quinta-feira, 27 de março de 2014

Ainda o DIA DO PAI!

Purgatório, 19 de março de 2014

                        Querido Pai,
            Espero que estejas a dar-te bem aí pelo Céu. Se estiveres, eu, cá na Terra, também estarei, apesar das saudades. Dizem que o Céu é um Paraíso e eu acredito… Assim sendo, estás no sítio certo.
            Sabes? Hoje é o Dia do Pai e passei este dia, tal como passo tantos dias da minha vida, a pensar em ti e na mãe. A mãe foi para aí muito cedo, foi pena, podia ter esperado por ti, e, desta forma, tínhamos sido uma família completa e feliz por muito mais tempo.
            Os teus netos estão bem, embora o José esteja no desemprego, porque os Estaleiros Navais fecharam, mas já estávamos a contar com isso, pois esta morte já estava anunciada, ao contrário da tua e da da mãe, que me apanharam completamente desprevenida. Sabes, pai? É que, apesar da idade, ninguém está preparado, para estas coisas… E eu não estava! Isso deixou-me inconsolável e mais pobre, pois não posso usufruir do vosso carinho.
            A Marlene continua a dar aulas, agora mais longe, mas continua com a motivação costumeira, apesar da perseguição que vem sendo feita aos funcionários públicos e em especial aos professores.
            Eu, cá, continuo à espera de muita coisa: de melhores dias, da aposentação e do dia em que me irei juntar a ti e à mãe.
            Pai, eu sei que aí não te cansas, mas eu tenho trabalhado muito, sinto-me cansada e tenho a garganta inflamada, por isso vou terminar. Para o ano, escrevo-te outra vez. Aqui vão muitos beijitos, desta filha que não consegue esquecer-te,
                                                                  Lucibei      

P.S.: Não te esqueças de dividir os beijos com a mãe que ela também é filha de Deus… O Deus que vos levou de mim, mas Ele lá sabe o que faz.

terça-feira, 25 de março de 2014

Dia Mundial da Poesia
assinalado com Sarau Poético

 
 
O Dia Mundial da Poesia (21 de março) foi assinalado em Ponte da Barca, com um Sarau Poético organizado em conjunto pelo Agrupamento de Escolas e pela Câmara Municipal.
 
A sessão decorreu à noite, no átrio dos Paços do Concelho, reunindo um número significativo de pessoas que lotaram o espaço, entre alunos e respetivos familiares, professores, autarcas e comunidade barquense em geral.
 
Para além de assinalar a efeméride, celebrando a palavra transbordante e o poder da poesia, a atividade contribuiu ainda para incentivar a leitura e evocar poetas locais.
 
Ao longo do Sarau, a leitura e a música conjugaram-se harmoniosamente, dando oportunidade aos participantes para partilharem as suas emoções. E foram vários os que o quiseram fazer, desde professores até antigos e atuais alunos do Agrupamento, do 1.º ciclo ao ensino secundário.
 
Na hora do balanço, tanto o Presidente da Câmara Municipal, como o Subdiretor do Agrupamento e a Vereadora da Cultura, Turismo e Desporto foram unânimes em felicitar os participantes na iniciativa, enaltecendo o trabalho em parceria entre as duas entidades.
 
Entretanto, durante o dia, um grupo de alunos dos 1.º e 2.º ciclos percorreu vários espaços públicos da sede do Concelho, tais como o Centro de Saúde, a Biblioteca Municipal e a Câmara Municipal, levando até à comunidade uma mensagem poética e um desdobrável com poemas de autores locais.
Prof. Luís Arezes,
coordenador da equipa da Biblioteca Escolar

domingo, 23 de março de 2014

DIA DO PAI!


O "Cantinho da Poesia" - estrutura da Biblioteca Escolar coordenada pela Professora Lúcia Ribeiro - assinalou o Dia do Pai, desafiando os alunos a darem largas à sua criatividade.
Eis três dos trabalhos apresentados:  

Pai!
No teu colo encontrei aconchego.
Nos teus braços sinto-me a salvo.
Nos teus beijos sinto ondas de carinho.
E, em ti, um coração aberto.

Pai!
Obrigada por tudo:
Por me teres aturado
Quando estive amuada,
Mal disposta,
Ou até cansada.
Beatriz Fernandes - 7.º B

Pai

Não posso adiar
Este abraço.
E, neste dia que é o teu,
Só quero o teu regaço.
Pai,
Tu que limpaste as minhas lágrimas,
Recebe de mim
Um abraço apertado.
Jorge Nicolau - 7.º E

O meu pai
Lindo? É meu pai…
Sempre a trabalhar
Para sustentar a casa
Para o nosso bem-estar.

O meu pai é médio de tamanho,
Mas grande de coração
E eu adoro-o com paixão.
Fernando Eduardo Martins - 7.º E

terça-feira, 11 de março de 2014

Baseado num acontecimento real, David Lynch (realizador) surpreende-nos com esta "straight story": um homem de terceira idade, um trator, uma autoestrada...
Promovida pela Biblioteca Escolar, esta é mais uma sessão do ciclo “Cinema na Escola” a não perder!
Biblioteca Escolar

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

A Viagem e as Aventuras 

Os alunos da turma A do 2.º ano de escolaridade da Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca decidiram dar largas à sua imaginação, escrevendo uma história intitulada “A Viagem e as Aventuras”.
Sob a orientação da professora Helena Sena, o trabalho começou no último ano letivo, com a aventura a seguir cada uma das letras do abecedário. Aqui e acolá, o interesse torna-se ainda mais especial, quando a letra que está a ser explorada coincide com o nome de alguma menina ou menino.
Elaborado o texto na sala de aula, num processo de escrita colaborativa, é a vez de os alunos envolverem as respetivas famílias na produção da ilustração.
Neste momento, o trabalho está na letra “N”, esperando-se que o projeto fique concluído até ao final do corrente ano letivo.
A título meramente exemplificativo, publicamos em formato digital dois dos trabalhos, o da Madalena Silva e o da Inês Silva…

E-book da Madalena Silva:
E-book da Inês Silva:

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

DIA DE S. VALENTIM

A propósito do dia de S. Valentim / Dia dos Namorados, o "Cantinho da Poesia", dinamizado no âmbito da Biblioteca Escolar, desafiou alunos, professores e funcionários a darem largas aos seus sentimentos e à sua criatividade, escrevendo uma mensagem ou um pequeno poema de Amor...
Eis alguns dos trabalhos apresentados, sempre inspiradores, sobretudo num dia tão especial como é o de hoje.