segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Quadras de S. Martinho
A propósito do Dia de S. Martinho, que todos os anos se assinala a 11 de novembro, o “Cantinho da Poesia”, projeto da Biblioteca Escolar/ Centro de Recursos Educativos dinamizado pela Prof.ª Lúcia Ribeiro, lançou um desafio à comunidade discente.
Em forma de quadra popular, aqui fica uma amostra da criatividade e da inspiração manifestadas por alguns dos nossos alunos, incluindo os da turma do Curso EFA de Técnico de Controlo de Qualidade Alimentar (IEFP)...   

Eu gosto do S. Martinho,
Para acender a fogueira,
Assar bué de castanhas
E cansar de brincadeira.
Jorge Miguel Pereira - 7.º B

No dia do S. Martinho, 
Há uma festa especial,
A gente come castanhas,
Esquecendo todo o mal.
Ana Carolina - 7.º B
Dia onze de novembro,
Toda a gente quer dançar,
Suspira-se até de amor
Que a festa nos faz sonhar.
Ariadna Araújo - 7.º B

Dia onze de Novembro, 
Celebra-se o S. Martinho,
O melhor são as castanhas,
A gente dispensa o vinho.
Beatriz Paredes Fernandes - 7.º B

O dia de S. Martinho
É dia de brincadeira,
Vamos cantar e dançar,
Para junto da fogueira.
Rodrigo Vasquez - 7.º B

Do ouriço sai castanha
Que nós assamos na brasa,
S. Martinho é alegria
E ninguém fica em casa.
Ana Costa - 7.º B

A  castanha na fogueira,
O vinho p’rá acompanhar,
Vamos lá fazer a festa
E pôr todos a dançar.
Elsa Pereira - 12.º C

No dia de S. Martinho,
Há muito para comer,
Vai-se provar o bom vinho
E um bom magusto fazer.
Vou sair no S. Martinho,
Para provar as castanhas,
Beber um copo de vinho
E pensar em artimanhas.
Rosa Maria Carvalho - Turma do IEFP

No dia de S. Martinho,
As crianças são felizes,
Haverá doces e sumo,
Alegria dos petizes.
Marco Fernandes - Turma do IEFP

Dia onze de novembro
É dia de S. Martinho,
Come-se alguma castanha
E mais um caldo verdinho.
Leonel  - Turma do IEFP

Hoje, onze de novembro,
Há festa de S. Martinho,
Vamos comer as castanhas
E beber pouquinho vinho
S. Martinho milagroso
Deu sua capa a um pobre,
Foi homem de muita fé,
Foi um homem muito nobre.
Maria José Gonçalves  - Turma do IEFP

Relógio anda p’ra trás,
Traz-me castanhas e vinho,
Tu não deixes que se acabe
A festa de S. Martinho.
Eugénia da Costa Garcia - Turma do IEFP

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Halloween enche de mistério a Biblioteca Escolar

As bibliotecas escolares dos polos 1 e 2 da Escola-sede do Agrupamento apresentam, por estes dias, um ambiente diferente, cheio de mistério, com o espírito do Halloween a transparecer um pouco por todo o lado…
No polo 2, o Grupo de Inglês, os docentes do 1.º Ciclo e a turma 6.º F (Ensino Vovacional) emprestaram um colorido especial à Biblioteca Escolar, com desenhos e cartazes alusivos à efeméride e ainda uma exposição de receitas mais ou menos “macabras”.
Uma outra proposta da Biblioteca Escolar, desta feita orientada sobretudo para os alunos do 3.º Ciclo do Ensino
Básico, aconteceu no auditório do polo 1, com a projeção do filme “Halloweentown”.
Todos os objetivos que presidiram às atividades foram atingidos, com particular destaque para a promoção/ partilha da cultura inglesa com a comunidade escolar e para o incremento da criatividade dos alunos e do trabalho de equipa.

Biblioteca Escolar

domingo, 3 de novembro de 2013

Alunos do 7.º D dão voz a “Livro Ativo”


Prosseguindo o projeto que a turma 7.º D abraçou, um grupo de alunos visitou mais uma sala da Educação Pré-escolar da Escola-sede do Agrupamento.
Desta feita, a hora do conto contemplou os miúdos da sala da Educadora Cristina Pires, a quem os colegas mais crescidos – a Ana Beatriz Abreu, a Beatriz Silva, a Inês Costa,  a Margarida Lopes e o Gonçalo Marques – ofereceram uma leitura expressiva do “Livro Ativo”, de Conceição Areias.
Foi uma excelente oportunidade para as crianças mergulharem no fascínio do livro e da leitura, apercebendo-se do encanto e da alegria que uma estória pode levar ao coração, também de uma criança.
Porque um livro é um amigo!
Biblioteca Escolar 

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Um mês, um filme...

“Profissão Repórter” de Michelangelo Antonioni é o título do filme que marca o início do ciclo de cinema “Um mês, um filme”, promovido pela Biblioteca Escolar.
A sessão inaugural acontece na quarta-feira, dia 30 de outubro, às 16 horas, no auditório do polo 1 da Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca.
Aparece!  
Biblioteca Escolar

sábado, 26 de outubro de 2013

Turma 7.º D dinamiza Hora do Conto
junto dos colegas mais novos

A Turma 7.º D iniciou, esta semana, um projeto que se propõe desenvolver, ao longo do ano letivo: nem mais, nem menos do que a dinamização semanal de duas sessões da hora do conto, junto dos seus colegas mais novos da Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo.
Sob a liderança da respetiva Diretora de Turma, Professora Isabel Pinheiro, e em articulação com a Biblioteca Escolar, um grupo de quatro alunos – a Sara Lopes, a Patrícia Fernandes, a Joana Valente  e o Guilherme Santos – foi até às salas das Educadoras Alberta Centeno e Arminda Falcão, para apresentar a estória “A galinha dos ovos de ouro”.
Foi grande o interesse que a visita despertou entre os mais pequenos que seguiram com toda a atenção o enredo da narrativa. E todos aprenderam uma palavra nova e a magia que o saber “partilhar” é capaz de fazer nascer, para encanto geral.
O entusiasmo foi tal que uma menina fez questão de agradecer a simpatia dos seus colegas do 7.º ano, apresentando-lhes também uma estória, em que mostrou os seus brilhantes dotes de contadora.


Estão de parabéns todos os envolvidos neste trabalho de promoção do livro e da leitura, sobretudo porque se trata de uma participação voluntária que acontece num período em que a turma não tem qualquer atividade letiva.
Estamos certos de que todos sairão a ganhar e de que esta experiência será altamente proveitosa para todas as partes.
Prof. Luís Arezes

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

TERRA DA NÓBREGA: UMA VIAGEM NO TEMPO...

Apresentamos o documentário "Terra da Nóbrega: Uma Viagem no Tempo...", da autoria de Pedro Cerqueira e de Luís Arezes.

Na passagem dos 500 anos da outorga por D. Manuel I do “Foral da Terra da Nóbrega”, esta é uma homenagem do Agrupamento de Escolas (e da sua Biblioteca escolar...)  ao Concelho de Ponte da Barca e às suas gentes.