domingo, 22 de dezembro de 2013

MENSAGEM AO PAI NATAL


Ponte da Barca, 16 de dezembro de 2013

                       
Querido Pai Natal!

Este ano, os nossos pedidos são diferentes, pois já estamos a ficar grandes demais para estas coisas, mas escrevemos-lhe, porque queremos que este Natal seja único, especial, maravilhoso. Vamos, por isso, apresentar-lhe quatro desejos, em tudo diferentes dos que costumam formular a maioria das crianças.
Primeiramente, desejamos que a nossa turma se esforce mais e consiga tirar boas notas, para nos podermos voltar a encontrar no 8.º ano; seguidamente, era pedir-lhe que adocicasse os nossos colegas, a fim de terem um melhor comportamento, para que a Diretora de Turma e os outros professores parem de lhes chamar à atenção. Gostaríamos, ainda, que os nossos colegas fossem mais tolerantes, pois passam bué de tempo a picarem-se uns aos outros e a deixarem-se provocar facilmente, por coisas de nada, tentando resolver tudo à pancada. Deve ser influência dos filmes e dos jogos – pensamos nós. Desejávamos, também, que eles não se aleijassem com brincadeiras estúpidas, sem graça nenhuma, porque desta forma a nossa diretora deixaria de se preocupar tanto connosco. Finalmente, seria ótimo que todos os elementos da turma se respeitassem, para vivermos em harmonia e sermos felizes, desfrutando da amizade. Isto é o que mais desejamos, nesta quadra natalícia.
Pai Natal, nós sabemos que os sonhos lhe dão muito trabalho: preparar brinquedos para a meninada não é tarefa fácil, é uma responsabilidade, mas pedimos-lhe, encarecidamente, que não se esqueça dos nossos pedidos e torne o coração destes jovens mais sensíveis.
Como não temos mais nada para lhe pedir, vamos terminar esta carta que escrevemos junto à lareira, para combater o frio.
Festas felizes para si, são os nossos votos sinceros. Receba um grande abraço, destes três alunos do 7.º E.
                                                              Diogo, Andreia e Juliana (7.º E)   
                             
PS: Ponha umas canhotas no lume, porque está muito frio e não queremos que adoeça.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Promoção do Livro e da Leitura

Exposição “Livros que fizeram História”


Pode ser visitada, até à próxima sexta-feira, no átrio do bloco C da Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca, a exposição itinerante “Livros que fizeram História”.
Trata-se de um projeto da “Santillana” constituído por quinze painéis que dão a conhecer outras tantas obras mudialmente reconhecidas como importantes contributos, à data da sua publicação, mas também na atualidade, para a evolução do conhecimento e do pensamento, para a mudança social e para a promoção do prazer de ler.
Começando por “A Bíblia”, a exposição inclui, por exemplo, painéis alusivos a “Romeu e Julieta” de William Shakespeare, “Alice no País das Maravilhas” de Lewis Carroll, “O Capital” de Karl Marx, “A Teoria da Relatividade” de Albert Einstein, “O Principezinho” de Antoine de Saint-Exupéry e “Harry Potter” de J. K. Rowling.

A mostra resulta de uma parceria entre a “Santillana” e o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, através da respetiva Biblioteca Escolar.

Prof. Luís Arezes

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Crianças da Educação Pré-escolar

celebram Dia Nacional do Pijama


O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca uniu-se à atividade "Dia Nacional do Pijama", iniciativa impulsionada a nível local pela Câmara Municipal de Ponte da Barca.
As três Escolas que fazem parte do Agrupamento e respetivas educadoras desenvolveram algumas atividades de preparação deste data, entre as quais se salientam a contrução da "casa dos pijamas", a apresentação do livro "O segredo dos sabonetes" e a elaboração de cartazes. Tiveram, ainda, a participação de três alunas do 3º ciclo – Inês Sousa, Tânia Dias e Inês Dias – e do professor Luís Arezes, que contaram a história da gata "Miló", respetivamente, nas salas do polo 2 da Escola-sede e nos Centros Escolares de Crasto e de Entre Ambos-os-Rios. Os alunos do 8.º F do Curso Vocacional, sob a orientação das professoras Julieta Mendes e Fátima Cunha, idealizaram um cofre para recolha dos donativos.
Recorde-se que esta efeméride é promovida pelo "Mundos Vida" e tem como principal objetivo sensibilizar e lembrar que "uma criança tem o direito a crescer numa família".
Neste dia, as crianças até aos seis anos são convidadas a ajudar outras crianças, promovendo o sentido da amizade e da solidariedade. Cada criança trouxe para a escola a sua casinha com os donativos que recolheu.
Prof.ª Ana Pimentel,
representante do Ministério da Educação na CPCJ

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Feira do Livro mobiliza
comunidade educativa
 
 
Realizou-se, entre 26 e 29 de novembro, numa iniciativa conjunta do Departamento de Línguas e da Biblioteca Escolar, mais uma edição da já tradicional Feira do Livro.
 
O certame esteve aberto à comunidade educativa em geral e os alunos mais novos das várias Escolas e dos diversos níveis de ensino contaram com um programa de animação (pinturas, cartões e balões com mensagens alusivas ao livro, leitura e/ ou dramatização de histórias…), a cargo dos Cursos Profissionais de Técnico de Receção (11.º D) e de Animador Sociocultural (12.º E) e ainda do Professor Bibliotecário.
 
 
Com esta iniciativa, integrada no Plano de Atividades do Agrupamento e em linha com os objetivos do Plano Nacional de Leitura, pretendeu-se aproximar o livro do leitor e, deste modo, fomentar o gosto pelas leituras desde a mais tenra idade.

A avaliar pelo número de vendas e também pelo entusiasmo com que os visitantes aderiram às atividades, o balanço é francamente positivo.
 
 
Departamento de Línguas e Biblioteca Escolar

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Promoção do Livro e da Leitura

Escritora Cristina Carvalho desafia os alunos:
“Leiam, leiam o que vos aparecer!”

Hoje, vocês podem saber muitas coisas, mas não há nada que substitua um livro e o prazer de imaginar o que se está a ler. Por isso, leiam tudo o que vos aparecer e, sobretudo, experimentem o prazer da leitura sem ser por obrigação.
A mensagem em forma de apelo é de Cristina Carvalho e foi dirigida aos alunos do 3.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca que, no âmbito do programa de animação da Feira do Livro, tiveram o privilégio de participar num colóquio com a escritora.
Falando sobre a sua obra, a convidada centrou a atenção no enredo dos livros “O Gato de Uppsala”, “Lusco-fusco” e “Nocturno”, todos recomendados pelo Plano Nacional de Leitura.
Em relação a “Nocturno – O romance de Chopin” – título  selecionado para o Concurso de Leitura a desenvolver ao nível do Agrupamento e que ditará os apurados para a fase distrital do Concurso Nacional de Leitura – Cristina Carvalho levantou o véu sobre algumas das passagens da vida e dimensões da personalidade de Chopin, uma figura humana genial que considerou fascinante.
Particular interesse despertou a turbulenta vida amorosa do músico e, em especial, a sua relação, ao longo de nove anos, com a escritora George Sand.
Num registo sempre muito informal e até afetuoso, Cristina Carvalho partilhou o seu gosto, desde tenra idade, pela leitura e pela escrita, a dinâmica do seu processo criativo e até a sua paixão pela poesia, que mantém sem publicar porque – segundo confessou – não tem coragem para o fazer.
A escritora fez ainda questão de realçar a sua satisfação em viajar de Lisboa até Ponte da Barca para se encontrar com alunos que a escutaram com toda a atenção, colocando questões que não só mereceram uma resposta, mas também um rasgado elogio: “estão de parabéns pelas perguntas variadas e interessantes que me fizeram!”
Aliás, o testemunho de Cristina Carvalho registado no “Livo de Honra” do Agrupamento é bem elucidativo do interesse com que tudo decorreu: “Como gostei de ter passado por esta Escola! Inesquecível! Muito obrigado!”
A abrir e a fechar a sessão, os alunos João Fernandes e Ana Margarida, sob a orientação da Prof.ª Sandra Fernandes, brindaram os participantes com a interpretação ao piano de “Nocturno opus 9, nº 2, de Frederico Chopin.

Prof. Luís Arezes 

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Promoção do Livro e da Leitura

Animação inspirada no “Alinhas?”
entusiasma crianças da Educação Pré-escolar


O livro “Alinhas?”, de Margarida Trindade e ilustração de Alexandra Rodrigues, foi o ponto de inspiração para três encontros dinamizados por Verónica Lopo, que mobilizaram a participação das crianças da Educação Pré-Escolar do Agrupamento.
Com duas sessões na Escola-sede e uma terceira no Centro Escolar de Crasto, a animadora proporcionou momentos de grande entusiasmo à pequenada, através do recurso à música e à magia.
De  uma forma interativa, conseguiu cativar os mais pequenos e motivá-los para a exploração de conceitos relacionados com os vários tipos de linhas.
Verónica Lopo aproveitou ainda para incentivar todos os participantes a escreverem a sua própria história nas mais diversas linguagens, para que experiências e vivências marcantes da nossa existência se mantenham vivas.
Recorde-se que este tipo de atividades, muito importantes em termos de promoção do livro e da leitura e de desenvolvimento do imaginário e da criatividade das crianças, resulta da parceria estabelecida entre o Agrupamento e as Edições “Opera Omnia”, tendo sido organizados pela Biblioteca Escolar.

Prof. Luís Arezes 

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Um Mês, um Filme...
 
Prossegue, na próxima segunda-feira, o ciclo “Um Mês, um Filme”, dinamizado pela Biblioteca Escolar/ Centro de Recursos de Educativos.
Para esta sessão está escolhido um clássico da sétima arte: “Paris, Texas”…
Aparece!