quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

“Conversas à volta da Arte”
com o ilustrador Sebastião Peixoto

Aconteceu no dia 21 de janeiro a primeira das “Conversas à volta da Arte”, com a participação do ilustrador Sebastião Peixoto que dinamizou três sessões, envolvendo os alunos do 9º ano na disciplina de Educação Visual, do 10º do curso de Artes Visuais e ainda dos 10.º e 11.º anos do curso Profissional Técnico de Multimédia.
 O convidado focou a técnica do trabalho de ilustração utilizada pelo criativo e falou da metodologia utilizada no desenvolvimento do seu trabalho, das técnicas e tecnologias.
Numa conversa descontraída, o ilustrador respondeu às questões que foram sendo colocadas, possibilitando o contacto direto dos alunos com o processo construtivo das imagens.
A conversa culminou com a execução de uma ilustração participada pela audiência que passou a enriquecer o espólio da Escola, por generosidade de Sebastião Peixoto.
O projecto “Conversas à volta da Arte”, dinamizado pelo grupo de Artes Visuais com o apoio da Biblioteca Escolar / Centro de Recursos e da Direção do Agrupamento, pretende explorar as profissões ligadas diretamente às Artes Plásticas, mediante o contacto dos alunos com profissionais.
Estas sessões aconteceram no âmbito da parceria que o Agrupamento de Escolas mantém com a Editora Opera Omnia.
A equipa dinamizadora

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Em memória das vítimas do Holocausto
“A VIDA É BELA”, de R. Benigni
Prossegue, esta terça-feira, no auditório do polo 1 da Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca, o ciclo de cinema “Um mês, um filme”, da responsabilidade da Biblioteca Escolar.
A sessão deste mês regista a colaboração da Associação de Estudantes, tendo sido escolhido o filme "A VIDA É BELA", de Roberto Benigni, como forma de assinalar o Holocausto Nazi e as suas vítimas, cuja memória é evocada, precisamente, a 27 de janeiro.
A exibição do filme acontece às 15 horas.

A Organização

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Vencedores do Concurso de Leitura
Marlene Calheiros e Maria Cristina Azevedo conquistaram o 1.º lugar do Concurso de Leitura, nos escalões, respetivamente, do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
Nos lugares imediatos do Secundário, ficaram Ana Margarida da Silva (2.ª posição), enquanto Margarida Ferreira e Mariana Antunes obtiveram o 3.º lugar, com a mesma pontuação.
No 3.º Ciclo, em 2.º lugar ficou Sara Arezes, seguida de Luana da Silva.
Os premiados representarão a Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura.
Recorde-se que, no 3.º Ciclo, os alunos foram desafiados a mostrar a sua capacidade de leitura, trabalhando “Nocturno – O Romance de Chopin”, de Cristina Carvalho.
No Secundário, a obra selecionada foi, por sua vez, “O Sétimo Selo”, de José Rodrigues dos Santos.
A Organização

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

CONCURSO FOTOGRÁFICO
“Património Material e/ou Imaterial do Concelho de Ponte da Barca”
 
A Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos e o Grupo de Artes Visuais do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca propõem-se dinamizar um Concurso Fotográfico subordinado ao tema “Património Material e/ou Imaterial do Concelho de Ponte da Barca”.
O concurso está aberto à participação de todos os alunos do Agrupamento, desenvolvendo-se em dois escalões: alunos da Educação Pré-escolar e dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (1.º escalão), e alunos do 3.º Ciclo do Básico e do Ensino Secundário (2.º escalão).
Os originais devem ser enviados até ao dia 28 de abril de 2014, para o seguinte endereço eletrónico: bibliobarca99@gmail.com (Biblioteca Escolar).
São objetivos do concurso contribuir para a preservação e promoção do património material e imaterial do Concelho de Ponte da Barca, favorecer a sensibilidade estética e o desenvolvimento da capacidade de observação, promover a ocupação educativa dos tempos livres, o exercício da técnica da fotografia e ainda o aprofundamento da interação Escola/Meio.
O Regulamento pode ser consultado aqui.
A Organização

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Agrupamento de Escolas
distribui 45 cabazes
e um abraço de calor humano

O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca distribuiu 45 cabazes, proporcionando a outras tantas famílias de alunos um Natal com mais calor humano e um pouco de mais conforto.
À semelhança de anos anteriores, um grupo de alunos e de professores estiveram numa superfície comercial da região, dinamizando uma campanha de recolha de géneros alimentares.
A ação decorreu no segundo fim de semana de dezembro e despertou junto do público um forte adesão, de tal forma que a solidariedade e o sentimento de partilha tornaram possível a angariação de quase duas toneladas de alimentos.
Organizados 45 cabazes, foram distribuídos por famílias de todo o Concelho que os serviços competentes haviam previamente sinalizado de acordo com as suas fragilidades socioeconómicas.
Os promotores – Grupo Disciplinar de Educação Moral e Religiosa Católica, Biblioteca Escolar e Clube da Floresta “Esquilos e Picos” – desejam manifestar o seu agradecimento aos responsáveis do “Pingo Doce”, pela recetividade e colaboração manifestadas, e felicitar os alunos envolvidos pelo seu exemplo de cidadania e de dedicação aos outros.
Com este trabalho no terreno, verificaram como a solidariedade está ao alcance de todos e constitui um valor fundamental na construção de uma sociedade cada vez mais fraterna e humanista.
A Organização

domingo, 22 de dezembro de 2013

MENSAGEM AO PAI NATAL


Ponte da Barca, 16 de dezembro de 2013

                       
Querido Pai Natal!

Este ano, os nossos pedidos são diferentes, pois já estamos a ficar grandes demais para estas coisas, mas escrevemos-lhe, porque queremos que este Natal seja único, especial, maravilhoso. Vamos, por isso, apresentar-lhe quatro desejos, em tudo diferentes dos que costumam formular a maioria das crianças.
Primeiramente, desejamos que a nossa turma se esforce mais e consiga tirar boas notas, para nos podermos voltar a encontrar no 8.º ano; seguidamente, era pedir-lhe que adocicasse os nossos colegas, a fim de terem um melhor comportamento, para que a Diretora de Turma e os outros professores parem de lhes chamar à atenção. Gostaríamos, ainda, que os nossos colegas fossem mais tolerantes, pois passam bué de tempo a picarem-se uns aos outros e a deixarem-se provocar facilmente, por coisas de nada, tentando resolver tudo à pancada. Deve ser influência dos filmes e dos jogos – pensamos nós. Desejávamos, também, que eles não se aleijassem com brincadeiras estúpidas, sem graça nenhuma, porque desta forma a nossa diretora deixaria de se preocupar tanto connosco. Finalmente, seria ótimo que todos os elementos da turma se respeitassem, para vivermos em harmonia e sermos felizes, desfrutando da amizade. Isto é o que mais desejamos, nesta quadra natalícia.
Pai Natal, nós sabemos que os sonhos lhe dão muito trabalho: preparar brinquedos para a meninada não é tarefa fácil, é uma responsabilidade, mas pedimos-lhe, encarecidamente, que não se esqueça dos nossos pedidos e torne o coração destes jovens mais sensíveis.
Como não temos mais nada para lhe pedir, vamos terminar esta carta que escrevemos junto à lareira, para combater o frio.
Festas felizes para si, são os nossos votos sinceros. Receba um grande abraço, destes três alunos do 7.º E.
                                                              Diogo, Andreia e Juliana (7.º E)   
                             
PS: Ponha umas canhotas no lume, porque está muito frio e não queremos que adoeça.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Promoção do Livro e da Leitura

Exposição “Livros que fizeram História”


Pode ser visitada, até à próxima sexta-feira, no átrio do bloco C da Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca, a exposição itinerante “Livros que fizeram História”.
Trata-se de um projeto da “Santillana” constituído por quinze painéis que dão a conhecer outras tantas obras mudialmente reconhecidas como importantes contributos, à data da sua publicação, mas também na atualidade, para a evolução do conhecimento e do pensamento, para a mudança social e para a promoção do prazer de ler.
Começando por “A Bíblia”, a exposição inclui, por exemplo, painéis alusivos a “Romeu e Julieta” de William Shakespeare, “Alice no País das Maravilhas” de Lewis Carroll, “O Capital” de Karl Marx, “A Teoria da Relatividade” de Albert Einstein, “O Principezinho” de Antoine de Saint-Exupéry e “Harry Potter” de J. K. Rowling.

A mostra resulta de uma parceria entre a “Santillana” e o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, através da respetiva Biblioteca Escolar.

Prof. Luís Arezes