana em que se completaram 97 anos das aparições do Barral, a sessão centrou-se na história das aparições ao pastorinho Severino Alves, nos dias 10 e 11 de maio de 1917, e ainda como o atual Centro Mariano da Senhora da Paz foi sendo construído, na sequência das celebrações do cinquentenário.
Todas estas atividades aconteceram no âmbito do projeto “Um Quartzo cheio de brilho”, aprovado na 11.ª edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho Ciência na Escola que apresenta como tema geral “Ciência e Tecnologia para a rentabilização dos recursos naturais”.
Recorde-se que – segundo os especialistas – poderá existir na zonade Vila Chã um dos principais reservatórios de quartzo da Península Ibérica. De resto, esta rocha é devidamente valorizada na Senhora da Paz, não só pelo Museu, mas também através da capela e do altar da cripta, a que importa acrescentar os monumentos ao Anjo da Guarda, à Paz e ao Sagrado Coração de Jesus.
Equipa do Projeto

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Alunos do 1.º Ciclo recebem kits
de Higiene e Saúde Oral


As 13 turmas do 1.º Ciclo da Escola-sede do Agrupamento participaram numa sessão de promoção da higiene e saúde oral, dinamizada pela Biblioteca Escolar em articulação com o Centro de Saúde de Ponte da Barca.
Cada uma das sessões constou da hora do contopelo Prof. Luís Arezes,que apresentou o livro “Kiko, o dentinho de leite”, de Manuela Mota Ribeiro e ilustrações de Mafalda Sá, seguindo-se um momento em que a Enf.ªAlexandrina, num registo coloquial e muito próximo, interagiu com os alunos sobre a escovagem dos dentes e os principais cuidados a ter quanto à higiene oral. 
Este trabalho surgiu na sequência da candidatura apresentada ao projeto 350.000, lançado pelo programa SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares), da responsabilidade conjunta da Direção-Geral de Saúde, Plano Nacional de Leitura e Rede de Bibliotecas Escolares.
Com a aprovação da candidatura, ao Agrupamento foram atribuídos kits de higiene oral (copo, escova e pasta) para os alunos que ainda não estavam envolvidos noprojeto, isto é, os do 1.º ciclo da Escola-sede.
Prof. Luís Arezes

terça-feira, 13 de maio de 2014

Projeto “Um Quartzo cheio de brilho”
valoriza recurso natural do Concelho 

Os alunos das turmas 7.º C e 7.º D participaram, no dia 5 de maio, numa sessão sobre a Senhora da Paz e o Museu do Quartzo, no Barral (S. João de Vila Chã). 
Dinamizada pelo coordenador da equipa da Biblioteca Escolar, a sessão aconteceu no âmbito do projeto “Um Quartzo cheio de brilho”, aprovado na 11.ª edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho Ciência na Escola.
Os discentes envolvidos tiveram oportunidade de conhecer a história das aparições ao pastorinho Severino Alves, nos dias 10 e 11 de maio de 1917, já lá vão quase 100 anos, e ainda como o atual Centro Mariano da Senhora da Paz foi sendo construído, na sequência das celebrações do cinquentenário.
Particular atenção mereceu o Museu do Quartzo e o seu espólio de cristais de diversos tamanhos, formas e cores, tanto mais que o projeto incide sobre este equipamento, propondo-se colaborar na seleção, organização e catalogação dos exemplares existentes, num processo desenvolvido pelo Dr. Nuno Pousada, técnico da “Porta do Parque de Lindoso”, e ainda por Pedro Araújo, antigo aluno da Escola e mestrando em Ordenamento e Valorização de Recursos Geológicos.
Recorde-se que – segundo os especialistas – poderá existir na zona de Vila Chã um dos principais reservatórios de quartzo da Península Ibérica. De resto, esta rocha é devidamente valorizada na Senhora da Paz, não só pelo Museu, mas também através da capela e do altar da cripta, formado por um bloco cristalizado, com cerca de três toneladas (o maior existente em Portugal), a que importa acrescentar os monumentos ao Anjo da Guarda, à Paz e ao Sagrado Coração de Jesus.
Equipa do Projeto