sexta-feira, 16 de maio de 2014

ENTREGA DOS PRÉMIOS DO CONCURSO DE LEITURA
Na próxima terça-feira, os alunos que alcançaram melhores resultados no Concurso de Leitura vão receber o respetivo prémio.
À semelhança do que vem acontecendo de há vários anos a esta parte, a sessão aberta ao público acontece pelas 14.30 horas, no âmbito da programação da Feira do Livro do Município que, entre 17 e 25 de maio, decorre na Praça da República.
O cheque-livro oferecido pela Câmara Municipal de Ponte da Barca premeia, assim, o mérito dos três alunos ou turmas que revelaram uma qualidade de leitura mais apurada, nos cinco escalões a concurso.
Recorde-se que o Concurso de Leitura é uma atividade da responsabilidade conjunta do Grupo Disciplinar de Português e da Biblioteca Escolar. Os três primeiros classificados no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário tiveram ainda direito a participar na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura que se realizou, no dia 6 de maio, em Paredes de Coura.
Eis a listagem dos galardoados:
Educação Pré-escolar
 
1.º prémio
(ex-aequo)
Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca – turma A
Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca – turma B
Centro Escolar de Crasto – turma A

Ensino Básico – 1.º ciclo
1.º prémio
Maria João de Alpoim Garcia Cerqueira – 4.º B
2.º prémio
Guilherme Fidalgo Afonso – 3.º D
3.º prémio
Miguel Gomes Barbosa – 3.º A

Ensino Básico – 2.º ciclo
 
1.º prémio
(ex-aequo)
Sara Alvarinhas Ferreira – 6.º A
Glória Carolina Pereira – 6.º B
Filipa Rodrigues Pinto Cerqueira – 6.º D

Ensino Básico – 3.º ciclo
1.º prémio
Maria Cristina Azevedo – 9.º B
2.º prémio
Sara Raquel Araújo Arezes – 7.º C
3.º prémio
Luana Ferreira da Silva – 9.º D

Ensino Secundário
1.º prémio
Marlene Pereira Calheiros – 12.º B
2.º prémio
Ana Margarida Gomes da Silva – 10.º B
3.º prémio
(ex-aequo)
Margarida Lopes Ferreira – 10.º A
Mariana Alves Antunes – 11.º C
 
Prof.ª Laura Rodrigues (coordenadora do Grupo de Português)
e Prof. Luís Arezes (coordenador da Biblioteca Escolar)

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Projeto “Um Quartzo cheio de brilho”
Valoriza Museu do Quartzo no Barral


No âmbito do projeto “Um Quartzo cheio de brilho”, as turmas 7.º C e 7.º D desenvolveram um conjunto de atividades no Museu do Quartzo, no lugar do Barral (Vila Chã S. João).
Sob a orientação de Nuno Pousada, da Porta do Parque de Lindoso, e de Pedro Araújo, antigo estudante da Escola e mestrando em Ordenamento e Valorização de Recursos Geológicos, os alunos procederam à identificação e catalogação do espólio de cristais de diversos tamanhos, formas e cores, registando o número, a sua importância, assim como o seu estado de conservação.
Divididos em grupos, aproveitaram ainda esta aula de campo realizada em horário extra letivo para conhecer o Centro Mariano de Nossa Senhora da Paz e o extraordinário altar da cripta da capela, constituído por um enorme bloco de quartzo cristalizado, o maior existente em Portugal, com cerca de três toneladas.
Numa segunda fase, fizeram um percurso até à exploração da Pedra da Moura, a fim de in loco identificarem e recolherem amostras deste importante recurso natural do Concelho de Ponte da Barca.
Previamente, os alunos já haviam participado numa sessão sobre a Senhora da Paz e o Museu do Quartzo, dinamizada pelo Prof. Luís Arezes, da Biblioteca Escolar.
Ocorrendo na semana em que se completaram 97 anos das aparições do Barral, a sessão centrou-se na história das aparições ao pastorinho Severino Alves, nos dias 10 e 11 de maio de 1917, e ainda como o atual Centro Mariano da Senhora da Paz foi sendo construído, na sequência das celebrações do cinquentenário.
Todas estas atividades aconteceram no âmbito do projeto “Um Quartzo cheio de brilho”, aprovado na 11.ª edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho Ciência na Escola que apresenta como tema geral “Ciência e Tecnologia para a rentabilização dos recursos naturais”.
Recorde-se que – segundo os especialistas – poderá existir na zonade Vila Chã um dos principais reservatórios de quartzo da Península Ibérica. De resto, esta rocha é devidamente valorizada na Senhora da Paz, não só pelo Museu, mas também através da capela e do altar da cripta, a que importa acrescentar os monumentos ao Anjo da Guarda, à Paz e ao Sagrado Coração de Jesus.
Equipa do Projeto

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Alunos do 1.º Ciclo recebem kits
de Higiene e Saúde Oral


As 13 turmas do 1.º Ciclo da Escola-sede do Agrupamento participaram numa sessão de promoção da higiene e saúde oral, dinamizada pela Biblioteca Escolar em articulação com o Centro de Saúde de Ponte da Barca.
Cada uma das sessões constou da hora do contopelo Prof. Luís Arezes,que apresentou o livro “Kiko, o dentinho de leite”, de Manuela Mota Ribeiro e ilustrações de Mafalda Sá, seguindo-se um momento em que a Enf.ªAlexandrina, num registo coloquial e muito próximo, interagiu com os alunos sobre a escovagem dos dentes e os principais cuidados a ter quanto à higiene oral. 
Este trabalho surgiu na sequência da candidatura apresentada ao projeto 350.000, lançado pelo programa SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares), da responsabilidade conjunta da Direção-Geral de Saúde, Plano Nacional de Leitura e Rede de Bibliotecas Escolares.
Com a aprovação da candidatura, ao Agrupamento foram atribuídos kits de higiene oral (copo, escova e pasta) para os alunos que ainda não estavam envolvidos noprojeto, isto é, os do 1.º ciclo da Escola-sede.
Prof. Luís Arezes

terça-feira, 13 de maio de 2014

Projeto “Um Quartzo cheio de brilho”
valoriza recurso natural do Concelho 

Os alunos das turmas 7.º C e 7.º D participaram, no dia 5 de maio, numa sessão sobre a Senhora da Paz e o Museu do Quartzo, no Barral (S. João de Vila Chã). 
Dinamizada pelo coordenador da equipa da Biblioteca Escolar, a sessão aconteceu no âmbito do projeto “Um Quartzo cheio de brilho”, aprovado na 11.ª edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho Ciência na Escola.
Os discentes envolvidos tiveram oportunidade de conhecer a história das aparições ao pastorinho Severino Alves, nos dias 10 e 11 de maio de 1917, já lá vão quase 100 anos, e ainda como o atual Centro Mariano da Senhora da Paz foi sendo construído, na sequência das celebrações do cinquentenário.
Particular atenção mereceu o Museu do Quartzo e o seu espólio de cristais de diversos tamanhos, formas e cores, tanto mais que o projeto incide sobre este equipamento, propondo-se colaborar na seleção, organização e catalogação dos exemplares existentes, num processo desenvolvido pelo Dr. Nuno Pousada, técnico da “Porta do Parque de Lindoso”, e ainda por Pedro Araújo, antigo aluno da Escola e mestrando em Ordenamento e Valorização de Recursos Geológicos.
Recorde-se que – segundo os especialistas – poderá existir na zona de Vila Chã um dos principais reservatórios de quartzo da Península Ibérica. De resto, esta rocha é devidamente valorizada na Senhora da Paz, não só pelo Museu, mas também através da capela e do altar da cripta, formado por um bloco cristalizado, com cerca de três toneladas (o maior existente em Portugal), a que importa acrescentar os monumentos ao Anjo da Guarda, à Paz e ao Sagrado Coração de Jesus.
Equipa do Projeto

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Alunas de Ponte da Barca em maioria no pódio da distrital 
                                         do Concurso Nacional de Leitura


Teve lugar, no Centro Cultural de Paredes de Coura, a fase distrital do Concurso Nacional de Leitura promovido pelo Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas, a Rede de Bibliotecas Escolares e a Rádio Televisão Portuguesa.

As representantes do Ensino Secundário do nosso Agrupamento foram as alunas Ana Margarida Silva (10.º B) e Mariana Antunes (11.º C), que se apuraram para a última fase do concurso, para a qual só passavam os cinco melhores alunos do distrito, num total aproximado de 30 concorrentes neste escalão, tendo alcançado os honrosos 3.º e 2.º lugares, respetivamente.
A nível do 3.º Ciclo, as nossas representantes foram as alunas Cristina Azevedo (9.º B), Sara Arezes (7.º C) e Luana Silva (9.º D), que também obtiveram uma prestação satisfatória no concurso.

Depois do nervosismo da competição, as participantes, juntamente com a professora acompanhante, Cristina Pacheco, foram descontrair um pouco, fazendo uma breve visita pela vila e deslocando-se à Biblioteca de Paredes de Coura, onde passaram momentos divertidos e animados, festejando as vitórias da nossa Escola.
É um orgulho para todos nós que o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca esteja em maioria no pódio distrital, pois é assim que mostramos o elevado valor da nossa Escola e dos seus alunos.
Cristina Azevedo (9.º B),
participante no Concurso

domingo, 11 de maio de 2014

FOI HÁ 97 ANOS!

Aparições de Nossa Senhora da Paz


Há 100 anos, no verão de 1914, começou a I Guerra Mundial. Em pouco tempo, os horrores do conflito espalharam-se por todo o lado! E, no centro do combate, estavam Portugueses, lutavam homens de Ponte da Barca.
Longe, muito longe, de todo este mundo de aflições, vivia o pequeno Severino Alves. Tinha dez anos e todo o seu tempo de menino era ocupado a pastorear os rebanhos, nas redondezas do lugar do Barral, freguesia de Vila Chã S. João (Ponte da Barca).
No dia 10 de maio de 1917, Severino inicia a jornada, com a mesma rotina de sempre. Mal o Sol tinha acabado de espreitar nas alturas do Livramento, já o nosso pastor ia a caminho dos montes.
Nos seus dedinhos de miúdo, corriam as contas do terço que rezava devotamente, enquanto, com o olhar, tangia o rebanho a caminho do pasto. Até que, numa ramada, perto da ermida de Santa Marinha, sentiu um relâmpago... Era um clarão tão forte e tão brilhante, que o menino ficou estático, impressionado por um grande medo.
Vencida a emoção, deu alguns passos, atravessou um portelo, e olhou em redor. Severino tentava perceber o que se estava a passar...
Nesse momento, avistou uma Senhora! Tinha as mãos postas e o seu rosto era lindo, lindo como nenhum outro. Vestia-se de branco e um manto azul cobria-lhe a cabeça. Toda ela era cheia de luz e de esplendor!
Fascinado com tamanha beleza da Aparição, o nosso pastor recuou uns passos e caiu por terra, surpreendido com tal acontecimento.
Ainda exclamou “Jesus Cristo”, mas nesse mesmo momento a Visão desapareceu...
No dia seguinte, 11 de maio de 1917, uma sexta-feira, sem que sentisse relâmpago algum, quando atravessava o portelo, deparou com a mesma Senhora, que estava no mesmo sítio.
Severino caiu de joelhos. Olhou, depois, o rosto sorridente da Aparição e disse-lhe o que o seu pároco lhe havia aconselhado:
– Quem não falou, ontem, fale hoje...
Então, a voz da Aparição manifestou-se, tranquilizando-o:
– Não te assustes, menino; sou Eu!
E acrescentou: – Diz aos pastores do monte que rezem sempre o terço, que os homens e mulheres rezem o terço todos os dias e cantem a Estrela do Céu. E as mães que têm os filhos lá fora que rezem também o terço, cantem a Estrela do Céu e se apeguem Comigo, que eu hei-de acudir ao mundo e aplacar a guerra.
E, depois de uma pausa, perante o silêncio espantado de Severino que apenas respondeu “Sim, Senhora”, a Visão, olhando para uma ramada, exclamou:
– Que gomos tão lindos, que cachos tão bonitos!
O pastorinho olhou e, quando se voltou, viu que a extraordinária Aparição já tinha desaparecido.
Uma alegria imensa encheu-lhe a alma. Correu, feliz por ser protagonista de um acontecimento sobrenatural. Ele queria partilhar tão grande maravilha com os seus pais e vizinhos!
A notícia espalhou-se, de boca em boca. Dois jornais do Porto difundiram-na, pelo país. As pessoas começaram a acorrer, aos milhares, vindas das mais diversas terras. Foi assim nos primeiros anos, mas, com o tempo, a afluência começou a diminuir, a diminuir...
Nem seria de esperar outra coisa, pois, no local, nem sequer existia uma imagem, muito menos uma capela. A atenção e a devoção iam-se concentrando em Fátima, onde Nossa Senhora se começara a manifestar a Lúcia, Francisco e Jacinta, dois dias mais tarde, a 13 de maio do mesmo ano... E, assim, as aparições da Senhora da Paz, no Barral, quase caíram no esquecimento.
Quase! Porque, no cinquentenário das aparições, em 1967, a Confraria de Santa Ana decidiu construir uma capela a Nossa Senhora da Paz. O templo foi inaugurado, a 15 de setembro de 1969.
Seguiu-se a construção de uma cripta, cujo altar é formado por um grande bloco de quartzo cristalizado, o maior existente em Portugal, com cerca de três toneladas. São também erigidos monumentos ao Sagrado Coração de Jesus, ao Anjo da Guarda de Portugal e à Paz, todos constituídos por um pedestal de quartzo cristalizado.
O Cónego Avelino de Jesus da Costa, também nascido no Barral e contemporâneo do pastorinho, é o grande mentor de todo este projeto que integra ainda o Santuário de Nossa Senhora da Paz, edifício mais recente.
Em 1982, foram inaugurados a Biblioteca e o Museu do Quartzo que apresenta uma rica coleção de belos cristais de quartzo, quase todos extraídos na própria freguesia.
Hoje, este é um centro religioso e turístico com algum movimento, tal a beleza do cenário que se pode contemplar no local. O dia maior é o da peregrinação, que se realiza no último domingo de maio.

Prof. Luís Arezes 

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Alunos dos 5.º e 6.º anos assistem
à representação de A Menina do Mar


Alunos dos 5.º e 6.º anos assistiram, na tarde do dia 28 de abril, a uma representação da obra A Menina do Mar, da autoria de Sophia de Mello Breyner Andresen.
O espetáculo, que decorreu no auditório municipal, na Casa de Santo António do Buraquinho, foi levado a palco pelo “Movimento Incriativo”, na sequência de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Ponte da Barca e o Agrupamento de Escolas.
Esta foi uma experiência muito enriquecedora para os alunos, na
medida em que puderam contactar diretamente com os vários códigos da linguagem cénica, dos adereços ao movimento, da linguagem à música e ao som.
Prof. Luís Arezes (Biblioteca Escolar)