domingo, 3 de novembro de 2013

Alunos do 7.º D dão voz a “Livro Ativo”


Prosseguindo o projeto que a turma 7.º D abraçou, um grupo de alunos visitou mais uma sala da Educação Pré-escolar da Escola-sede do Agrupamento.
Desta feita, a hora do conto contemplou os miúdos da sala da Educadora Cristina Pires, a quem os colegas mais crescidos – a Ana Beatriz Abreu, a Beatriz Silva, a Inês Costa,  a Margarida Lopes e o Gonçalo Marques – ofereceram uma leitura expressiva do “Livro Ativo”, de Conceição Areias.
Foi uma excelente oportunidade para as crianças mergulharem no fascínio do livro e da leitura, apercebendo-se do encanto e da alegria que uma estória pode levar ao coração, também de uma criança.
Porque um livro é um amigo!
Biblioteca Escolar 

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Um mês, um filme...

“Profissão Repórter” de Michelangelo Antonioni é o título do filme que marca o início do ciclo de cinema “Um mês, um filme”, promovido pela Biblioteca Escolar.
A sessão inaugural acontece na quarta-feira, dia 30 de outubro, às 16 horas, no auditório do polo 1 da Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca.
Aparece!  
Biblioteca Escolar

sábado, 26 de outubro de 2013

Turma 7.º D dinamiza Hora do Conto
junto dos colegas mais novos

A Turma 7.º D iniciou, esta semana, um projeto que se propõe desenvolver, ao longo do ano letivo: nem mais, nem menos do que a dinamização semanal de duas sessões da hora do conto, junto dos seus colegas mais novos da Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo.
Sob a liderança da respetiva Diretora de Turma, Professora Isabel Pinheiro, e em articulação com a Biblioteca Escolar, um grupo de quatro alunos – a Sara Lopes, a Patrícia Fernandes, a Joana Valente  e o Guilherme Santos – foi até às salas das Educadoras Alberta Centeno e Arminda Falcão, para apresentar a estória “A galinha dos ovos de ouro”.
Foi grande o interesse que a visita despertou entre os mais pequenos que seguiram com toda a atenção o enredo da narrativa. E todos aprenderam uma palavra nova e a magia que o saber “partilhar” é capaz de fazer nascer, para encanto geral.
O entusiasmo foi tal que uma menina fez questão de agradecer a simpatia dos seus colegas do 7.º ano, apresentando-lhes também uma estória, em que mostrou os seus brilhantes dotes de contadora.


Estão de parabéns todos os envolvidos neste trabalho de promoção do livro e da leitura, sobretudo porque se trata de uma participação voluntária que acontece num período em que a turma não tem qualquer atividade letiva.
Estamos certos de que todos sairão a ganhar e de que esta experiência será altamente proveitosa para todas as partes.
Prof. Luís Arezes

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

TERRA DA NÓBREGA: UMA VIAGEM NO TEMPO...

Apresentamos o documentário "Terra da Nóbrega: Uma Viagem no Tempo...", da autoria de Pedro Cerqueira e de Luís Arezes.

Na passagem dos 500 anos da outorga por D. Manuel I do “Foral da Terra da Nóbrega”, esta é uma homenagem do Agrupamento de Escolas (e da sua Biblioteca escolar...)  ao Concelho de Ponte da Barca e às suas gentes.



quarta-feira, 23 de outubro de 2013

500 anos do Foral

Doutor Matos Reis dinamiza colóquio
sobre o “Foral da Terra da Nóbrega”


“Forais Manuelinos Terra da Nóbrega” foi o tema de uma comunicação que o Doutor António Matos Reis apresentou na Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca, no âmbito das comemorações dos 500 anos da outorga do Foral (24 de outubro de 1513) que o Agrupamento está a dinamizar.
O convidado brindou os participantes – professores e alunos do ensino secundário e também
Sílvia Torres, Vereadora da Educação e Cultura – com uma sessão de elevado nível científico, apresentando uma visão geral sobre a origem dos concelhos e a estrutura do “Foral da Terra da Nóbrega”.
Começando por referir a forma de organização do território nos primeiros séculos da Nacionalidade, até se chegar à institucionalização do “concelho”, o especialista com vasta obra publicada
explicou, depois, o que é um “foral” e como os “forais antigos” começaram a reclamar uma reforma, na medida em que passaram a estar desatualizados.
É neste contexto que – afirmou – surge o trabalho desenvolvido no reinado de D. Manuel I, responsável pela outorga dos chamados “Forais Novos”, sobretudo entre 1510 e 1516.
Matos Reis passou, então, à identificação do território do foral manuelino da Terra da Nóbrega, demorando-se na apresentação da estrutura do documento e na explicação de um conjunto de tributos aí assinalados.
O colóquio, que despertou grande interesse junto do público, constituiu ainda uma excelente oportunidade para o especialista esclarecer a questão relacionada com a alegada passagem de D. Manuel I por Ponte da Barca e também da naturalidade de Fernão de Magalhães.
As comemorações dinamizadas pelo Agrupamento encerram na próxima sexta-feira, com a realização de um a sessão intitulada “500 anos do Foral da Terra da Nóbrega: uma viagem no tempo…”, pelo Prof. Luís Arezes, agendada para as 10,30 horas, no auditório do Polo 2.

A Organização

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Documentário “Terra da Nóbrega: Uma Viagem no Tempo…”
e gravura “500 anos do Foral da Terra da Nóbrega


Foram hoje apresentados o documentário “Terra da Nóbrega: Uma Viagem no Tempo…”, de Pedro Cerqueira e Luís Arezes, assim como a gravura “500 anos do Foral da Terra da Nóbrega”, da autoria de Emanuel Cruz.
A sessão de apresentação aconteceu no âmbito do programa das comemorações promovidas pelo Agrupamento, registando a presença, entre outras individualidades, do Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca e ainda da atual e do anterior Vereadores da Cultura.
Os autores das duas obras aproveitaram para fazer um enquadramento do trabalho desenvolvido, tendo em vista a valorização da identidade e da memória coletivas de Ponte da Barca, através do recurso aos mais diversos suportes e linguagens.
Na parte final, foram oferecidas ao Presidente da Autarquia uma gravura única (HC) para o Município e 11 gravuras devidamente numeradas, exemplares duma série exclusiva para os membros do atual e do anterior Executivos camarários.
Nas suas intervenções, tanto o Diretor do Agrupamento, Carlos Louro, como o Presidente da Câmara Municipal, Vassalo Abreu, congratularam-se com aquilo que consideraram ser a “excelente qualidade dos trabalhos apresentados, fruto da parceria estabelecida entre as duas instituições”.
O documentário “Terra da Nóbrega: Uma Viagem no Tempo…” vai ser reposto na sessão solene do Dia do Município que, na próxima quinta-feira, assinala a passagem dos cinco séculos da outorga do Foral. A partir daí, será disponibilizado na web, para que o grande público possa contactar com este documento de História local.

Colóquio “500 anos do Foral da Terra da Nóbrega
uma viagem no tempo…”
Recorde-se que, até ao fim desta semana, está patente ao público, no átrio do Bloco C da Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca, a exposição “500 anos do Foral da Terra da Nóbrega: uma viagem no tempo…”, da autoria da Biblioteca Escolar em articulação com o Grupo de Artes Visuais.
Para amanhã, às 10,30 horas, no auditório do Polo 1, está agendado um colóquio com o Doutor António Matos Reis, que vai desenvolver o tema “Ponte da Barca à época do Foral Novo”.
A semana encerra com a realização de uma sessão intitulada “500 anos do Foral da Terra da Nóbrega: uma viagem no tempo…”, agendada para as 10,30 horas de sexta-feira, no auditório do Polo 2.
A Direção do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca convida a comunidade barquense a associar-se a estas celebrações, participando nas diversas atividades, que contam com o patrocínio da Câmara Municipal.

A Organização