sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

A Viagem e as Aventuras 

Os alunos da turma A do 2.º ano de escolaridade da Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca decidiram dar largas à sua imaginação, escrevendo uma história intitulada “A Viagem e as Aventuras”.
Sob a orientação da professora Helena Sena, o trabalho começou no último ano letivo, com a aventura a seguir cada uma das letras do abecedário. Aqui e acolá, o interesse torna-se ainda mais especial, quando a letra que está a ser explorada coincide com o nome de alguma menina ou menino.
Elaborado o texto na sala de aula, num processo de escrita colaborativa, é a vez de os alunos envolverem as respetivas famílias na produção da ilustração.
Neste momento, o trabalho está na letra “N”, esperando-se que o projeto fique concluído até ao final do corrente ano letivo.
A título meramente exemplificativo, publicamos em formato digital dois dos trabalhos, o da Madalena Silva e o da Inês Silva…

E-book da Madalena Silva:
E-book da Inês Silva:

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

DIA DE S. VALENTIM

A propósito do dia de S. Valentim / Dia dos Namorados, o "Cantinho da Poesia", dinamizado no âmbito da Biblioteca Escolar, desafiou alunos, professores e funcionários a darem largas aos seus sentimentos e à sua criatividade, escrevendo uma mensagem ou um pequeno poema de Amor...
Eis alguns dos trabalhos apresentados, sempre inspiradores, sobretudo num dia tão especial como é o de hoje.









quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

NA VÉSPERA DO "DIA DOS NAMORADOS"



Coragem não falta,

O que falta é compreensão,

O que falta é mais amor,

Carinho e consolação.


A tristeza me atormenta

E não posso descansar:

Esta é a minha doença

E o remédio é te AMAR!

                   Tiago Costa, 6.º ano

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Alunos do 7.º ano aplaudem
“Leandro, Rei da Helíria” 

Os alunos do 7.º ano de escolaridade assistiram a uma encenação de “Leandro, Rei da Helíria”, uma obra de Alice Vieira objeto de estudo no âmbito dos conteúdos programáticos da disciplina de Português.
O espetáculo aconteceu no auditório da Casa de Santo António do Buraquinho e esteve a cargo do Clube de Teatro da Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura.
Com esta atividade, os alunos tiveram oportunidade de apurar a sua sensibilidade estética, apreciando os múltiplos códigos cénicos que os seus colegas atores fizeram questão de exibir em palco.
O espetáculo proporcionou ainda um excelente contributo em termos de enriquecimento cultural, favorecendo o sucesso educativo, ao mesmo tempo que reforçou o intercâmbio entre as duas Instituições escolares, na sequência, aliás, do que já vem acontecendo de há alguns anos a esta parte.
Resta uma palavra de aplauso à qualidade do desempenho do Clube de Teatro da EBS de Paredes de Coura e também um agradecimento pela disponibilidade que manifesta para, em articulação com a Biblioteca Escolar, partilhar o seu trabalho com alunos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
Prof. Luís Arezes

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

“Conversas à volta da Arte”
com o ilustrador Sebastião Peixoto

Aconteceu no dia 21 de janeiro a primeira das “Conversas à volta da Arte”, com a participação do ilustrador Sebastião Peixoto que dinamizou três sessões, envolvendo os alunos do 9º ano na disciplina de Educação Visual, do 10º do curso de Artes Visuais e ainda dos 10.º e 11.º anos do curso Profissional Técnico de Multimédia.
 O convidado focou a técnica do trabalho de ilustração utilizada pelo criativo e falou da metodologia utilizada no desenvolvimento do seu trabalho, das técnicas e tecnologias.
Numa conversa descontraída, o ilustrador respondeu às questões que foram sendo colocadas, possibilitando o contacto direto dos alunos com o processo construtivo das imagens.
A conversa culminou com a execução de uma ilustração participada pela audiência que passou a enriquecer o espólio da Escola, por generosidade de Sebastião Peixoto.
O projecto “Conversas à volta da Arte”, dinamizado pelo grupo de Artes Visuais com o apoio da Biblioteca Escolar / Centro de Recursos e da Direção do Agrupamento, pretende explorar as profissões ligadas diretamente às Artes Plásticas, mediante o contacto dos alunos com profissionais.
Estas sessões aconteceram no âmbito da parceria que o Agrupamento de Escolas mantém com a Editora Opera Omnia.
A equipa dinamizadora

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Em memória das vítimas do Holocausto
“A VIDA É BELA”, de R. Benigni
Prossegue, esta terça-feira, no auditório do polo 1 da Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca, o ciclo de cinema “Um mês, um filme”, da responsabilidade da Biblioteca Escolar.
A sessão deste mês regista a colaboração da Associação de Estudantes, tendo sido escolhido o filme "A VIDA É BELA", de Roberto Benigni, como forma de assinalar o Holocausto Nazi e as suas vítimas, cuja memória é evocada, precisamente, a 27 de janeiro.
A exibição do filme acontece às 15 horas.

A Organização

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Vencedores do Concurso de Leitura
Marlene Calheiros e Maria Cristina Azevedo conquistaram o 1.º lugar do Concurso de Leitura, nos escalões, respetivamente, do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
Nos lugares imediatos do Secundário, ficaram Ana Margarida da Silva (2.ª posição), enquanto Margarida Ferreira e Mariana Antunes obtiveram o 3.º lugar, com a mesma pontuação.
No 3.º Ciclo, em 2.º lugar ficou Sara Arezes, seguida de Luana da Silva.
Os premiados representarão a Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura.
Recorde-se que, no 3.º Ciclo, os alunos foram desafiados a mostrar a sua capacidade de leitura, trabalhando “Nocturno – O Romance de Chopin”, de Cristina Carvalho.
No Secundário, a obra selecionada foi, por sua vez, “O Sétimo Selo”, de José Rodrigues dos Santos.
A Organização